RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Estratégias de Marketing e Propaganda para sua Clínica de Estética

Publicado em 01/10/2015

fale com um consultorPowered by Rock Convert

Não é necessário ser um expert em estratégias de marketing para clínicas de estética. Um planejamento bem elaborado, com um passo a passo a ser seguido pode potencializar as suas estratégias de divulgação e tornar a propaganda estética cada vez mais eficiente.

Para isso, metas e objetivos precisam ser definidos e acompanhados, medindo-se os resultados a médio e longo prazo. Do contrário, será impossível saber quais anúncios proporcionam bons resultados e, muito menos, identificar os problemas que impedem o bom desenvolvimento da campanha.

Para ajudar você a ter sucesso na implantação de uma estratégia de marketing para o seu negócio, separamos várias dicas para divulgar sua clínica de estética e aumentar a procura pelos seus serviços. Confira!

marketing para clínicas de estética

Conheça as melhores estratégias de marketing e propaganda de estética

Para cada clínica uma divulgação pode apresentar diferentes resultados. Por isso, é muito importante que o empreendedor conheça bem o mercado de atuação e o segmento do público-alvo que pretende atingir para conseguir melhores resultados nas suas campanhas.

A seguir, listamos uma série de dicas interessantes capazes de potencializar a sua propaganda de estética. Veja quais são elas!

Use as ferramentas de marketing digital

Segundo pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group (BCG), 98% das empresas brasileiras não aproveitam todo o potencial do marketing digital, e isso é uma falha preocupante, já que ao não implementá-lo corretamente, as chances de perder clientes aumentam demais.

No mercado da estética e do bem-estar, o marketing digital tem se mostrado uma ferramenta indispensável para as clínicas divulgarem os seus serviços. Algumas estratégias são mais simples, como a publicação dos serviços em classificados online, sites e blogs.

Existem também sites que centralizam cupons de descontos, que podem ser uma ótima opção para divulgar promoções da sua clínica.

Já outras ferramentas de marketing online permitem uma divulgação mais ativa, fazendo sua marca engajar com o seu público: você pode abrir um canal de comunicação e divulgação de promoções pelo Whatsapp, criar uma página no Facebook alimentada com fotos de tratamento e de clientes e, ainda, criar campanhas de e-mail marketing.

Solicite feedback aos clientes

Nada melhor que o próprio cliente para dizer o que acha do atendimento e se os serviços da clínica trazem resultados satisfatórios.

Elabore um pequeno questionário com respostas objetivas para medir o grau de satisfação dos clientes e, inclusive, disponibilize um espaço para sugerirem mudanças e melhorias. Com base no resultado da pesquisa, poderá elaborar uma estratégia focada em cima da solução dos problemas mais comuns descritos.

Umas das metodologias mais conceituadas para medir a satisfação do seu público é o Net Promoter Score (NPS). Por meio de uma simples pergunta é possível saber se a sua clínica tem prestado um serviço de qualidade, que atende às necessidades de seus clientes.

Nesse caso, a pergunta sugerida é: em uma escala de zero a dez, qual é a viabilidade de você indicar os serviços de nossa clínica para um conhecido ou amigo?

Aqueles que assinalam 9 ou 10 são considerados clientes promotores de sua marca. Os que assinalam 7 ou 8 são chamados de clientes neutros. Já aqueles que assinalam 6 ou menos podem ser considerados clientes detratores.

Agora, se você prefere fazer um questionário mais detalhado, algumas perguntas que podem constar são:

  • de modo geral, como você avalia a qualidade de nossos serviços?
  • qual é o seu grau de satisfação com a nossa clínica?
  • os resultados obtidos foram o que você esperava?
  • em que você acha que ainda precisamos melhorar?

O mais importante é que seu questionário seja simples e, ao mesmo tempo, objetivo, para que o cliente possa responder rapidamente e sem nenhuma dificuldade de compreensão.

Seja colunista ou tenha um blog para dar dicas de estética

Existem diversos blogs que tratam de assuntos relacionados a beleza, estética e cuidados com a saúde e bem-estar.

Ofereça uma parceria com o dono do blog escolhido. Você produz conteúdo gratuito sobre dicas de estética, enquanto ele dispõe de um espaço para divulgar a sua clínica e, ainda, indicá-la por meio de seus próprios textos.

Caso não consiga uma parceria desse tipo, você mesmo pode montar um blog e começar a produzir conteúdo para ele. É uma boa opção para melhorar o posicionamento da clínica em sites de busca, como o Google.

Além disso, as informações passadas poderão gerar autoridade sobre os temas, fazendo com que os leitores decidam visitar a sua clínica. O título de cada artigo precisa ser atrativo, induzindo o leitor a fazer a leitura. A seguir, listamos alguns exemplos, como:

  • “descubra aqui tudo o que você precisa saber antes de realizar um procedimento estético!”;
  • “confira (x) dicas para eliminar as celulites de uma vez por todas!”;
  • “preenchimento labial: saiba o que é e como funciona!”.

Esses são apenas alguns exemplos de títulos que chamam a atenção do leitor. Mas é importante que além de atrativos, eles também se enquadrem dentro das regras de SEO. Antes de criar um tema para o seu post, você precisa saber qual será a sua palavra-chave e inseri-la no título, nos intertítulos e ao longo do texto.

A palavra-chave nada mais é que o principal termo ou palavra que descreve o assunto que será tratado no seu artigo, por isso é essencial que, antes de escolhê-la, você verifique o volume de buscas dela nos mecanismos de busca. Ele pode ser medido no planejador de palavras-chave do Google.

O título do seu post será, por exemplo, “Confira (x) dicas para eliminar as celulites de uma vez por todas!”, então a sua palavra-chave é “eliminar as celulites”. Superfácil, não é mesmo?

A escaneabilidade também é um ponto importante. Para deixar seu conteúdo bem escaneável, padronize todos os seus intertítulos, ou seja, se o primeiro estiver em forma de pergunta, os demais devem seguir o mesmo padrão.

O tamanho dos parágrafos também deve ser levado em consideração nesse momento. Evite deixá-los muito longos. O ideal é que cada um tenha em torno de 50 palavras.

Distribua cartões de desconto e fidelidade

Cartões presentes podem ser utilizados para aumentar o volume de negócios da clínica aplicando estratégias com dois objetivos distintos: captação e fidelização de clientes.

No primeiro caso, com o objetivo de captar novos clientes, você pode oferecer um cartão de desconto que será utilizado quando um cliente trouxer um novo consumidor como indicação. Já com o objetivo de fidelização, sua clínica ou spa pode entregar cartões para clientes que estão vindo pela primeira vez, oferecendo descontos em outros serviços.

Outra opção interessante é preparar cartões fidelidade — cada vez que o cliente usa algum serviço da sua clínica, recebe um carimbo. Quando junta 10 carimbos no cartão, ganha um serviço de graça.

Para emitir os cartões fidelidade e vouchers de descontos é importante que a clínica consiga rastrear o cadastro dos seus clientes e manter um histórico acessível e atualizado. Um software de gestão pode ser essencial para manter os dados de contatos dos clientes organizados e permitir a emissão dos vouchers sem dificuldade.

Divulgue em sites de compras coletivas

Os sites de compras coletivas podem ser uma ótima opção para divulgar uma clínica de estética e bem-estar. É uma forma interessante de trazer muitos clientes novos ao estabelecimento, mas é preciso planejamento para que essa estratégia não fuja ao controle e torne-se inviável.

job estéticaPowered by Rock Convert

Lembre-se que o volume de atendimentos pode aumentar enormemente após o lançamento da oferta, e será necessário fazer o agendamento de todos eles. Pesquise as vantagens, desvantagens e dicas antes de investir e tire o melhor proveito possível da campanha.

Entregue conteúdo em vídeo

Os vídeos devem fazer parte da sua estratégia de conteúdo, pois, além de a sua mensagem ser rápida e transparente, ela ainda prioriza o que você quer que o seu potencial cliente veja, assim se tornando uma ótima propaganda de estética.

Os conteúdos em vídeos envolvem o cliente, fazendo com que ele fique mais predisposto a contratar seus serviços.

Essa estratégia ajudará a sua clínica a se estabelecer como autoridade e aumentar o engajamento com o seu público, pois ela oferece um conteúdo didático e ampla diversidade de formatos.

Para fazer vídeos de qualidade é preciso levar alguns fatores em consideração. Primeiramente, você precisa contar com bons equipamentos, e o local precisa ser bem silencioso para que não haja interrupções e nem ruídos que possam prejudicar a comunicação.

Além disso, os conteúdos em vídeo precisam ser objetivos. Nada de ficar fazendo suspenses e rodeios como muitas pessoas fazem. Isso desgasta a paciência do seu potencial cliente e faz com ele desista de assistir o vídeo até o final.

Nesse momento, o título também é muito importante. Ele precisa ser atrativo e envolvente, estimulando a curiosidade do seu público-alvo.

Organize eventos corporativos

Os eventos corporativos são poderosas ferramentas de marketing, pois proporcionam diversos benefícios, tanto para os seus colaboradores quanto para os seus clientes.

Essa estratégia é uma excelente oportunidade para o enriquecimento do seu networking e estreitamento do relacionamento com o seu público. Por meio dele, sua clínica sofrerá mudanças positivas, pois você conquistará novos clientes e terá uma equipe mais motivada.

Além disso, depois que o evento termina, a sua marca continua cativando as pessoas, por exemplo, pela experiência que foi proporcionada, pelos brindes distribuídos etc.

Realize parcerias

As parcerias estratégicas devem ser um diferencial competitivo para a sua empresa. Tentar fazer tudo sozinho não é uma boa prática para quem quer alcançar o sucesso.

Se você vai investir em marketing, por exemplo, por que não contratar um consultor profissional para fazer suas campanhas? Além de ter um conhecimento mais profundo sobre o assunto, a sua empresa poderá alcançar melhores resultados com mais agilidade.

Para acelerar os processos da sua clínica, que tal contratar um sistema de gestão? A tecnologia melhora a qualidade na prestação de serviços e otimiza a produtividade da equipe.

Aqui, o digital influencer também oferece uma boa oportunidade para aumentar a sua clientela. Para contratar o influenciador ideal você precisa levar em consideração as preferências do seu público-alvo, a fim de identificar se aquele digital influencer poderá alcançar os potenciais clientes que você precisa.

marketing para clínicas de estética

Invista em mídias sociais

As mídias sociais aproximam o público da sua clínica e conquistam mais clientes. A interatividade pode ser mais leve e descontraída, sem deturpar a imagem do seu negócio. Por isso, ao criar suas postagens, é preciso que elas despertem o interesse do seu público-alvo. Essa é uma estratégia forte também no marketing pessoal.

Atualmente, a maioria dos consumidores está nas redes sociais, e é por isso que o seu negócio precisa estar na Internet, pois a proximidade é fundamental para otimizar as suas vendas.

Portanto, aposte nessas ferramentas e melhore seus resultados. A comunicação é fundamental para que a sua clínica conquiste espaço no mercado. E hoje, a melhor maneira de comunicar-se com o seu público é por meio das redes sociais.

Entenda por que é preciso investir em marketing digital em uma clínica

Agora que você já conheceu as principais estratégias de marketing para inserir nas suas propagandas estéticas, é hora de entender o que a sua clínica tem a ganhar ao colocá-las em prática. Acompanhe!

Existe a possibilidade de mensurar os resultados

Embora o marketing tradicional ainda proporcione muitas vantagens, é muito difícil conseguir mensurar os resultados de uma campanha. Por exemplo, se você investe em anúncios em outdoors, não tem como saber quantas pessoas aquela propaganda alcançou e, muito menos, se ela atingiu o público certo.

Com o marketing digital você consegue ter um controle muito melhor sobre os seus investimentos em anúncios. Com o auxílio de boas ferramentas é possível verificar que tipo de público tem dado mais retornos positivos; se você trabalha com vídeos, existe a possibilidade de saber se ele está sendo visualizado por completo, entre outras informações que ajudam a otimizar as campanhas e, consequentemente, melhorar os resultados.

Melhora a segmentação do público

Independentemente do produto ou tratamento que você oferece na sua clínica, não são todas as pessoas que se interessam por ele, certo? Levando isso em consideração, não faz nenhum sentido direcionar os seus anúncios para um público que nunca demonstrou interesse em visitar uma clínica de estética, por exemplo.

Embora você trabalhe com um público menor, é preciso direcionar suas propagandas estéticas para aqueles que têm interesse em seu serviço, pois, nesse caso, as chances de conversões são muito maiores.

Por esse motivo, identifique o seu público-alvo com muito cuidado. Analise quais são suas preferências, seus medos, suas necessidades, seus problemas e seus sonhos. Com todas essas informações em mãos é possível criar campanhas certeiras e muito eficientes.

Otimiza a atração de clientes

Hoje em dia, sempre que as pessoas têm dúvidas em relação a qualquer assunto, a primeira coisa que elas fazem é pesquisar na internet. Quando a dúvida está relacionada aos serviços oferecidos por clínicas de estética, a história não é diferente.

Por essa razão, é fundamental que a sua clínica tenha uma boa presença online, isto é, um site eficiente, responsivo e que passe credibilidade para quem o está visitando. Investir em blog para criar conteúdos interessantes sobre os seus serviços também é uma ótima forma de atrair mais clientes para a sua clínica.

Ajuda a posicionar a clínica como autoridade

O mercado enfrenta mudanças de maneira constante. Sendo assim, mudar é algo essencial para garantir o sucesso da sua clínica de estética. Isso significa que ela precisa estar inserida no ambiente online para conseguir um bom posicionamento e, inclusive, poder trabalhar melhor a sua autoridade em seu segmento.

Dessa forma, sempre que seu público-alvo lembrar da sua clínica, ele conseguirá encontrá-la muito mais rápido, deixando os seus concorrentes para trás.

As estratégias de marketing são essenciais para melhorar os resultados da sua clínica. Sem uma boa divulgação, nenhum negócio se mantém no mercado. Portanto, é de suma importância que você conheça seu público-alvo para elaborar campanhas eficientes, que chamem a sua atenção e cative-o.

As pessoas precisam conhecer o seu negócio pela qualidade que ele oferece na prestação dos serviços. Sendo assim, não deixe de seguir nossas dicas de marketing para divulgar clínica de estética. Elas são fundamentais para o crescimento do seu negócio. Esperamos que tenha gostado das nossas estratégias de marketing para divulgar sua clínica de estética! Agora, você só precisa colocá-las em prática e fazer a sua propaganda de estética.

Aproveite a oportunidade e tenha acesso a mais informações como essas. Como? Seguindo os nossos perfis nas redes sociais! Estamos no FacebookYouTube e Twitter.

8 thoughts on “Estratégias de Marketing e Propaganda para sua Clínica de Estética”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Participar
ajuda?
Olá! Participe do nosso grupo no Whatsapp, receba dicas sobre estética e converse com outros profissionais da área.
Clique no botão abaixo para participar. ⬇️