RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Segmentação de clientes: isso realmente importa na área de Estética?

Publicado em 04/25/2019

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Email 0 Filament.io 0 Flares ×
fale com um consultorPowered by Rock Convert

Com a alta competitividade do mercado de estética, ganhar a atenção do consumidor é um desafio constante. A segmentação de clientes é uma estratégia para vencer essa barreira e conseguir atrair, converter e fidelizar clientes.

segmentação de clientes

Segmentação de clientes: isso realmente importa na área de Estética?

Para que as ofertas da sua clínica se destaquem diante da enxurrada de promoções que o comprador recebe diariamente, é essencial mostrar oportunidades relevantes e de valor para o seu público. Só assim você conseguirá entregar os tratamentos certos para as pessoas com real interesse neles.

Quer entender melhor como funciona a segmentação de clientes? A seguir você vai entender o conceito e como aplicá-lo na prática. Boa leitura!

O que é segmentação de clientes?

Segmentar significa dividir os clientes em grupos menores de acordo com características semelhantes: interesses, gênero, profissão, renda, idade, localização, entre outros.

Ao adotar essa estratégia, você aumenta o poder de conversão de suas campanhas, pois elas serão mais focadas e vão alcançar as pessoas que realmente têm potencial para se tornarem clientes. Além disso, essa categorização é uma forma de nortear o conteúdo das ofertas e personalizar as ações.

Quais são os tipos de segmentação?

Vários fatores são considerados na hora de segmentar os consumidores. Inclusive, é recomendado conciliar diversos aspectos para atingir um público bem específico. Veja quais são os critérios mais utilizados.

Segmentação geográfica

Nesse modelo, os clientes são divididos com base na localização. Se você vai abrir uma nova filial da clínica, por exemplo, essa categoria é importante para fazer campanhas de inauguração apenas para as pessoas que serão impactadas com a novidade.

Além do mais, o critério pode ser usado para fazer estudos de mercado e analisar a viabilidade do negócio em determinado local.

Segmentação demográfica

Aqui, os clientes são categorizados com base nas informações populacionais: sexo, idade, estado civil, classe social, nível de escolaridade, renda, etnia etc.

job estéticaPowered by Rock Convert

Se sua clínica quer aumentar a conversão de procedimentos de alto padrão, por exemplo, precisa considerar fatores socioeconômicos. Caso contrário, suas ações não vão surtir o efeito desejado, pois vão atingir pessoas que não podem pagar pelos tratamentos.

Segmentação de clientes comportamental

Essa classificação está ligada aos interesses, preferências de consumo, hábitos e estilo de vida. Além de auxiliar na atração de novos clientes, o critério comportamental é especialmente relevante para as campanhas de fidelização.

Já que a base de dados de uma clínica de estética é repleta de informações valiosas sobre os padrões de consumo dos clientes, é possível prever necessidades e oferecer os produtos certos, na hora certa.

Como usar essa estratégia na prática?

O primeiro passo é estudar o perfil do seu público. Afinal de contas, não é possível atingir as pessoas certas se você nem sequer sabe quem são elas. Sendo assim, sua clínica consegue direcionar melhor as ofertas de tratamentos e produtos oferecidos. Veja em quais canais a segmentação pode ser eficiente.

Atendimento

Um atendimento ao cliente de qualidade é a chave do sucesso de qualquer clínica de estética. Com a segmentação do público, você consegue entender melhor os desejos e necessidades do consumidor e oferecer serviços personalizados.

E-mail marketing

Quanto mais segmentados forem os envios, maiores as chances do consumidor abrir o e-mail e marcar um horário na sua clínica. Por exemplo: a depilação a laser é um procedimento estético para homens e mulheres. No entanto, para converter, você precisa fazer abordagens distintas para cada perfil.

Anúncios

Quer atingir apenas mulheres de 30 a 45 anos, que moram ou trabalham em Copacabana e têm interesses em tratamentos rejuvenescedores? Basta selecionar essas opções na hora de criar anúncios online. Dessa maneira, seu investimento em marketing é otimizado, pois não abraça pessoas que não têm afinidades com os seus produtos e serviços.

Enfim, a segmentação de clientes para área de estética importa sim. Ao utilizar o recurso, é possível personalizar as ações e transmitir a sensação de que sua clínica é capaz de adivinhar pensamentos e entregar ofertas adequadas às necessidades de cada cliente. Isso faz toda a diferença nas estratégias de atração, conversão e fidelização de consumidores.

Gostou do conteúdo? Que tal experimentar um software de estética para armazenar todas essas informações sobre os seus clientes? Então faça o teste gratuito do Belle Software e veja os resultados na prática.

One thought on “Segmentação de clientes: isso realmente importa na área de Estética?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá! Participe do nosso grupo no Whatsapp, receba dicas sobre estética e converse com outros profissionais da área.
Clique no botão abaixo para participar. ⬇️
Powered by