RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

5 programas de estética para otimizar seu trabalho

Publicado em 04/25/2018

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Email 0 Filament.io 0 Flares ×
fale com um consultorPowered by Rock Convert

Gerenciar uma clínica de estética nem sempre é uma tarefa simples, afinal, são inúmeras as demandas, como cuidar da vida financeira, pensar em maneiras de tornar a sua empresa mais atrativa aos clientes, oferecer um atendimento diferenciado, organizar as agendas, entre inúmeras outras obrigações. Nessas horas, a tecnologia pode ser uma ótima aliada, principalmente se você contar com um dos programas de estética que existem no mercado.

programas de estética

5 programas de estética para otimizar seu trabalho

Hoje, o mercado apresenta algumas opções bem interessantes que podem tornar o seu dia a dia mais simples e produtivo. Quer saber mais? Continue a leitura.

1. Programa para gestão financeira

Definitivamente, a parte financeira é uma das que mais preocupam os gestores de clínicas de estética. Afinal, conhecer e ter controle sobre todos os seus custos é essencial para definir o corretamente o valor dos seus serviços, conseguindo ter uma boa margem de lucro e permitindo o crescimento sustentável do seu negócio.

Além disso, ainda existem outros pontos que podem dificultar a sua gestão financeira, como a compra de produtos, o aluguel de máquinas e equipamentos, o treinamento de equipes, os pacotes de serviços oferecidos aos clientes, os custos fixos relacionados à clínica e muitas outras informações.

Fazer o controle de todos esses dados de forma manual nem sempre é a melhor opção, já que você poderá acabar se esquecendo de lançar algum dado importante, e a sua contabilidade poderá não ser exata.

Para evitar isto, um software para gestão financeira é o mais indicado. O ideal é que ele disponha de módulos integrados, permitindo que você automatize e otimize os seus processos operacionais, tornando a sua rotina mais simples.

Com um sistema assim, você poderá integrar todos os seus recebimentos e pagamentos, podendo analisar a sua vida financeira mês a mês, projetando as suas vendas para os próximos meses e melhorando a sua gestão. Um bom software ainda é capaz de avisar quando as contas estão para vencer e de estar integrado aos sistemas de emissão de NF.

Outra vantagem é a facilidade de identificar os inadimplentes, reduzindo os problemas com maus pagadores e otimizando o seu fluxo de caixa. Muitos sistemas ainda contam com Business Intelligence, gerando relatórios precisos sobre seus resultados, permitindo que você consiga reduzir custos e otimizar os seus ganhos, com muito mais respaldo para as suas decisões.

2. Ferramentas de agendamento

Outra dificuldade muito comum nas clínicas de estética diz respeito às agendas dos profissionais. Horários que acabam se sobrepondo, clientes que desmarcam em cima da hora, profissionais com tempo ocioso e muitos outros problemas podem acabar surgindo quando esse ponto não é considerado.

E, além de afetarem a sua parte administrativa, essas questões também acabam comprometendo a imagem do seu negócio e influenciando negativamente a experiência do cliente com a sua clínica.

Por isso, investir em tecnologia é a melhor solução. Esses sistemas trazem muitas vantagens, como:

  • mais flexibilidade para o cliente, que pode agendar seus tratamentos mesmo fora do horário de funcionamento da clínica;
  • redução dos erros de agendamento;
  • redução das taxas de não comparecimento, já que o cliente recebe no seu celular as informações sobre o seu horário, reduzindo as faltas por esquecimento;
  • maior controle sobre a quantidade de procedimentos agendados e a possibilidade de melhora na gestão, entendendo quais são seus horários com maior público, os tratamentos mais buscados, entre outros, permitindo a criação de promoções para dias e horários de baixa demanda, por exemplo.programas de estética

3. Ferramentas para avaliação estética

Independentemente do procedimento a ser feito, é sempre necessário que os clientes passem por uma avaliação completa, indicando o seu estado de saúde, as principais queixas e as orientações de tratamentos.

Essa ficha ainda ajuda os profissionais e os clientes a acompanharem a evolução do tratamento, facilitando a comparação do antes e do depois e certificando os resultados que a sua clínica consegue promover.

Porém, realizar e arquivar tudo isso manualmente pode não ser nada eficiente no seu dia a dia. E, pior, ainda corre-se o risco de acabar perdendo as informações de alguns clientes. Se você contar com o apoio da tecnologia, isso pode ficar muito mais fácil.

Alguns programas de estética permitem que você crie a sua ficha totalmente personalizada, já integrando esses dados às informações de contato de cada cliente, facilitando a organização, a visualização e também mantendo arquivados os dados por tempo ilimitado, permitindo que, sempre que o seu cliente retorne, você tenha informações precisas sobre ele, favorecendo um atendimento mais personalizado e adequado.

Com esses sistemas, você também poderá ter informações sobre os planos — que podem ser personalizados para cada necessidade do cliente —, os orçamentos, a sua margem de lucro, os contratos, entre outros.

4. Programa para a gestão de estoque

O estoque é um ponto primordial em qualquer clínica de estética e gerenciá-lo adequadamente poderá trazer impactos positivos na sua vida financeira.

Fazer esse controle manualmente pode acabar trazendo graves questões, como problemas com datas de vencimento, esquecimento na hora de conferir todos os itens, demora para realizar essa conferência e necessidade extra de mão de obra.

Com um software de gestão de estoque, você consegue:

  • analisar a quantidade total e específica de produtos no seu estoque;
  • ser avisado dos itens que estão próximos da data de vencimento;
  • dar baixa, automaticamente, em itens do seu estoque, conforme eles forem sendo usados para os procedimentos;
  • ter uma relação atualizada de produtos para compras, otimizando sua vida financeira.

5. Fidelização e marketing

Um ótimo atendimento é sempre a melhor forma de encantar e fidelizar o seu cliente. Mas essa experiência também envolve outros pontos, além do procedimento em si, como pacotes personalizados, bom atendimento, facilidade de agendamento, entre outros.

Para conseguir se destacar e oferecer uma experiência única, ter informações de contato dos seus clientes é algo essencial. Assim, contar com um software que ajude você a criar pacotes personalizados, entender as demandas dos seus clientes, enviar e-mails ou mensagens de aniversário, entre outros pontos, é muito importante.

Com a tecnologia, você consegue entender melhor quem é o seu cliente, suas preferências e particularidades e oferecer um serviço exclusivo e de acordo com as suas necessidades, modificando a forma como ele enxerga a sua clínica.

Como você viu, existem muitos exemplos de tecnologia que podem ajudar a sua gestão. Porém, a melhor opção é contar com um programa para clínicas de estética que já integre todas essas funcionalidades em um só programa.

Assim, de forma muito mais simples, você poderá ter acesso a todas essas informações, que estarão integradas, evitando que você perca dados importantes ou que os seus processos e rotinas se tornem complexos.

Dentre tantos programas de estética, alguns se destacam, basta escolher o melhor. Com isso, você economiza tempo e consegue tornar o seu negócio ainda mais lucrativo, entendendo melhor os seus custos, as preferências dos seus clientes e as particularidades do seu negócio, pensando em medidas que ajudem a diferenciar a sua empresa.

Já está convencido de que a tecnologia pode ser uma ótima aliada à sua gestão? Então entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Participe do nosso grupo no Whatsapp, receba dicas sobre estética e converse com outros profissionais da área.
Clique no botão abaixo para participar. ⬇️
Powered by