RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Como motivar uma equipe da clínica de estética?

Publicado em 12/07/2016

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
fale com um consultorPowered by Rock Convert

   Como motivar uma equipe é a grande dúvida que permeia a cabeça do bom empreendedor em qualquer empresa, e essa preocupação também deve existir em uma clínica de estética, afinal, um grupo motivado cativa o cliente!

job estéticaPowered by Rock Convert

motivar uma equipe

Neste post, selecionamos algumas dicas sobre como motivar uma equipe da clínica de estética. Confira!

Como motivar uma equipe da clínica de estética?

Dê feedbacks

   Todo colaborador precisa receber feedbacks (positivos ou negativos) para saber se o seu trabalho está sendo bem feito. Mas tenha cuidado! No caso de críticas, faça-as a sós, mostrando como o funcionário pode melhorar o seu desempenho. Tente, nesse momento, não ser muito negativo e equilibre a balança falando dos pontos positivos.

  Além disso, parabenize aqueles que estão trabalhando bem. Por exemplo: se a sua clínica começar a utilizar um protocolo de atendimento e alguém se adaptou rapidamente ao processo, fale isso ao funcionário demonstrando que o esforço dele valeu a pena! Ser reconhecido é algo almejado por qualquer colaborador, não é mesmo?

Valorize seus colaboradores

  Como motivar uma equipe que não se sente valorizada? É preciso reconhecer o valor do profissional oferecendo um crescimento para aquele que dedica tanto tempo ao seu negócio! Portanto, crie um plano de longo prazo investindo na carreira de cada um que trabalha na clínica.

  Desta maneira você vai conseguir reter talentos, pois eles farão parte do negócio e entenderão que são importantes dentro daquela instituição. Portanto, não perca tempo pensando apenas em presentes, brindes e outros benefícios de curto prazo. Faça algo que realmente gere valor!

Ofereça qualidade de vida

  Empresas como o Google são o sonho de muitos profissionais justamente por esse fator. E não é por não ter a mesma verba que você não pode investir em qualidade de vida para os funcionários. Afinal, algumas atitudes simples já podem ser de grande valia.

  Sendo assim, tenha um ambiente de trabalho agradável, em que todos se sintam confortáveis para dar as suas opiniões apontando melhorias. Pense em alternativas de lazer e/ou bem-estar como uma área de descanso com bons sofás, jogos, internet liberada etc. Esse pode se tornar o local onde as melhores ideias surgirão!

  Considere também a possibilidade de oferecer benefícios trabalhistas. Um estudo realizado pelo Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) indica que aproximadamente 90% dos candidatos valorizam aspectos que vão além do salário, como vales (refeição, alimentação, transporte), planos de saúde, atendimento odontológico e assim por diante.

Faça parcerias

  Ainda no âmbito da qualidade de vida, você já pensou em como motivar uma equipe fora da clínica? Que tal buscar parcerias com restaurantes, academias, universidades ou marcas de produtos de beleza para oferecer descontos aos seus funcionários?

  Essa atitude é ótima, mas lembre-se de fazer uma pesquisa prévia para saber o que eles realmente querem. Assim, será oferecido algo que vai ampliar a satisfação do colaborador fora do seu ambiente de trabalho sem gerar gastos desnecessários para a empresa. Aliás, quem sabe se dessa forma você consegue atrair novos clientes?

Seja um professor

  Sempre esteja por perto para mostrar o seu conhecimento a todos — e aberto para tirar dúvidas e trocar experiências. Isso ajuda a criar um laço afetivo entre você e o colaborador, gerando uma motivação extra.

  Além disso, invista em cursos de capacitação e materiais de estudo em geral! Afinal, qualquer pessoa gosta de estar com alguém que a ensine algo relevante para o seu crescimento pessoal ou profissional.

  Busque proporcionar condições de trabalho para tornar sua equipe produtiva. Isso irá motivá-la e você aproveite para automatizar os processos da sua clínica. Para isso, use um bom sistema de clínicas de estética. Ele otimizará seus resultados e ainda deixará o trabalho da equipe mais produtivo.

Por que motivar a equipe da clínica?

  Veja alguns motivos para investir na motivação de seus talentos:

Diminuição de faltas e atrasos

  Um colaborador devidamente motivado dificilmente se atrasa para o trabalho. Pense em quando você vai fazer algo prazeroso: é mais improvável que você se comprometa com o horário, certo?

  Quando alguém gosta bastante daquilo que faz, tende a se dedicar com maior afinco à execução das tarefas que lhe são propostas. Isso implica em pontualidade e empenho para não faltar por qualquer motivo.

Aumento de produtividade

  A agenda da clínica está lotada? Não se preocupe! Funcionários motivados sabem como lidar com isso sem nenhuma dor de cabeça. Um trabalhador produtivo é aquele que rende e trabalha mais em um tempo menor. Ou seja, ele faz valer tudo aquilo que lhe é pago, seja em valores financeiros, seja em benefícios e qualificações.

  Com o apoio da tecnologia, então, essa capacidade de produzir tem muito a crescer. Basta imaginar um colaborador totalmente comprometido com acesso a uma ferramenta que permite organizar o cadastramento de clientes. Esta união implica na otimização de diversos processos dentro de sua clínica.

Melhora no relacionamento com os clientes

  Quem é responsável por atender aos clientes? Pense que, quanto mais satisfeitos com o trabalho, maior será a receptividade e a simpatia para resolver as necessidades de cada consumidor. Com uma qualidade de vida alta, também fica mais fácil ter jogo de cintura o suficiente para lidar com os problemas e eventuais insatisfações com a clínica.

Como a motivação da equipe interfere nas finanças?

  De forma direta e indireta. Pelos motivos descritos acima, a tendência é de que sua clínica tenha uma rotina mais organizada de trabalho e, portanto, mais efetiva. Isso impacta na gestão financeira. Em vez de gastar mais com muitos funcionários improdutivos, você pode contar com um número menor de colaboradores e fazer com que eles rendam mais.

  A partir do bom funcionamento de todos os processos internos e do aperfeiçoamento na forma de se relacionar com os clientes, aumentam significativamente as chances dos resultados se tornarem mais expressivos.

  Isso possibilitará até que você aumente os serviços oferecidos, crie novas estratégias de marketing, automatize procedimentos que ainda são manuais, entre outras medidas interessantes para desenvolver seu empreendimento. Motivar a equipe da clínica é uma iniciativa que mexe com os grandes responsáveis pelo cotidiano de seu negócio.

  Entendeu como trabalhar a motivação de pessoal não precisa ser algo tão difícil? Basta tomar algumas atitudes pensando no bem-estar coletivo. Se você gostou deste texto, não deixe de conferir a checklist para clínica de estética! Ela vai facilitar o seu trabalho e o daqueles que estão com você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Participe do nosso grupo no Whatsapp, receba dicas sobre estética e converse com outros profissionais da área.
Clique no botão abaixo para participar. ⬇️
Powered by