RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Protocolo de atendimento: por que sua estética deve ter um

Publicado em 14/09/2016

   Como o nome já diz, o protocolo de atendimento contém todas as instruções padrões necessárias para você se relacionar com o cliente da sua clínica. Um esclarecimento importante que apesar da anamnese ser muito importante, não falaremos sobre ela neste post. O protocolo de atendimento é uma forma de inserir os preceitos do bom atendimento na cultura de trabalho do estabelecimento.

Protocolo de atendimento

   No post de hoje você vai entender um pouco mais sobre o assunto e saber os benefícios que o protocolo de atendimento pode gerar para a sua clínica de estética. Confira!

Protocolo de atendimento – é simples de ser implementado

   Uma série de comportamentos básicos podem caracterizar, ou criar bases mínimas, para a execução de um bom atendimento em clínicas de estética.

   Você deve, por exemplo: sempre respeitar os horários, deixar que o cliente fale, ter uma boa postura, vestir-se adequadamente, oferecer serviços essenciais — água, banheiros limpos e wi-fi entram nesse pacote —, estar pronto para esclarecer dúvidas rotineiras e ser prestativo.

Assegura um padrão de qualidade

   Pode parecer que todas as pessoas têm uma boa noção sobre o assunto e que existe um consenso evidente sobre o que é um bom atendimento. Pois bem, isso não é verdade.

   Um bom atendimento para você pode não representar a mesma coisa para o seu colaborador, por exemplo. Para uns o atendimento de excelência significa fazer o mínimo muito bem, outros pensam que é necessário ir um pouco mais longe do padrão.

   Nesse contexto, você tem mais um motivo fundamental para criar um protocolo de atendimento: você universaliza e deixa claro para sua equipe quais são os conceitos cruciais que caracterizam um bom atendimento. Essa é uma forma mais efetiva de assegurar que todos os colaboradores sigam o mesmo padrão de qualidade ao lidar com os clientes da clínica.

   Trata-se de uma inserção na cultura de trabalho da sua clínica de estética. Ou seja, um comportamento que, com o passar do tempo, se tornará um padrão natural de qualidade.

É um investimento barato, mas de grande retorno

Deixar os clientes satisfeitos com o bom atendimento é a maneira mais prática de garantir uma boa publicidade para a sua clínica. De boca em boca, a repercussão positiva pode se transformar em melhores resultados na forma de dinheiro.

   Uma das razões para a importância dada ao atendimento é que ainda é comum encontrar empresas brasileiras muito desleixadas nesse quesito. Basta entrar em qualquer site de reclamações coletivas e pesquisar poucos minutos para encontrar queixas sobre atendimento ineficaz, ruim ou sem personalização.

   Então, basta se esforçar um pouco e entregar além do esperado para sua empresa apresentar um diferencial e tanto em relação à concorrência.

   Um bom exemplo de serviço que tem se destacado são as novas barbearias. Elas oferecem serviços como bar e café, além de espaços de lazer. A estratégia foi modificar não só o consumo, mas o atendimento, com o intuito de fazer o público sentir-se mais à vontade e criar uma relação de intimidade com o ambiente.

   Os profissionais que trabalham nesse serviço costumam usar um pouco mais da informalidade no trato e até no modo de se vestir, mas sempre buscando oferecer ao cliente o mais alto nível de serviço e atendimento.

   E você, já pensou em adotar um protocolo de atendimento em sua clínica de estética? Deixe um comentário e compartilhe sua experiência!

 

3 thoughts on “Protocolo de atendimento: por que sua estética deve ter um”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️