RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Checklist para clínica de estética: o que não pode faltar?

Publicado em 25/11/2016

   Como muitas empresas, uma clínica de estética é um espaço que exige constante atualização para atrair público e competir no mercado e algumas vezes podemos passar despercebido por destalhes importantes, aí que um checklist para clínicas de estética pode ajudar. Dada essa necessidade, é comum ver profissionais da área se preocupando em buscar inovações que possam potencializar tanto o atendimento dos clientes quando a parte administrativa do negócio.

Checklist para clinicas de estetica

Checklist para Clínica de estética

 Se você faz parte desse grupo, confira, neste checklist para clínica de estética, 8 itens que não podem faltar na sua clínica de estética!

Fluxo de caixa

  O sucesso de qualquer negócio exige manutenção da saúde financeira. Para isso, ter controle dos recursos envolvidos com a clínica de estética é fundamental. Se você pretende tomar decisões de investimento com base em dados reais, faça um bom fluxo de caixa.

   A ferramenta consiste, basicamente, no registro de todos os valores de entrada e saída da clínica para identificar qual é o saldo disponível — para pagamento de contas ou para fazer novas aquisições — em cada período do mês.

Software de gestão

   O trabalho de gestão em clínicas pode ser prejudicado quando feito sem auxílio de um sistema de controle. Pensando nisso, diversos profissionais já apostam no uso de softwares específicos para organizar e avaliar diversos processos administrativos.

   Economize tempo e esforço adotando o produto de um bom fornecedor. Assim, sua clínica terá todos os benefícios de funções de agendamento, avaliação, envio de SMS, controle de estoque e financeiro, que são essenciais para o sucesso dos trabalhos.

Equipamentos para clínica de estética

   Embora existam equipamentos básicos para o funcionamento de uma clínica de estética, é importante que profissionais da área acompanhem as últimas tendências de lançamento de aparelhos e produtos para oferecerem sempre diferenciais aos seus clientes. Confira abaixo itens mínimos que uma clínica de qualidade deve ter:

  • Bancos/assentos
  • Macas fixas ou portáteis
  • Aparelho de ar-condicionado
  • Gaveteiros ou carrinhos auxiliares
  • Máquina de esterilização
  • Vaporizador
  • Aparelho de microcorrentes
  • Aparelho ionizador
  • Aparelho para vacuoterapia
  • Aparelho para peeling

Planejamento estratégico

   Todo mundo tem planos para tirar do papel, e isso também envolve o campo profissional. Para quem trabalha em uma clínica de estética, elaborar um planejamento estratégico pode ser fundamental para concretizar objetivos.

   Com ele você define objetivos, traça a estratégia, coloca o plano em ação e acompanha os resultados para definir se foram eficientes ou ainda se merecem melhorias.

Clubes de assinatura

   Os clubes de assinatura migraram dos jornais e revistas para dentro de clínicas e outros prestadores de serviços. Criando esse benefício, você garante aos clientes diferenciais que incentivam a fidelização.

   Para colocar a estratégia em prática e obter renda fixa todo mês, ofereça descontos em pacotes de procedimentos estéticos, envie amostras de produtos recém-lançados e faça tratamentos com os melhores equipamentos da clínica.

Sinergia

   A qualidade do trabalho realizado em equipe interfere na percepção que o cliente tem sobre a sua clínica. Logo, é prejudicial que sócios e funcionários se relacionem de forma extremamente formal e pouco amigável.

   Uma clínica de estética deve ter um perfil mais flexível e divertido. E uma boa forma de trazer os clientes para esse espírito colaborativo é por meio da sinergia, que nada mais é do que uma ligação positiva criada pela equipe.

Acessibilidade

   Embora exigida por lei, a acessibilidade em edificações de uso público e privado não está presente em muitas clínicas de estética. Se o seu espaço de trabalho ainda não foi adaptado para receber pessoas com deficiência, talvez seja o momento ideal para oferecer mais esse diferencial.

   Para isso, é necessário que o novo projeto da clínica conte com soluções eficientes em forma de rampas de acesso, elevadores, banheiro acessível e adequação da mobília e de outros elementos de apoio.

Inovação

   Por mais moderna que seja, uma clínica de estética precisa de constante inovação para manter o interesse dos clientes. Embora pareça fácil, esse processo de atualização e modificação do ritmo e da estrutura de trabalho requer muita força de vontade.

   Ao profissional esteticista cabe a missão de acreditar no seu trabalho e desejar sempre o melhor para o público que atende. Faça sua parte! Inove e antecipe tendências para encontrar soluções que realmente funcionem e agradem na sua clínica de estética.

Gostou das dicas de checklist para clínicas de estética? Então saiba como criar o seu clube de assinaturas de serviços de estética!

One thought on “Checklist para clínica de estética: o que não pode faltar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️