RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Como aproveitar datas sazonais na Clínica de Estética

Publicado em 07/25/2019

fale com um consultor

Com a chegada das datas sazonais, tanto as lojas de varejo quanto as do setor de serviços têm uma grande oportunidade de investir em ações diferenciadas e aumentar seu faturamento. Como é de se imaginar, as clínicas de estéticas não ficam de fora, já que apresentam um grande potencial para ganhar muito com isso!

Foi pensando nisso que decidimos elaborar este conteúdo. Com ele, você vai poder entender qual a importância de explorar as datas sazonais na sua clínica de estética, além de conferir dicas de como aumentar as vendas com o uso dessa importante estratégia. Boa leitura!

datas sazonais na Clínica de Estética

Por que aproveitar as datas sazonais para vender?

Ao longo dos anos, as datas comemorativas se transformaram em momentos muito aguardados por empresários de todos os setores. A comemoração não é para menos, já que é cada vez mais evidente o aumento nas vendas de produtos e serviços nessas datas. Afinal, é comum as pessoas se sentirem mais dispostas a investir o seu dinheiro na compra de algo especial, seja para elas mesmas, seja para presentar amigos e ou familiares.

Em relação às clínicas de estética, as datas sazonais são ideais para oferecer descontos, promoções e até mesmo pacotes especiais baseados na data comemorada, como no caso do Dia dos Namorados, Natal ou Dia das Mães. Assim, além de aumentar a venda de serviços para clientes recorrentes, é uma ótima oportunidade para fidelizá-los e conquistar uma nova clientela.

Como aproveitar datas sazonais na Clínica de Estética?

São inúmeras as iniciativas que podem ser realizadas para atrair clientes, o que é ainda mais interessante nessas datas. Por isso, é muito importante aproveitar ao máximo esses períodos especiais e planejar as melhores escolhas para a sua clínica de estética.

Continue a leitura deste tópico e confira as dicas especiais que preparamos para você aproveitar ao máximo as datas sazonais no seu negócio!

Mapeie as datas comemorativas

O primeiro passo é fazer o levantamento das datas celebradas e identificar quais entre elas podem ser relacionadas ao universo da beleza e estética. Assim, faça uma pesquisa para conhecer quais são as datas que podem ser interessantes para o segmento. Além daquelas que são comemoradas em todo o país ou no mundo, também é interessante você considerar datas regionais.

Pesquise de maneira minuciosa as datas de cada mês, pois isso pode levar a descobertas de datas a serem usadas como ganchos para se aproximar mais do seu público-alvo e estreitar o relacionamento com os clientes.

Estabeleça um calendário de datas comemorativas

Após identificar as datas mais interessantes para o seu negócio, o próximo passo consiste em buscar um meio de tirar proveito dessas comemorações sazonais. Para isso, o indicado é fazer um mapeamento para seguir durante todo o ano. Algumas sugestões de como você pode usar os feriados e dias comemorativos a favor de sua clínica de estética são:

  • Carnaval: ofereça descontos para quem quer se preparar para a folia;
  • Dia Internacional da Mulher: crie um pacote com vários tratamentos estéticos por um preço diferenciado;
  • Páscoa: faça sorteios para quem gastar acima de determinado valor; 
  • Dia da Mães: dê uma lembrancinha especial para que as mães se sintam importantes ou ofereça pacotes de beleza especiais para que as filhas possam presenteá-las;
  • Mês das Noivas: monte pacotes exclusivos com tratamentos específicos para o dia do casamento, como massagens, depilação e esfoliação;
  • Dia dos Namorados: conceda um brinde para as clientes que levarem o namorado para realizar um procedimento estético;
  • Dia dos Pais: presenteie os pais com um desconto que os incentive a cuidar da estética;
  • férias: monte um espaço com atendimento especial para as crianças;
  • festas de fim de ano: distribua lembrancinhas desejando um bom fim de ano aos seus clientes;
  • aniversário da clínica de estética: faça um sorteio entre os clientes que realizarem um tratamento no mês da data de aniversário.

Faça um planejamento

O próximo passo para que as suas campanhas tenham o sucesso esperado é se planejar com antecedência, pois isso é fundamental para pensar sobre a divulgação ou ajustar algumas ações. Lembrando que é importante que as datas definidas façam sentido para os clientes, sendo importante usar a criatividade.

Além disso, as datas de início e fim das promoções também precisam estar bem definidas, de forma que tudo saia como o planejado. Nesse momento, você deve, inclusive, levar em conta as datas de recebimento de produtos, pagamento de fornecedores, início e fim de contratos de parceria e tudo mais que for impactante financeiramente para o negócio.

Crie promoções que realmente valem a pena

Após definir as datas mais importantes para seus clientes, é hora de criar as estratégias para aproveitar esses dias da melhor maneira possível. Dessa forma, reflita sobre o seu objetivo — se é apresentar um novo produto ou tratamento, divulgar sua clínica, atrair mais clientes, aumentar o faturamento — e trace suas estratégias.

As ações precisam ser bem pensadas, de modo que os clientes recebam as vantagens e sua clínica não saia no prejuízo. Por isso é importante que você trabalhe com foco no seu objetivo, que pode ser, por exemplo: 

  • se quer aumentar as vendas, ofereça descontos nos tratamentos mais conhecidos e procurados da sua clínica; 
  • para atrair novos clientes, invista na opção de pacotes e em programas de fidelização;
  • para divulgar um produto novo, dê brindes e amostras grátis. 

Invista na gestão

Agora que você já definiu suas estratégias e as melhores datas para colocá-las em prática, é hora de pensar em como gerir e divulgar suas ideias. De nada adianta você definir táticas infalíveis se não souber administrá-las ou, ainda, pecar na divulgação das ações da empresa e não atingir o público pretendido.

Então, é importante definir regras claras e objetivas para suas promoções, controlando o estoque que será necessário para manter a ação. Além disso, mantenha a área financeira sob controle, contando ainda com uma agenda organizada e outras iniciativas. Para que você possa administrar tudo isso de forma eficiente e alcançar sucesso, o ideal é utilizar um bom software de gestão para clínicas.

Realize benchmarking

Benchmarking consiste em estudar a concorrência para avaliar quais são as melhores práticas que estão sendo usadas e, em seguida, aplicá-las ao seu negócio. Assim, verifique quais são as promoções que estão sendo feitas e as que foram usadas nos anos interiores. Ao buscar inspiração no mercado e também no que os concorrentes estão fazendo, você pode ter ótimas ideias para usar na sua clínica.

Comunique as ações

Pensar em ótimas estratégias para vender mais nas datas sazonais é tão importante quanto divulgar para que o público tenha conhecimento, concorda? Assim, é fundamental que as ações sejam comunicadas e as formas de divulgação sejam estabelecidas. Isso pode ser feito no site da clínica e nas redes sociais, além da distribuição de panfletos ou disponibilizá-los na clínica.

Outro ponto importante a ser considerado refere-se ao momento de iniciar essa divulgação. Você deve cuidar para que isso aconteça com a antecedência de, pelo menos, 1 mês da data estabelecida para a ação. Isso vai permitir não só que o público tenha conhecimento da oferta, como também que possa se planejar para a compra.

Após desenvolver e implementar as ações realizadas em datas sazonais, é importante fazer o monitoramento dos resultados. Para isso, faça o levantamento dos dados relacionados ao investimento e retorno para que seja possível identificar se as campanhas trouxeram os resultados esperados. Isso é fundamental para guiar e otimizar as futuras ações e descobrir como trazer melhores resultados no ano seguinte.

Gostou das nossas dicas sobre como aproveitar as datas sazonais na sua clínica de estética? Então não deixe de compartilhar agora mesmo este artigo em suas redes sociais!

One thought on “Como aproveitar datas sazonais na Clínica de Estética”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️