RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Novo comportamento do Consumidor em Clínicas de Estética

Publicado em 01/10/2019

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Email 0 Filament.io 0 Flares ×

Você acompanha as mudanças de comportamento do consumidor da sua clínica de estética? Não? Então saiba que pode estar perdendo oportunidades de negócios. Entender como o cliente pensa é fundamental para elaborar estratégias eficientes.

comportamento do consumidor

Novo comportamento do Consumidor em Clínicas de Estética

A tecnologia é uma das grandes responsáveis pelas alterações nos padrões de compra. O consumidor moderno está cada vez mais conectado, informado, exigente e consciente do poder que exerce em relação às empresas. Para lidar com essas transformações, sua clínica precisa se reinventar constantemente e trabalhar para melhorar a experiência do cliente.

Afinal, como o novo consumidor se comporta? Quais são as expectativas dele em relação aos serviços de estética? Continue a leitura, obtenha essas respostas e veja como sua clínica precisa se preparar para esse cliente. Aproveite!

Qual é o novo comportamento do consumidor?

Com a alta competitividade do mercado, o cliente sabe que tem muitas alternativas de consumo. Por isso, se sua clínica não suprir as expectativas dele com serviços de alto padrão e atendimento personalizado, ele vai procurar a concorrência. Veja as principais mudanças que impactaram o setor de estética.

Ele é exigente e demanda por produtos e serviços com eficácia comprovada

Com o fácil acesso à internet, o cliente busca informações o tempo todo. Ele quer conhecer os tratamentos de ponta e é influenciado pelos resultados.

Não adianta vender apenas um tratamento rejuvenescedor, por exemplo. O novo consumidor precisa ver para crer e quer dados reais sobre a eficácia do procedimento. Portanto, é necessário mostrar imagens reais do antes e depois e ainda apresentar dados numéricos, como a melhora do aspecto da ruga em até 50%.

Além do mais, quando ele chega até a clínica, já está com 60% da decisão tomada. Isso porque, antes de escolher a sua empresa, o cliente investigou a reputação dela, pesquisou sobre o procedimento em questão e até já criou expectativas em relação ao resultado.

Ele é empoderado e se preocupa com a saúde e a longevidade

Beleza não é mais a única preocupação quando o cliente busca um tratamento estético. O novo consumidor está preocupado com o bem-estar físico e mental. Além disso, ele começa a se cuidar mais cedo e busca por tratamentos preventivos para evitar procedimentos mais invasivos no futuro.

O consumo consciente também faz parte da pauta do novo comportamento do cliente. A economia verde, os produtos ambientalmente corretos e cosméticos naturais são muito priorizados por esse público.

Se não ficar satisfeito com tudo isso, ele ainda vai reclamar — e muito! Afinal de contas, o consumidor está cada vez mais empoderado, conhece as suas habilidades de influenciar outros compradores e manchar a imagem da empresa, principalmente no ambiente virtual.

Como sua clínica de estética pode se preparar?

Se você não acompanhar essa revolução, vai perder espaço para a concorrência. Por isso, é essencial preparar, buscar tratamentos inovadores e usar artifícios para privilegiar a experiência do cliente.

O objetivo é que essa vivência seja a mais positiva possível. Dessa forma, sua clínica consegue fidelizá-lo e transformá-lo em um defensor da marca.

Estude o comportamento do consumidor

Fazer uma pesquisa é essencial para identificar o que o comprador realmente espera dos tratamentos, produtos e atendimento da clínica de estética. Além disso, o estudo também serve para entender as motivações por trás da decisão de compra do cliente.

Com essas informações em mãos, você conseguirá oferecer serviços que, de fato, vão satisfazer as necessidades dele. O resultado é o melhor de todos: mais lucro para o seu negócio.

Invista em tratamentos que atendam às exigências do cliente

O cliente moderno também busca aprovação social. Por isso, ele quer investir em inovações e nos melhores tratamentos do momento. Se você não quer perder clientes para concorrência, precisa proporcionar isso a ele.

Portanto, utilize os dados obtidos no estudo anterior para identificar os procedimentos mais desejados e incremente o mix de tratamentos oferecidos pela sua clínica. No entanto, lembre-se de que os novos serviços precisam estar alinhados aos objetivos da marca.

Ofereça conveniência ao consumidor

A forma do cliente se relacionar com as marcas também mudou. Hoje, ele quer interagir com a empresa em horários não convencionais, de maneira mais pessoal, e prioriza canais de comunicação rápidos.

Então, é necessário oferecer atendimento via redes sociais, WhatsApp, SMS e nos meios preferenciais do consumidor. Lembre-se: ele quer comodidade!

Por isso, é viável implementar horários alternativos de atendimento para proporcionar essa conveniência. Pense em estender o prazo de funcionamento da clínica para contemplar os clientes que trabalham e não podem comparecer durante o dia. Serviços de atendimento em domicílio também são uma boa alternativa.

Ofereça treinamentos para a equipe

Não adianta um profissional ter inúmeras competências técnicas, mas não atender às expectativas do cliente e da empresa no âmbito comportamental. De fato, fazer uma boa gestão de funcionários não é uma tarefa fácil.

No entanto, antes mesmo de conseguir oferecer bons serviços ao cliente, o colaborador precisa estar confortável no ambiente de trabalho e ter todos os conhecimentos indispensáveis para exercer suas funções com eficiência.

Por isso, mesmo que você contrate trabalhadores multicapacitados e munidos de inteligência emocional, investir em treinamentos ainda deve ser prioridade. Afinal de contas, cada clínica tem processos próprios, além de missão, visão e valores distintos.

As capacitações servem para que os colaboradores conheçam as especificidades da empresa, aprendam a se comunicar de acordo com as expectativas do novo comportamento do consumidor, atendam bem o cliente, saibam lidar com diferentes perfis de compradores e tenham autonomia para resolver problemas.

Como um software de gestão pode ajudar nesse processo?

A gestão manual é mais demorada e suscetível a erros. Toda essa morosidade, certamente, vai comprometer a qualidade da assistência e interferir na experiência do cliente.

Por isso, as tecnologias adequadas são indispensáveis para essa transição. Um sistema de gestão para clínicas de estética vai ajudar a organizar todos os processos e otimizar os resultados da clínica. Acompanhe os benefícios de adquirir um software especializado.

Profissionalizar a empresa

Imagine se sua clínica oferece os tratamentos mais modernos do mercado, mas peca no agendamento? Com a gestão manual, é comum as sobreposições de atendimentos, erros no cálculo do tempo de cada procedimento, entre outros. Essas falhas dão uma visão de amadorismo e vão prejudicar a imagem da clínica.

Um software de gestão auxilia no controle da agenda, oferece informações completas sobre o perfil de cada cliente marcado e ainda facilita a confirmação de horários. É possível, inclusive, programar envio de mensagens de texto — SMS — e o cliente responde de forma rápida e fácil.

Automatizar processos

Veja uma situação hipotética: você agenda uma massagem e, na hora que o cliente chega, percebe que o material necessário acabou? Momento constrangedor, certo?

Um bom programa de estética pode automatizar tarefas como o controle de estoque. Dessa forma, o sistema emite um alerta de que não há produtos suficientes para os atendimentos do dia. Assim, você pode tomar providências antes que a situação vire um transtorno.

Além disso, o programa permite que diversas outras atividades sejam colocadas no piloto automático. Dessa maneira, você minimiza a incidência de erros e otimiza as demandas.

Fazer análise de dados

Um bom sistema de estética fornece relatórios estatísticos sobre toda a rotina de uma clínica de estética: taxa de remarcações, cancelamentos, ausências, tempo médio de cada procedimento, produtividade dos funcionários etc.

Além disso, é possível armazenar todo o histórico de atendimento de cada cliente. Com essas informações, você consegue identificar padrões de comportamento, pontos críticos e oportunidades de negócio. Um software específico é capaz até de sugerir pacotes de serviço de acordo com o perfil do cliente.

Para fazer sua clínica de estética prosperar, é necessário se adaptar ao novo comportamento do consumidor. Afinal de contas, se você não atender às expectativas dele, vai perder competitividade no mercado. Nesse contexto, as tecnologias de gestão merecem destaque, pois viabilizam a prestação de serviços cada vez mais personalizados e eficientes.

Gostou do conteúdo? Que tal investir em tecnologias para entender melhor o comporamento do consumidor? Então entre em contato conosco e conheça o Belle Software, um sistema desenvolvido especialmente para clínicas de estética.

Novo comportamento do Consumidor em Clínicas de Estética
5 (100%) 6 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá! Participe do nosso grupo no Whatsapp, receba dicas sobre estética e converse com outros profissionais da área.
Clique no botão abaixo para participar. ⬇️