RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Atendimento personalizado: entenda o que é e por que investir nisso

Publicado em 10/10/2018

fale com um consultorPowered by Rock Convert

A tecnologia impactou diretamente o comportamento do consumidor. Hoje, as informações são disponibilizadas na internet de uma maneira muito mais facilitada, o que agiliza o acesso às marcas. Assim, torna-se essencial à clínica de estética garantir ao seu consumidor um atendimento personalizado.

A ideia é ter mais flexibilidade na forma como os clientes são atendidos. É necessário considerar as demandas de cada caso, além de observar as características individuais do comprador para, só assim, desenvolver as melhores abordagens. Em tempos de forte concorrência, cada detalhe pode fazer a diferença para conquistar o cliente.

atendimento personalizado

Pensando nesse contexto, que tal entender o que é o atendimento personalizado e por que você deveria investir nele na sua clínica estética? Continue a leitura deste artigo para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que é o atendimento personalizado?

O atendimento personalizado surgiu com o objetivo de conquistar e fidelizar o cliente, com as estratégias mais adequadas tanto às necessidades quanto à própria personalidade dele. A tendência é que o paciente se torne mais confortável com ações de acordo com as suas preferências, gostos e demandas.

Dessa forma, a clínica, em vez de praticar o mesmo atendimento para todos os seus clientes, a partir da personalização busca entender as características e as necessidades individuais de cada consumidor. A ideia é garantir que cada um dos seus clientes se sinta valorizado e seja tratado da forma que mais lhe agrada.

Ao oferecer um serviço personalizado, seus clientes se sentirão naturalmente mais conectados com sua clínica. Entre os principais objetivos de um negócio, podemos citar a atração e a retenção de clientes.

Adotar esse tipo de atendimento ao seu público vai não apenas fidelizar a clientela, como também atrair um novo público em razão da divulgação espontânea ou o bem conhecido “boca a boca”.

Quais as peculiaridades desse serviço em clínicas de estética?

Em uma clínica de estética, isso se torna ainda mais relevante, já que você lida com clientes ainda mais exigentes e que querem o serviço de maior qualidade possível. Mas não apenas no momento da consulta ou do procedimento: marcar horários, lembretes de agendamentos, pós-atendimento, toda a experiência precisa ser pensada e aprimorada.

Além disso, esse é um nicho muito específico, com uma forte concorrência disputando a atenção — e os recursos — de um mesmo público-alvo. Sendo assim, qualquer detalhe pode fazer a diferença na hora de conquistar e fidelizar um cliente, garantindo uma experiência satisfatória ao paciente em todas as etapas e pontos de contato.

Por que investir em atendimento personalizado?

Como dito, o atendimento personalizado proporciona mais atração e retenção de clientes. No entanto, os benefícios dessa prática não param por aí. Confira, a seguir, por que você deve investir nesse tipo de atendimento para sua clínica de estética.

Credibilidade e confiança

O atendimento que o cliente recebe em sua clínica afeta diretamente a construção e a reputação de sua marca. Caso ele tenha uma boa experiência, novas aquisições poderão ser realizadas em um futuro bem próximo.

job estéticaPowered by Rock Convert

Faturamento recorrente

Enquanto o cliente estiver satisfeito, ele raramente pensará em encerrar a parceria com sua clínica, tampouco migrará para a concorrência. Isso garante recebimentos recorrentes para seu negócio que investe em atendimento personalizado.

Aumento do ticket médio

A satisfação do cliente em relação à sua clínica está claramente associada ao ticket médio da empresa. A partir do momento em que ele está satisfeito, fará novas compras de serviços e terá a curiosidade de conhecer outras áreas de atuação de seu negócio.

Redução do CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

Muito mais importante que atrair novos clientes é manter os atuais. Dessa forma, reter os clientes satisfeitos, e que consequentemente indicam cada vez mais pessoas, permite à sua clínica reduzir investimentos em marketing e, assim, diminuir os custos com aquisição.

Quais ações colocar em prática para oferecer o atendimento personalizado?

Os benefícios são muitos, certo? Que tal, então, entender quais ações colocar em prática para conseguir oferecer um atendimento personalizado ao seu cliente? Separamos alguns pontos que você deve considerar antes de implementar essa estratégia. Confira!

Avalie o histórico

O primeiro passo é conhecer o histórico de cada paciente, desde os procedimentos que foram feitos até o número de consultas. Todos os detalhes importam para entender quais são as preferências e características de cada cliente e, assim, você possa adotar as estratégias mais eficientes — e personalizadas.

Tenha agilidade ao responder

Ser ágil é essencial quando falamos em atendimento personalizado. Afinal, não importa qual é o perfil do cliente: quanto mais rápido for a resposta, mais satisfeito o consumidor vai ficar. Seja por SMS, com uma ligação ou um contato por e-mail, é importante não deixá-lo muito tempo aguardando.

Construa uma boa relação

Como falamos, todas as etapas são importantes na hora de oferecer um atendimento personalizado aos seus clientes. Por isso, se certifique de que você tem uma relação saudável e próxima com os consumidores, fazendo com que eles se sintam à vontade e sempre saiam com uma experiência positiva dos encontros.

Ofereça exclusividades

Além disso, é preciso oferecer diferenciais competitivos e ações que facilitem ainda mais a vida de cada paciente. Um exemplo? Possibilitar que os clientes possam marcar suas consultas via WhatsApp ou SMS.

Cumpra o que prometeu

Outro fator primordial para que o atendimento personalizado seja realmente completo, é cumprir tudo o que foi prometido.

Qual o impacto da tecnologia dentro desse processo?

Além disso, é importante utilizar as ferramentas, recursos e soluções disponíveis para facilitar esse trabalho. Quer um exemplo? Em vez de perder horas e horas para fazer o controle financeiro da sua clínica ou a gestão da agenda e compromissos dos profissionais, você pode automatizar essas tarefas, aumentando a eficiência dessas ações.

Um software pode ser útil até mesmo para conseguir oferecer um atendimento personalizado ao cliente. Portanto, comece a procurar por soluções que se encaixem no seu orçamento e objetivos, encontrando a ferramenta ideal para facilitar o seu dia a dia e garantir uma precisão maior das suas ações e estratégias.

Ao ler este conteúdo, você pôde perceber que investir em atendimento personalizado em uma clínica de estética pode ser uma excelente saída para a satisfação do seu público, além de contribuir para a atração e retenção de clientes. Esse investimento permitirá mais lucros para a clínica e reduzirá, a médio e longo prazo, os custos para o negócio.

Agora, que tal aprimorar ainda mais esse trabalho? Outro dos nossos também aborda o assunto: confira e saiba como oferecer qualidade no atendimento ao cliente no fim de ano!

4 thoughts on “Atendimento personalizado: entenda o que é e por que investir nisso”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️