RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Como fazer uma Gestão de Funcionários eficiente?

Publicado em 09/19/2018

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Email 0 Filament.io 0 Flares ×

O foco de qualquer empreendimento é melhorar a produtividade, reduzir custos e aumentar os lucros, mas com que frequência as empresas examinam suas próprias práticas de gestão de funcionários? O percentual de colaboradores descontentes ainda é muito alto na maioria dos negócios.

gestão de funcionários

Fazer uma gestão eficiente não é tarefa fácil, mas também não é algo impossível de atingir. E vamos ajudá-lo com este post. Falaremos agora sobre os benefícios e algumas sugestões que a gerência pode adotar para melhorar a produtividade e tornar a gestão de funcionários cada vez mais eficiente. Confira!

Benefícios da Gestão de Funcionários

Garantir um ambiente de trabalho saudável e reter talentos

É necessário promover sempre um clima bom, que esteja de acordo com a cultura e as metas da empresa. E, além disso, é importante manter os funcionários sempre em constantes desafios e atualizados em sua função, principalmente os mais jovens. Estimular e desenvolver treinamentos também ajuda a reter os melhores talentos.

Garantir a motivação da equipe e melhorar o desempenho individual e organizacional

As melhores formas de motivar a equipe são criar metas reais e possíveis, unir o grupo para que caminhe no mesmo sentido, recompensar e reconhecer os melhores. Manter a equipe sempre afiada e focada em suas funções e na cultura da empresa ajuda a melhorar a produtividade e os ganhos da organização.

Dicas de ouro para fazer uma boa gestão

Como conseguir todos esses benefícios? Vamos agora dar algumas dicas de ouro para que a eficiência e a eficácia atinjam a sua empresa.

Saber dar e receber feedback

O feedback é uma habilidade de gerenciamento fundamental. Utilize ferramentas para que os funcionários possam dar a sua opinião sobre a equipe, a gestão e a empresa. Aprenda a capacidade de fornecer feedback regular e útil aos funcionários de uma maneira que encoraje. Essa é a base de um gerenciamento eficaz.

Isso não quer dizer que o feedback deva ser sempre positivo — isso não seria gerenciamento de forma alguma —, mas que a comunicação deve ser feita com cuidado, sabendo lidar com todas as ocasiões da forma correta.

Incentivar o trabalho em equipe

Mantenha a equipe sempre unida e saiba delegar as funções para o grupo atingir as metas. Crie metas individuais e de equipe. Faça rodízios de pessoas, projetos ou funções dentro do setor — e mostre como é importante conhecer todo o negócio e trabalhar em equipe.

Focar na comunicação interna

Tenha em mente que é importante manter sempre uma comunicação interna ativa com cada colaborador e com a equipe como um todo. O segredo aqui é ser simples, direto e discreto e garantir que todos entendam a mensagem. Diga o que precisa sempre de forma positiva e aguarde os resultados!

Valorizar os funcionários que se destacam

Sempre importante reconhecer e premiar os colaboradores que mais se destacam. Além de um motivador para o funcionário, a equipe toda se torna competitiva. Mas, não se esqueça de mostrar a todos os motivos do destaque e o real merecimento.

Conhecer e valorizar a equipe

Respeite os funcionários como indivíduos, indo muito além do trabalho que eles fazem. O respeito pode ser um motivador simples, mas poderoso. Quando os funcionários se sentem genuinamente respeitados é muito mais provável que “se esforcem” para ajudar uma empresa a ter sucesso.

Apesar de todas essas dicas, o essencial mesmo é que o gestor dê um bom exemplo. Se você espera um comportamento profissional e comprometido, faça também o seu trabalho com primor, continue a desenvolver a sua carreira para que apoie a sua equipe da melhor maneira. Funcionários engajados e felizes são a receita para o sucesso de uma empresa.

Esperamos que este texto tenha colaborado de forma efetiva para que você utilize as melhores práticas da gestão de funcionários. E aí, gostou do nosso artigo? Então siga nossas redes sociais! Estamos no FacebookYouTube e Twitter.

Como fazer uma Gestão de Funcionários eficiente?
5 (100%) 6 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá! Participe do nosso grupo no Whatsapp, receba dicas sobre estética e converse com outros profissionais da área.
Clique no botão abaixo para participar. ⬇️