RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

6 Dicas para aumentar a Satisfação do Cliente na clínica de estética

Publicado em 09/16/2020

Dentro de um mercado cada vez mais competitivo e com consumidores mais exigentes, é preciso encontrar maneiras de agregar valor à experiência que o seu negócio oferece. Isso implica diretamente o nível de satisfação do cliente ao entrar em contato com a sua empresa. Esse, inclusive, é o primeiro passo para quem deseja se tornar referência em seu segmento e facilitar a fidelização.

satisfação do cliente

Com o crescimento do mercado de estética, por exemplo, a competição no ramo se tornou muito mais acirrada. Sendo assim, é preciso pensar e executar estratégias para manter os clientes fiéis que vão além do preço e do produto. Mas, na prática, o que fazer para deixá-los satisfeitos?

Para ajudá-lo nessa tarefa, preparamos este artigo com 6 dicas que vão aumentar a satisfação do cliente dentro da sua clínica de estética. Ficou curioso e quer saber mais? Continue a leitura!

Qual é a importância de pensar na satisfação do cliente?

Antes de entender como deixar os seus clientes mais satisfeitos, é preciso compreender os motivos para investir em algumas práticas. O primeiro deles é o nível de exigência dos consumidores por conta da variedade de ofertas e informações disponíveis. O seu negócio, portanto, precisa fazer mais do que apenas uma promoção ou um procedimento de qualidade.

A construção de um vínculo mais profundo com o consumidor é o que vai colocar a sua clínica como referência dentro do seu segmento. É a partir dessa relação mais natural e de confiança que se torna possível fidelizar mais clientes. Em um mercado tão disputado, é o que pode diferenciar o seu negócio dos demais, criando uma base de consumidores cada vez mais satisfeita.

Quais são as 6 dicas para aumentar a satisfação do cliente na sua clínica?

Que tal, então, saber o que você deve fazer na prática para aumentar a satisfação do cliente do seu negócio? Listamos 6 dicas que podem ser úteis para conquistar quem entra na sua clínica!

1. Esteja por dentro das tendências e das inovações do mercado

Um profissional antenado e que oferece os lançamentos mais recentes de produtos, tratamentos e procedimentos sempre estará um passo à frente de seus concorrentes. Portanto, leia revistas e artigos especializados, frequente eventos e congressos de estética e fique sempre por dentro das últimas novidades do setor.

2. Analise o seu público e crie estratégias específicas para cada um

Estude o seu público e procure separá-lo por perfis. Você pode segmentá-lo por faixa etária, horários em que os consumidores mais frequentam a clínica, procedimentos que mais realizam etc. Sabendo a quais perfis você atende, ficará mais fácil elaborar estratégias para atrair cada um.

Por exemplo, vamos imaginar que você tem uma parte do seu público composto por mulheres que frequentam a academia e visitam a clínica sempre no período da noite. Nesse caso, crie um pacote de serviços que seja atraente para esse público e ofereça também descontos em outros procedimentos que elas ainda não experimentaram.

Essa estratégia pode ser utilizada para qualquer perfil, como mulheres na terceira idade, homens, jovens etc. Basta pensar no que cada público procura e criar um pacote mais atrativo para ele.

3. Crie um bom relacionamento

Ouvir o seu cliente é fundamental, pois, só assim, você saberá o que deve ser melhorado e mudado em sua clínica. Crie um canal de comunicação para ouvir críticas, reclamações e elogios. Você pode utilizar uma caixinha de sugestões e a fanpage do Facebook ou aplicar pesquisas de satisfação regularmente.

É importante sempre dar um retorno cordial ao feedback do cliente, mesmo que a avaliação tenha sido negativa. Isso mostra que você se importa com a opinião dele e tem o desejo de melhorar a cada dia mais o atendimento. Além disso, trate-o sempre pelo nome e de forma agradável. Ele precisa se sentir importante para você e para a sua empresa.

É essencial manter um cadastro com os principais dados do cliente, como telefone, e-mail e data de nascimento. Lembre-se também de enviar cartões de aniversário personalizados e promoções exclusivas para os aniversariantes. Outra estratégia muito eficaz é criar programas de fidelidade para recompensar os clientes recorrentes.

4. Faça a sua clínica ser um ambiente exclusivo

A experiência do cliente começa logo no primeiro contato com a empresa, por isso, é importante fazer com que a primeira impressão seja a melhor possível. Treine a sua equipe para que ela preste um atendimento cordial e empático e consiga resolver os pequenos problemas do dia a dia com autonomia.

Invista também no ambiente: um espaço aconchegante e agradável fará com que os clientes queiram voltar mais vezes. Ofereça, por exemplo, estacionamento gratuito com manobrista e algo para beber, como café ou chá, durante a espera. Prestar um atendimento eficaz e humanizado fará com que eles se surpreendam positivamente, resultando na fidelização.

5. Invista no atendimento omnichannel

De acordo com um relatório do Google, 49% dos brasileiros adotarão uma jornada de compra prioritariamente digital durante e após o período de isolamento social. Esse é apenas mais um indício de que a sua clínica deve investir em um atendimento mais completo. Quanto mais canais, maiores as chances de atrair, encantar e fidelizar os clientes que se relacionam com a sua marca.

Oferecer um atendimento omnichannel, por exemplo, permite que o consumidor escolha por qual canal entrar em contato com a sua clínica. Ao marcar uma consulta ou um procedimento, imagine se ele pudesse fazê-lo utilizando o WhatsApp. Seria uma forma de otimizar e agilizar o processo, ao mesmo tempo em que o cliente teria uma experiência mais satisfatória, certo?

6. Tenha empatia

Também é importante desenvolver a empatia em toda a sua equipe na clínica. Afinal, entender a situação do cliente pode ser um diferencial. Isso mostra que você se importa com ele e vai ter um peso elevado no futuro — vale, por exemplo, ser compreensivo com um cliente que se atrasou uma única vez por conta de um problema de força maior e tentar encaixá-lo na agenda ainda daquele dia.

São os detalhes que conquistam o consumidor e mostram que você não está apenas interessado na conversão, mas também no seu conforto e no seu bem-estar. O mesmo vale para fazer um desconto em um determinado procedimento para quem está no meio de um tratamento e ficou desempregado, por exemplo. Assim, a relação vai se tornando cada vez mais saudável.

Além disso, lembre-se de que um consumidor satisfeito sempre traz outros consumidores para a sua clínica. Garantindo a satisfação do cliente, você ganhará um novo promotor dos seus serviços, colocando a sua marca como a principal dentro do seu segmento de atuação.

Agora que você já sabe como a satisfação do cliente é fundamental para o sucesso em longo prazo do seu negócio, que tal ficar por dentro de outros assuntos relevantes para o futuro da sua clínica? É só assinar a nossa newsletter e receber conteúdos como este na caixa de entrada do seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat