RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Rotina de Clínicas de Estética: 7 passos para otimizar o trabalho

Publicado em 05/16/2018

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Email 0 Filament.io 0 Flares ×
fale com um consultorPowered by Rock Convert

A rotina de clínicas de estética, muitas vezes, pode se tornar bastante exaustiva, devido às inúmeras obrigações dos profissionais. Nesse momento, é muito comum ocorrerem erros devido ao cansaço e desatenção por parte dos colaboradores.

rotina de clínicas de estética

Rotina de Clínicas de Estética: 7 passos para otimizar o trabalho

No entanto, esse é o tipo de situação que pode acarretar diversos transtornos para o seu negócio. Sendo assim, é importante você encontrar alternativas para melhorar a produtividade dos seus funcionários e, ao mesmo tempo, diminuir as chances de erros.

Com o objetivo de ajudar, escrevemos este artigo mostrando passos essenciais para otimizar o trabalho na rotina de clínicas de estética. Quer saber mais? Leia o post até o final e confira 7 passos para isso!

1. Invista em automatização da gestão

Contar com a tecnologia para auxiliar nos processos da rotina de clínicas de estética é uma estratégia muito eficaz. Você pode contar com softwares de gestão que são  especializados nos procedimento das clínicas, visando a otimização e melhoria dos processos realizados. Esses softwares facilitam o seu dia a dia e o de seus colaboradores também.

Dentre as diversas vantagens que eles oferecem, estão:

  • lembrete por SMS e e-mail para confirmar agendamento;
  • facilidade para cancelamento;
  • profissionalização do trabalho, como emissão de contrato e emissão de proposta;
  • relatórios precisos;
  • melhora do controle financeiro.

Dessa forma, é possível organizar a sua equipe para se dedicar mais nas tarefas que são mais importantes, aperfeiçoando o atendimento dos clientes e criando estratégias para garantir o crescimento da clínica.

2. Faça um mapeamento dos processos

O mapeamento dos processos também é uma excelente ferramenta para otimizar a rotina de clínicas de estética. Dessa forma, é possível definir bem as tarefas de cada colaborador, evitando o negligenciamento de obrigações e, consequentemente, otimizando o trabalho da equipe.

O mapeamento dos processos permite que os seus colaboradores não se sintam sobrecarregados. Além disso, será possível evitar erros que, geralmente, são cometidos por falta de atenção, devido ao cansaço do dia a dia.

Com essa padronização, o funcionário saberá exatamente o que fazer naquele dia. Com o passar do tempo, você também perceberá que não haverá mais confusões no agendamento de consultas e o financeiro da sua clínica estará em ordem, contribuindo para o bom desenvolvimento do negócio.

software para clínica de estética

3. Valorize e otimize a comunicação interna

Prestar atenção no que os seus colaboradores têm a falar é essencial para otimizar o trabalho diário. A comunicação interna, quando é eficaz, pode melhorar a gestão e motivar a equipe.

Se os seus funcionários conhecerem todos os procedimentos internos e todas as atividades da rotina da sua clínica, eles contribuirão para o crescimento do seu negócio. Além disso, uma boa comunicação interna é importante para evitar confusões e transtornos na hora de realizar os procedimentos.

Por exemplo, se você pede para o seu funcionário efetuar imediatamente o pagamento de um fornecedor X, mas, devido a uma falha na comunicação, ele entende que deveria pagar o fornecedor Y, você já tem um grande problema, certo?

job estéticaPowered by Rock Convert

Otimizar a comunicação interna evita transtornos desnecessários e pode eliminar erros que prejudicam o bom desenvolvimento da clínica.

4. Realize uma boa gestão de contas e orçamentos

O departamento financeiro é a base de qualquer negócio, independentemente do seu segmento. Ter um controle eficaz de todas as suas contas e orçamentos é fundamental para otimizar a rotina de clínicas de estética.

Nesse momento, um software de gestão também aparece como a melhor sugestão. Isso porque um controle manual, em planilhas de excel, é extremamente confuso, aumenta as chances de erros e, além do mais, ocupa muito o seu tempo para tomar qualquer decisão, até a mais simples.

Com os dados financeiros corretos em mãos, é possível criar estratégias para realizar novos investimentos que contribuirão para a expansão do negócio.

5. Treine seus colaboradores

Para garantir um atendimento eficiente, os seus colaboradores precisam entender como funcionam todos os processos dentro da sua clínica. Sendo assim, o treinamento se faz muito importante para garantir a satisfação dos seus clientes e assegurar que seus funcionários serão capazes de quebrar todas as objeções que possam existir.

O treinamento deve ser estendido a todos, principalmente aos profissionais que realizam os procedimentos. Isso é importante porque a tecnologia tem evoluído constantemente e, ao oferecer esse tipo de treinamento, será possível destacar a sua clínica da concorrência, oferecendo aos seus clientes a melhor prestação de serviços do seu segmento.

6. Entregue feedbacks para sua equipe periodicamente

Os feedbacks são importantes para orientar a equipe sobre como os processos devem ser realizados. Distribuir sermões quando as coisas não dão certo não é o ideal, pois desmotiva o funcionário e aumenta o estresse.

Sendo assim, é importante você observar o que precisa ser melhorado e reunir a equipe para, então, entregar o seu feedback. As críticas precisam ser construtivas, pois o funcionário precisa entender quais são as atitudes que devem ser evitadas para melhorar o desenvolvimento dos processos dentro da clínica.

Esses feedbacks também devem ser positivos, ou seja, elogios são sempre bem-vindos para motivar a equipe e melhorar a sua produtividade.

7. Ofereça a infraestrutura necessária

Para que os seus funcionários possam melhorar a sua produtividade, é muito importante que você ofereça a infraestrutura necessária para que eles possam realizar todos os processos de maneira eficiente.

Computadores de qualidade, um bom software de gestão, novos equipamentos e móveis adequados são fundamentais para colaborar com o bom desenvolvimento das tarefas.

Além do mais, com uma boa infraestrutura, você conseguirá diminuir o absenteísmo, pois seus colaboradores não terão problemas com tendinite, L.E.R, dentre outras doenças ortopédicas, por exemplo.

Oferecer um local de trabalho insalubre pode prejudicar a sua clínica em diversos sentidos. Mais tarde, você pode enfrentar até problemas judiciais devido à falta de infraestrutura. Dessa forma, é importante estar atento aos detalhes e, se necessário, contratar um profissional para indicar a melhor solução para a sua clínica.

Otimizar o trabalho da rotina de clínicas de estética é uma tarefa que exige a colaboração de todo mundo. Devido a isso, não deixe de reunir a sua equipe para apresentar as propostas de melhorias e falar que você conta com a ajuda de todos para que os processos possam ser realizados da melhor maneira possível.

Gostou das nossas dicas? Que tal se inteirar mais sobre o assunto, acessando nosso artigo para descobrir quais são os benefícios do software de gestão para clínicas de estética? Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Participar
Olá! Participe do nosso grupo no Whatsapp, receba dicas sobre estética e converse com outros profissionais da área.
Clique no botão abaixo para participar. ⬇️
Powered by