RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Como melhorar o relacionamento com o cliente?

Publicado em 09/02/2020

Você já parou para pensar em como um bom relacionamento com o cliente pode fazer a diferença no seu negócio? Criar uma interação e um vínculo com seu público pode ser a chave para que ele se torne um divulgador da marca e crie uma relação de fidelidade.

relacionamento com o cliente

Mas, afinal, quais estratégias utilizar para oferecer um atendimento 100% e criar um melhor relacionamento? A seguir, listamos dicas infalíveis que farão com que o cliente melhore a percepção sobre o seu negócio. Confira!

Implemente o bom atendimento como cultura da empresa

Para conseguir encantar e fidelizar seus clientes, é fundamental que a política de bom atendimento faça parte da cultura da empresa e que seja estimulada por líderes e gestores. Para isso, a meta deve ser sempre entregar mais do que o público espera e surpreendê-lo positivamente.

Essa entrega pode ser feita em pequenos gestos, com uma recepção agradável e atenciosa, lembrança do aniversário do cliente ou mesmo oferecimento de descontos e brindes. Para conseguir implementar essa cultura, no entanto, é importante treinar sua equipe e fornecer feedbacks contínuos.

Assim, todos compreenderão o objetivo e trabalharão juntos para oferecer uma experiência incrível.

Conheça seu cliente

Afinal, você sabe realmente quem são seus clientes? Entender quais seus gostos, dores e dúvidas é fundamental para que você consiga acertar o tom de voz da marca e criar ofertas específicas, que realmente tragam valor.

Por isso, busque reunir informações sobre os clientes que você já conquistou e faça um estudo cuidadoso. Esse levantamento pode ser útil, inclusive, para entender qual o seu público-alvo e conseguir atingir outros compradores potenciais.

Tenha empatia

Ser capaz de sentir a dor do outro é uma qualidade extremamente importante para que você consiga prestar um atendimento com excelência e melhorar o relacionamento com o público. É importante ter em mente, por exemplo, que, muitas vezes, o cliente entra em contato pedindo suporte porque está em uma situação de desconforto ou frustração.

Assim, é preciso que a equipe esteja preparada e tenha jogo de cintura para lidar com o problema com paciência. Os profissionais devem buscar transmitir calma, demonstrando que entendem a dor do cliente e buscando formas de resolver o conflito com agilidade.

Uma dica interessante e que fará toda a diferença no relacionamento é praticar a escuta ativa. Isso significa reformular o que foi dito pelo cliente para garantir que você o entendeu e demonstrar que está ouvindo e buscando solucionar o problema.

Tenha uma comunicação clara

A comunicação eficiente na hora da oferta é fundamental para que você não frustre expectativas e consiga passar todas as informações necessárias para que o processo de compra seja tranquilo. No entanto, mesmo tomando esses cuidados, podem ocorrer imprevistos.

Nesses casos, o atendimento pós-venda deve ser ainda mais cuidadoso, passando todas as informações detalhadas e questionando o cliente para saber se restaram dúvidas. O ideal é utilizar um linguagem positiva, independentemente da situação.

Seja ágil

Provavelmente, você já passou pela experiência de entrar em contato com um serviço de atendimento de alguma empresa e ficar horas tentando resolver um problema. Se já viveu essa situação, deve ter uma noção de como esse tipo de atendimento gera frustrações e, até mesmo, arrependimentos pela compra do serviço ou produto.

A agilidade na resolução de problemas é, portanto, um dos grandes diferenciais para que você ofereça uma experiência 100% positiva. Para isso, busque mecanismos e treine sua equipe para que o atendimento seja o mais rápido possível, sem perder a qualidade, tirando todas as dúvidas e eliminando filas e tempo de espera.

Alinhe a comunicação

Já citamos como uma equipe bem treinada e preparada faz toda a diferença na criação do relacionamento com o cliente. Por isso, é fundamental que exista uma padronização de linguagem e de atendimento para que a experiência seja satisfatória.

Essa unidade não deve estar apenas no atendimento da equipe, mas também, em toda a comunicação da marca e nas ferramentas de atendimento, como os chatbots. É importante garantir que, em qualquer local que o cliente busque informações, elas sejam sempre as mesmas e explicadas com a mesma clareza.

Colha feedbacks

Essa é a forma mais eficaz de melhorar seu relacionamento com o público e entender o que ele realmente quer. Por isso, não tenha medo de colher feedbacks sobre seu atendimento e serviços prestados.

Essa pesquisa pode ser feita de várias formas: com uma caixa de opiniões na recepção da clínica, com formulários de pesquisa enviados por e-mail ou WhatsApp ou mesmo, com pesquisas após finalizar atendimentos por telefone.

Com essas informações em mãos, reúna a equipe e busque planejamentos e ações que resolvam os pontos falhos e melhorem a experiência oferecida.

Admita erros e atenda às reclamações

Muitas vezes, criamos uma postura defensiva, o que acaba dificultando a forma como recebemos as reclamações. No entanto, elas são extremamente importantes para que você melhore seu atendimento e fidelize o cliente. Por isso, é importante estar aberto para receber todo o tipo de feedback e filtrar aqueles que possam ser construtivos.

Além disso, não tenha medo de admitir erros e pedir desculpas, mesmo que você tenha percebido a falha antes do cliente. Esse tipo de atitude ajuda a criar e restaurar a confiança na marca.

Crie comunidades

Criar espaços e comunidades com seus clientes é uma excelente forma de melhorar o relacionamento e fazer com que eles se sintam parte de algo. Por isso, essa estratégia pode ser uma boa ideia para divulgar informações e promoções e criar um canal de diálogo.

Você pode fazer isso com grupos no Facebook ou WhatsApp, por meio de webinários e lives ou em encontros em feiras e convenções.

Criar um bom relacionamento com o cliente é fundamental para fidelizá-lo e garantir seu retorno. Além de treinar sua equipe para prestar um bom atendimento, é importante buscar ferramentas e softwares de gestão que auxiliem nos processos, facilitando o dia a dia da clínica.

O Belle Software é um sistema de gestão ERP, focado em clínicas e franquias de estética, que auxilia você nas mais diversas demandas do dia a dia. Quer conhecer mais o nosso serviço? Então, entre em contato conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat