RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

5 Indicadores financeiros para analisar em Clínica de Estética

Publicado em 10/18/2018

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Email 0 Filament.io 0 Flares ×

Em um mercado cada vez mais competitivo, as clínicas que não têm uma mensuração de resultados eficientes podem vir a perder o controle financeiro e enfrentar dificuldades para manter as atividades. Dessa forma, analisar os mais diversos indicadores financeiros é fundamental para que se tenha uma ideia da realidade de sua clínica de estética, além de projetar a situação futura do seu fluxo de caixa.

indicadores financeiros

5 Indicadores financeiros para analisar em Clínica de Estética

Apesar de entender o quão importante é essa avaliação de resultados, muitos gestores de clínicas ainda não têm uma visão exata a respeito de quais indicadores realmente devem ser avaliados, pois não têm experiência em relação à gestão financeira de seus negócios e nem de um sistema de gestão.

Por essa razão, neste texto, abordaremos os principais indicadores financeiros para serem analisados em sua clínica de estética. Continue a leitura e entenda!

Afinal, o que são e qual a importância dos indicadores financeiros?

Os indicadores financeiros são métricas de desempenho, obtidas por meio dos mais diversos demonstrativos financeiros que envolvem determinada clínica. Entre os principais objetivos desses indicadores, podemos citar o fornecimento aos gestores de uma boa base de dados para as tomadas de decisão, além de permitir avaliação precisa referente à situação financeira de seus negócios.

Os indicadores possibilitam o acompanhamento do desempenho da clínica a um médio e longo prazo, com informações absolutamente importantes para o auxílio do planejamento e a elaboração das novas estratégias da administração.

A partir dos dados obtidos por meio dos indicadores financeiros, é possível enxergar com muito mais clareza quais são os principais pontos fracos e fortes da clínica no que diz respeito aos fatores que possam trazer mais retorno e aqueles que geram uma quantidade maior de despesas.

Quais os principais indicadores financeiros?

A seguir, confira quais são os principais indicadores financeiros que você deve avaliar em sua clínica de estética.

1. Indicadores de lucratividade

Os indicadores financeiros de lucratividade são aqueles responsáveis por relacionar algum dado referente ao Demonstrativo Resultado do Exercício (DRE), com a receita líquida da clínica — aquela gerada especificamente pela venda dos serviços. A lucratividade, por essa razão, indica o quanto a empresa obteve efetivamente de lucro com os serviços oferecidos em determinado período.

Entre os principais indicadores de lucratividade, é possível citar a margem bruta e o EBIT. Em relação ao primeiro, é aquele lucro bruto de uma clínica com valores referentes às vendas de seus serviços, enquanto o EBIT mede apenas o lucro operacional da clínica, como as despesas administrativas e aquelas relacionadas às vendas de serviços. Isso deixa de lado as despesas financeiras propriamente ditas, como as relacionadas a impostos.

2. Indicadores de rentabilidade

Os indicadores de rentabilidade permitem analisar o quanto a sua clínica obteve de lucro em relação às receitas geradas por meio da venda de serviços e do capital investido nela.

Um dos indicadores de rentabilidade mais utilizado é a margem operacional. Ela determina o valor restante no seu orçamento após deduzir todas as despesas, exceto a do imposto de renda.

Ao contrário da margem operacional, a líquida tem o objetivo de determinar o valor total disponível após deduzir absolutamente todas as despesas, incluindo a parcela descontada do imposto de renda. Para calcular a margem operacional, é preciso dividir receitas operacionais pelas líquidas originadas a partir da venda de serviços.

Outro indicador fundamental é o EBITDA, responsável por medir basicamente o lucro da clínica, sem contar valores referentes a impostos, amortizações, depreciações e juros.

3. Indicadores de estrutura de capital

Os indicadores de estrutura de capital são aqueles voltados para analisar o índice do endividamento de sua clínica e, também, a capacidade como gestor de gerar capital para arcar com os juros.

Entre os principais indicadores de estrutura de capital, podemos citar o endividamento total, em que é elaborada uma relação entre todos os valores que são referentes às dívidas de sua clínica com os valores investidos. Caso o índice de endividamento total seja elevado, é sinal de que a clínica possa vir a ter dificuldades para fazer novos investimentos.

A cobertura de juros, por sua vez, analisa se há a possibilidade de quitar as dívidas sem causar grande impacto no orçamento. Para obter esse índice, é necessário calcular o valor da divisão do EBIT (lucro antes dos impostos e juros) pelas despesas financeiras brutas.

4. Indicadores de liquidez

Enquanto os indicadores de capital analisam a capacidade de geração futura de caixa por parte de sua clínica para cobrir possíveis dívidas, os indicadores de liquidez têm como objetivo proporcionar uma avaliação a respeito da viabilidade do seu atual orçamento, para cumprir com compromissos financeiros dentro de determinado prazo.

Como essa é a capacidade de o seu atual orçamento de suportar esses compromissos, a liquidez corrente é um indicador que faz  o balanço entre as contas a pagar e a receber de sua clínica dentro de um período específico. Para calculá-la, basta dividir o valor de ativo circulante pelo de passivo circulante. Caso você queira obter a liquidez imediata, é só dividir o total disponível em caixa pelo passivo circulante.

5. Indicadores de atividades

Por fim, os indicadores de atividade são responsáveis por avaliar o quanto sua clínica leva de tempo para transformar as contas em vendas de serviço ou caixa.

Entre os indicadores financeiros de atividade, o giro de caixa é um dos principais. Ele avalia o quanto do dinheiro que é gerado em sua clínica é utilizado para financiar atividades operacionais. O índice de giro de caixa geralmente é inversamente proporcional ao de liquidez corrente. Ou seja, se um é elevado, o outro costuma ser baixo.

O fluxo de caixa é um dos mais simples indicadores a serem verificados, mas, ao mesmo tempo, um dos mais importantes e utilizados pelas clínicas. Ele tem como objetivo medir a diferença entre os valores de receitas com as despesas de sua clínica.

Como você pôde perceber a partir da leitura deste conteúdo, os indicadores financeiros são essenciais para o sucesso de sua clínica. A partir deles, é possível ter uma noção sobre o andamento da clínica e estabelecer um planejamento mais eficaz para melhorar os pontos mais críticos.

O que achou deste conteúdo? Para receber mais dicas como essas diretamente em sua caixa de entrada, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades.

5 Indicadores financeiros para analisar em Clínica de Estética
5 (100%) 5 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá! Participe do nosso grupo no Whatsapp, receba dicas sobre estética e converse com outros profissionais da área.
Clique no botão abaixo para participar. ⬇️