RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Planejamento Estratégico de Clínica de Estética: aprenda a fazer

Publicado em 01/07/2017

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

   Você tem uma clínica de estética? Se a sua resposta for sim, certamente você já sentiu a necessidade de ser mais organizado e desenvolver táticas para manter o seu negócio sempre em constante crescimento e com excelência na gestão. Por esse motivo, fazer um Planejamento Estratégico de clínica de estética é essencial e nós vamos ajudá-lo, explicando como executá-lo, em um passo a passo.

Planejamento estratégico de clínicas de estética

Planejamento Estratégico de Clínicas de Estética

   Quer saber mais sobre planejamento estratégico para clínicas de estética? Então confira agora mesmo o nosso tutorial.

1. Defina as diretrizes organizacionais da clínica

   O primeiro passo para criar um planejamento estratégico é a definição das diretrizes organizacionais do estabelecimento, ou seja, criar uma missão e uma visão, bem como definir os valores organizacionais que você deseja seguir.

   A missão precisa dizer o que a sua empresa é, a visão precisa informar o que você projeta para a empresa em um período predeterminado de tempo e os valores são crenças que a empresa tem para nortear o cumprimento da missão e da visão.

2. Projete uma matriz SWOT

   Após ter as diretrizes organizacionais bem definidas, você precisa iniciar a projeção de uma matriz SWOT. Para isso, é necessário mapear pontos fortes e fracos da empresa, bem como as ameaças e oportunidades do cenário em que sua clínica está inserida.

   Feito isso, é necessário fazer o cruzamento das informações levantadas, para que posteriormente sejam geradas as estratégias que o estabelecimento deverá seguir.

3. Trace um conjunto de estratégias

   A partir das informações levantadas no cruzamento das informações geradas na matriz SWOT, você deve traçar estratégias que aproveitem ao máximo as oportunidades e amenizem as ameaças do ambiente em que a clínica está inserida, ao mesmo tempo em que aperfeiçoa os pontos fortes e corrige os pontos fracos.

   Ao criar uma estratégia, sugere-se o desenvolvimento de uma tabela contendo informações como o público-alvo a que ela se destina, as atividades que serão realizadas, o prazo que deve ser cumprido, os recursos humanos e recursos físicos que são necessários, o orçamento com os valores que serão gastos e a meta que se deseja atingir.

4. Adote a metodologia do ciclo PDCA

   Ao se fazer um planejamento estratégico é necessário ter em mente que ele não é algo estático. Ou seja, devem ser previstas alterações no decorrer do processo, pois o cenário em que a sua clínica está inserida pode sofrer mudanças, devido, por exemplo, a mudanças econômicas ou políticas da sua região de atuação. Por esse motivo, trabalhar com o ciclo PDCA — sigla em inglês para as palavras Plan, Do, Check e Action — pode ser uma boa alternativa.

   A metodologia sugere que se deve planejar, executar, checar e agir, sempre em forma cíclica, revendo os resultados alcançados de tempo em tempo e ajustando aquilo que é necessário para que as estratégias não percam a sua validade com o passar do tempo.

   Fazer um planejamento estratégico pode até parecer um pouco complexo para quem é inexperiente nessa área. No entanto, seguindo essas dicas, temos certeza de que você conseguirá fazer da sua clínica um case de sucesso.

Se você ficou quer saber muito mais para criar o seu: baixe gratuitamente nosso Ebook: Planejamento Estratégico de Clínicas de Estética, clique aqui.

Gostou das nossas dicas? Restou alguma dúvida sobre planejamento estratégico? Deixe um comentário!

Planejamento Estratégico de Clínica de Estética: aprenda a fazer
4.5 (90%) 8 votes

One thought on “Planejamento Estratégico de Clínica de Estética: aprenda a fazer”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá! Participe do nosso grupo no Whatsapp, receba dicas sobre estética e converse com outros profissionais da área.
Clique no botão abaixo para participar. ⬇️