RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Controle de estoque na clínica de estética: saiba como fazer

Publicado em 20/06/2018

O controle de estoque em clínicas de estética é essencial para manter o acervo completo e organizado, o que resulta em um melhor desempenho. Quando não há uma boa gestão, isso pode levar à falta de algum material e trazer consequências que comprometam o funcionamento do negócio.

Estoque na clínica de estética

Controle de estoque na clínica de estética: saiba como fazer

Sendo assim, a gestão correta não deve ser negligenciada, pois isso pode levar a sua clínica a sofrer com a desorganização, prejudicando o atendimento e levando à insatisfação dos clientes. Pensando nisso, preparamos este artigo que ensina sobre controle do estoque e como contar com um software pode fazer toda a diferença nesse processo. Continue conosco e confira!

Por que é importante controlar o estoque?

A gestão do estoque em uma clínica de estética tem um papel muito importante, pois impacta diretamente diversos setores dentro de um negócio. É importante entender que uma boa gestão não se limita apenas às entradas e às saídas de produtos, mas abrange também o montante que a clínica disponibiliza para se manter no mercado.

Afinal, ter o conhecimento de cada detalhe do estabelecimento é um dos fatores mais importantes em qualquer empreendimento. Isso também inclui o estoque, já que o controle garante a disponibilidade dos materiais, produtos e equipamentos necessários para que os atendimentos e procedimentos sejam realizados com sucesso.

Nos tempos competitivos de hoje, esse é um fator importante para ter vantagem sobre a concorrência, já que contribui para um serviço de excelência e a satisfação dos clientes. Um estoque desorganizado pode prejudicar a logística e levar à perda de itens que passaram do prazo de validade. Além disso, também pode afetar as etapas de atendimento, provocando a falta de um material durante o procedimento, por exemplo.

Quando o serviço não é feito de maneira correta, resulta em uma experiência negativa do cliente, que certamente dará um feedback ruim para pessoas da sua convivência e nas redes sociais. Assim, as chances de a clínica ficar com má fama são altas, o que vai impactar o retorno financeiro.

Quais os benefícios de um software de gestão especializado?

Um software de gestão facilita muito o trabalho de administrar todo o acervo da clínica. Esse sistema permite gerar planilhas e relatórios mensais sobre o consumo, apresentando todas as informações necessárias para realizar as atividades. Confira a seguir as vantagens de contar com um software especializado.

Otimização de processos

O controle de estoque permite que vários aspectos relacionados à administração da clínica sejam mais práticos de executar, ajudando a evitar a ocorrência de erros. Quanto mais a clínica investe em melhorar a gestão do estoque, maior será a economia de tempo e de custos.

Um software especializado oferece dados e estatísticas muito úteis para a gestão do seu empreendimento. Dessa forma, é possível tomar decisões mais rápidas e assertivas para o desenvolvimento da clínica, além de evitar preocupações futuras relacionadas à gestão. O sistema ainda otimiza o tempo da sua equipe, o que permite que ela realize as atividades com mais agilidade e precisão, potencializando os resultados.

Diminuição de perdas de produtos

O uso de um sistema especializado conta com funções como cadastro de itens essenciais para a clínica (luvas, máscaras, toalhas e pincéis, por exemplo). Assim, será possível ter o controle da quantidade de materiais adquiridos, evitando desperdícios. O descarte dos materiais também pode ser verificado, de modo a identificar a necessidade de comprar novos suprimentos e evitar a falta deles.

Segurança das informações

Manter todos os tipos de informações do negócio preservados é um quesito fundamental. Com o uso de um software confiável, a proteção fica garantida, já que esses sistemas têm segurança avançada contra vírus e invasões. Assim, apenas é possível acessá-los usando login e senha previamente estabelecidos.

Como ter um bom controle de estoque?

Agora que você entendeu mais a respeito da importância e benefícios de manter o estoque controlado, pôde notar que a desorganização pode prejudicar o seu negócio. Por isso, conheça algumas dicas que vão contribuir para que o acervo permaneça armazenado de maneira mais eficiente, evitando prejuízos.

Crie padrões de organização do estoque

O lugar onde você armazena seus equipamentos e produtos precisa ser extremamente limpo e organizado. O espaço deve oferecer uma temperatura de acordo com os requisitos da mercadoria, ser livre de umidade e ter uma boa circulação de ar. Além disso, para manter a ordem no ambiente, é preciso criar padrões de organização, verificando quais as ações devem ser tomadas quando um item sai ou entra, horários em que é preciso fazer a movimentação de produtos etc.

Defina datas e períodos para compras

Para não comprometer o seu fluxo de caixa, é necessário definir datas e períodos para as compras. Também é preciso contar com fornecedores de confiança que permitam negociar os prazos de pagamento. Isso fará com que o estoque sempre fique abastecido e também evita o desperdício com a compra desnecessária de materiais.

Assim, fica mais fácil definir o que comprar com antecedência, sem dar margem para que os fornecedores extrapolem nos preços quando o pedido é feito em cima da hora. É importante que toda a equipe esteja ciente da definição desses prazos. Dessa forma, ela poderá organizar os padrões de produtividade, garantindo que nada venha a faltar até o dia de realização do pedido.

Tenha um volume mínimo e máximo para cada produto

Tanto o excesso quanto a falta de estoque podem prejudicar a sua clínica. Logo, é de suma importância que você defina um volume mínimo e máximo para a compra de cada produto. Dessa forma, haverá produtos suficientes para atender toda a demanda da sua clínica, diminuindo as chances de ter mercadorias estagnadas no seu estoque. Estabelecendo um limite para as quantidades de produtos, será muito mais fácil verificar seu estoque e definir qual é o momento ideal para realizar novas compras.

Apesar de contribuir para um estoque mais organizado, fazer isso manualmente pode trazer riscos, aumentando as chances de erros e falhas. Por esse motivo, ter um software de controle diminuirá as chances de prejuízos. Além disso, será possível fazer o cadastro de todos os produtos disponíveis em estoque, incluindo informações importantes sobre cada mercadoria.

O controle de estoque na clínica de estética deve ser umas das principais prioridades do empreendedor. Ao realizá-lo de uma forma automatizada, você poderá eliminar a ocorrência de situações que podem prejudicar o orçamento da sua clínica. A tecnologia agiliza os processos e proporciona mais qualidade na realização das atividades dentro da clínica, e por isso, vale a pena o investimento.

Achou o conteúdo interessante? Para ter acesso a mais informações úteis para o seu empreendimento, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

2 thoughts on “Controle de estoque na clínica de estética: saiba como fazer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️