RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Como gerenciar as avaliações estéticas da sua clínica?

Publicado em 28/03/2018

Todos que prestam serviços desejam a plena satisfação das pessoas. E quem possui uma clínica de beleza certamente se encaixa nessa descrição. Diante disso, entra em ação a necessidade de saber gerenciar avaliações estéticas para uma atuação mais assertiva.

avaliações estéticas

E por onde começar? Exatamente pelos clientes, que são os mais indicados para apontarem os erros e acertos da empresa. Com os pontos fortes e os fracos “nas mãos”, fica mais fácil lapidar o que está dando retorno positivo e realinhar aquilo que não está agradando.

Entretanto, não são apenas os consumidores das clínicas de estética que possuem peso no momento de fazer esse levantamento. Os funcionários, colaboradores, parceiros estratégicos, o proprietário e até mesmo os colegas são ótimos instrumentos para isso. Veja como tirar proveito da melhor maneira possível de cada um:

Clientes: o termômetro de quem sente o serviço na pele

O trocadilho é verdadeiro: as pessoas que pagam pelos procedimentos corporais e faciais são ótimos canais para mensurar o desempenho da empresa.

Os profissionais podem perguntar aos seus clientes o que acham dos serviços, dos produtos, dos preços e de tudo o que é desejado em um bate-papo, para fazer um relatório de cada um deles sobre os prós e contras, assim como anotar indicações de melhorias.

Envio de SMS ou e-mail com lembrete de horário, opção de cancelamento ou confirmação, são maneiras eficientes de lembrar as pessoas sobre o agendamento e demonstrar organização, contando muitos pontos na credibilidade.

E esses meios podem ser utilizados, também, para obter um feedback mais preciso, com descontos ou prêmios para os clientes que responderem a um questionário on-line ou preencherem uma ficha de cadastro, por exemplo.

Além de conseguir medir os altos e baixos, a empresa consegue mais aproximação e oportunidades de negócios. Isso porque talvez o cliente nem tivesse interesse em determinado procedimento, mas por ter conseguido 40% de desconto, irá fazê-lo.

O mesmo vale para os aniversariantes do mês. As pessoas adoram ser parabenizadas, por isso, utilize essa e outras datas importantes (como dia das mães, das mulheres etc) para lançar formulários de análises e premiar àqueles que o responderem, usando como “pano de fundo” as comemorações do calendário.

Por fim, as redes sociais também têm muito poder para identificar a imagem da clínica. Os comentários nas postagens, número de pessoas alcançadas e avaliações (como 5 estrelas na Fan Page) trazem um retorno poderoso para orientar os direcionamentos da empresa.

Ainda que não abranja a todos, é possível mapear o que pode ser melhorado e o que necessita de ajustes através das palavras de quem você quer agradar: os clientes.

Gerenciar avaliações estéticas dentro da empresa é fundamental

Levantar o desempenho da empresa por meio dos funcionários é uma maneira de também motivá-los, já que qualquer pessoa que se sinta importante irá ter a sensação de que é valorizada.

Os envolvidos podem ser avaliados por si mesmos, comentando sobre os colegas de trabalho e também dando ideias de melhorias.

A interação 360º, em que todos se unem para conversar sobre o andamento da empresa, é um dos métodos mais efetivos, já que agrega valores e posicionamentos e é uma maneira dos envolvidos se sentirem determinados a seguirem o que foi discutido pelo coletivo.

A importância de um software voltado para a gestão da clínica

A tecnologia é uma grande aliada nessa missão. Por isso, ter um software de gestão que faça cadastro de clientes, agendamento, avaliações, disparo de SMS, formulários, contratos, entre outros, agrega otimização de tempo e uma resposta mais rápida no levantamento de dados.

Muitas vezes, proprietários de clínicas possuem muito conhecimento sobre algum ponto, como fazer a gestão dos funcionários, mas não têm tanta habilidade com a parte do controle financeiro. Essa ferramenta é uma boa alternativa para a organização da empresa como um todo.

Agora que você sabe como gerenciar avaliações estéticas, que tal deixar um comentário nos dando a sua opinião sobre o assunto ou nos contando um pouco da sua experiência?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️