RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

10 Erros mais comuns na administração de Clínicas e como evitá-los

Publicado em 08/08/2018

Fazer uma administração de clínicas impecável é o sonho de qualquer gestor. Isso é importante porque ela é essencial para garantir o bom desenvolvimento do negócio, assegurando que os investimentos corretos serão realizados no momento oportuno e também que os processos funcionarão da melhor maneira possível.

No entanto, até os gestores mais experientes cometem erros que podem comprometer o bom desenvolvimento do seu empreendimento. Por isso, é importante estar atento a esses equívocos para eliminá-los o quanto antes.

administração de clínicas

10 Erros mais comuns na administração de Clínicas e como evitá-los

Neste artigo, separamos os 10 erros mais comuns praticados na administração de clínicas e mostraremos como evitá-los. Quer saber mais? Venha conferir!

1. Misturar as finanças pessoais com as da clínica

Retirar dinheiro do caixa de maneira esporádica, sem diferenciar quais são as despesas da clínica e quais são os seus gastos pessoais, é um erro muito comum e que precisa ser eliminado. Essa prática desestabiliza o seu controle financeiro, prejudicando vários setores, desde a realização de novos investimentos até o pagamento dos funcionários.

Para solucionar essa questão, é preciso que você tenha um fluxo de caixa eficiente, anotando todas as receitas e despesas, incluindo o seu pró-labore. Dessa forma, você conseguirá estipular um salário fixo para si e otimizará o seu controle financeiro pessoal.

2. Não cuidar do ambiente organizacional

Para que o funcionário seja produtivo, você precisa motivá-lo. Oferecer um ambiente organizacional de qualidade faz com que os seus colaboradores consigam trabalhar mais e melhor. Além disso, as margens de erros diminuirão, pois eles não se sentirão pressionados ao realizarem as suas atividades.

Para fornecer um bom ambiente de trabalho, é necessário que você demonstre que se importa com o bem-estar de seus funcionários. Também é relevante ser receptivo às novas ideias, ouvir as objeções sem levar para o lado pessoal e se mostrar interessado na resolução dos problemas de convívio entre os colaboradores.

3. Não treinar funcionários

Se você não oferece o suporte necessário para que os seus funcionários exerçam as suas atividades de maneira eficiente, saiba que essa prática pode prejudicar até mesmo a imagem da sua clínica perante os seus clientes.

Sendo assim, ofereça treinamentos para que os seus colaboradores aprendam, da melhor forma possível, a atender bem a um cliente, a resolver os problemas sem precisar levar todos para você, a controlar o setor financeiro etc.

4. Falhar na gestão de marketing

Alguns empreendedores ainda não estão convencidos do potencial que o marketing tem e, por isso, não dão a atenção devida para esse setor tão fundamental. Não cometa esse mesmo erro, pois, ao agir dessa forma, você perderá os seus potenciais consumidores para os seus concorrentes.

Assim sendo, procure por ações de marketing que são realmente eficientes, como criar um blog e investir em e-mail marketing, links patrocinados, redes sociais etc. Se achar necessário, entre em contato com uma agência de sua confiança para colocar essas estratégias em prática para você!

5. Não investir em tecnologia

Provavelmente, este é um dos maiores erros: a falta de investimento em tecnologia delonga a realização dos processos dentro da clínica, fazendo com que os seus colaboradores percam muito tempo tendo que fazer as suas atividades manualmente.

Levando isso em consideração, é importante ressaltar que o uso da tecnologia otimizará a produção de seus funcionários, facilitando a rotina de toda a equipe. Além disso, você conseguirá ter acesso aos dados de seus clientes e ao seu controle financeiro de maneira muito mais ágil e, o melhor, sem equívocos na troca de informações.

6. Não focar o relacionamento com o cliente

É um dos erros mais comuns que podemos avistar no mercado competitivo de clínicas de estética. Pecar no relacionamento com o seu público é extremamente prejudicial para o seu negócio em diferentes níveis. Esse problema na administração pode impactar diretamente o seu caixa, reduzindo a lucratividade do empreendimento.

Para evitar esse erro na administração de clínicas, deve-se investir em formas de otimizar a comunicação com os clientes. Muitas vezes, apostar em canais omnichannel pode ajudar a elevar a satisfação do seu público. Isso permite realizar um atendimento humanizado, considerando as particularidades de cada um e apresentando soluções adequadas para a demanda dos indivíduos.

7. Ignorar o atendimento na recepção da clínica de estética

Qual é o primeiro contato que os seus clientes têm ao entrar em seu empreendimento? Se você pensou na recepção da clínica de estética, acertou! Essa é uma parte fundamental do seu negócio e que não deve ser ignorada em hipótese nenhuma. Desde os aspectos estéticos até a qualidade do atendimento fazem total diferença na hora de encantar e fidelizar o seu público.

Contar com a recepção da clínica de estética preparada para agradar aos seus clientes da melhor forma possível é indispensável para o sucesso do negócio. Por isso, invista em uma equipe capacitada para providenciar o melhor atendimento ao público. Você também pode otimizar o serviço dos seus colaboradores com uma estrutura de ponta.

Disponibilizar ferramentas tecnológicas permite agilizar o serviço na recepção da clínica de estética, potencializando os resultados. Isso garante um atendimento mais eficiente e, consequentemente, eleva a satisfação do seu público.

8. Não planejar e organizar as suas finanças

Ainda que já tenhamos citado a importância de separar as finanças pessoais e as da clínica, também é muito relevante ter um controle financeiro mais eficiente. Não saber gerir os seus rendimentos é um erro grave de administração de clínicas, podendo prejudicar o seu empreendimento caso não seja corrigido.

Uma forma de evitar esse tipo de problema é realizando um fluxo de caixa. Esse processo envolve o registro de toda a movimentação financeira de um empreendimento, estimando as despesas mensais e permitindo separar recursos para investir em melhorias para o negócio.

9. Não organizar as informações dos clientes

As informações dos seus clientes são essenciais para dar continuidade aos procedimentos estéticos que a sua clínica realiza. A falta de organização nesse aspecto pode significar muitas coisas, e nenhuma delas pode ser positiva para o seu empreendimento.

Entre atrasos e desmarcações de horários até erros durante as consultas, esse tipo de situação traz sérios prejuízos que devem ser evitados a todo custo. Por isso, é preciso investir em soluções que possibilitem a centralização de informações sobre os seus clientes para facilitar o acesso.

Assim, você terá formas de otimizar a administração da clínica com total praticidade. Existem ferramentas que auxiliam nesse processo, facilitando a criação de fichas de clientes, além de otimizar outros aspectos do negócio, como os trabalhos administrativos e financeiros.

10. Não elaborar um planejamento estratégico

Atuar em um mercado cada vez mais competitivo sem ter um norte significa que você está contando com uma sorte que um dia pode acabar o abandonando. Contar com um planejamento estratégico é uma parte fundamental em uma administração de clínica de sucesso. Traçar metas e objetivos é o combustível para o crescimento saudável de qualquer empreendimento.

Procure identificar o que você pretende alcançar com a sua clínica. O mercado de estética está em constante evolução e surgem diferentes técnicas e procedimentos novos a cada dia. O planejamento envolve entender esse segmento e como você pode adaptar o seu negócio para se manter relevante e atualizado.

Esses são os principais erros que você precisa evitar na administração de clínicas. Lembre-se de que, para o seu negócio crescer, o primeiro passo é eliminar esses gargalos que prejudicam o bom desenvolvimento dele.

E aí, gostou de conhecer os 10 erros de administração de clínicas? Deixe um comentário contando o que você achou!

One thought on “10 Erros mais comuns na administração de Clínicas e como evitá-los”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️