RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Como divulgar sua clínica de estética nas redes sociais

Publicado em 01/31/2018

fale com um consultorPowered by Rock Convert

A todo o momento, centenas de pessoas recorrem às mídias virtuais a fim de buscar referências e contatos. No ramo da beleza corporal, esse número pode ser considerado ainda maior. Sendo assim, aprender como divulgar sua clínica de estética nas redes sociais aumenta muito as chances de conseguir novos clientes.

Como divulgar sua clínica de estética nas redes sociais

Como divulgar sua clínica de estética nas redes sociais

As redes sociais concentram uma grande quantidade de informações e dicas de beleza para todo tipo de perfil e interesse, como saúde, bem-estar ou estética, cada qual com uma demanda diferente. Nesse cenário há uma boa oportunidade para tornar sua empresa mais presente e reconhecida, por meio de anúncios online ou publicações diversas.

Os anúncios podem ser segmentados de acordo com o público que se deseja atingir, potencializando os resultados. Outra grande vantagem é o baixo investimento a ser feito: a quantia aplicada pode ser inicialmente pequena e aumentar gradualmente de acordo com seu planejamento.

Se você quer divulgar sua clínica nas redes sociais, esse é o momento certo. Você tem dúvidas a respeito? Quer saber mais sobre os segredos para popularizar seu espaço? Vamos aprender como divulgar sua clínica de estética nas redes sociais? Leia o nosso post até o fim e descubra!

A importância a presença da clínica nas redes sociais

As redes sociais se tornaram um instrumento poderoso de relacionamento com o cliente. Isso porque é possível fazer com que o seu público acompanhe o seu conteúdo sem ser invasivo. Além de buscar entretenimento, as pessoas gostam de usar as redes sociais para acompanhar tendências e ficar por dentro das novidades.

É nesse momento que você tem a oportunidade de mostrar a ela os serviços oferecidos na sua clínica de uma forma que ela conheça os benefícios e, inclusive, entenda quais problemas a sua clínica é capaz de ajudá-la a solucionar.

Os benefícios de anunciar em redes sociais

A gama de redes sociais em destaque neste momento é alta, então, fizemos uma lista com as mais utilizadas e de maior alcance.

Anúncios no Facebook (ou Facebook Ads)

Quando se fala em como divulgar sua clínica de estética nas redes sociais, logo lembramos do Facebook. Com bilhões de usuários em todo o mundo, sendo cerca de 61 milhões somente no Brasil, o Facebook é atualmente a maior rede social existente em número de perfis.

Como ferramenta de negócios, é possível criar uma aproximação com os clientes, posicionar a marca de forma sólida por meio da movimentação das fanpages e dos posts patrocinados e, assim, atrair mais consumidores. Seu custo é baixo, podendo começar em R$ 1,00 por dia, considerando os cliques em anúncios.

Ter atenção às imagens selecionadas e à quantidade de texto inserida nelas é imprescindível para que seu anúncio tenha sucesso. Mais importante ainda, para que o Facebook permita que ela circule.

Caso seja necessário, a plataforma também oferece um consultor para guiar seu planejamento de anúncios e garantir um bom retorno.

Teste grátis

Anúncios no Instagram

Também quando citamos divulgação nas redes sociais, vem a mente o Instagram. Com aproximadamente 300 milhões de usuários, o Instagram é outra rede social que tem crescido bastante e trabalha muito com o visual, já que as publicações somente podem conter imagens.

Alguns anúncios feitos nessa mídia online podem ser identificados pela tarja “patrocinado” que aparece junto à publicação. Desse modo, ao navegar, o usuário poderá distinguir aquela imagem de um post comum.

Muitas marcas se preocupam em manter um padrão de organização das postagens, utilizando um único modelo para legendas, por exemplo, para chamar a atenção do público, reforçando assim seu reconhecimento. Mas é importante lembrar que só é permitida a inserção de um único link em cada postagem para um acesso externo, como sites, blogs ou landing pages, por exemplo.

O investimento inicial também pode ser diário e aumentar gradualmente. Assim como ocorre com o Facebook, a rede permite o impulsionamento de postagens para expandir o alcance de sua clínica nas redes sociais.

Anúncios no Google (Google Adwords)

Para que sua clínica seja encontrada, é necessário haver divulgação e pesquisa, certo? E, como sabemos, a ferramenta mais utilizada para esse tipo de ação é o Google.

Ser encontrado nesse site é fundamental para o sucesso de qualquer empresa que queira utilizar a internet como principal canal de divulgação e, como o ditado diz, “quem não é visto não é lembrado”.

Ter uma posição de relevância nas páginas de pesquisa é imprescindível, pois sabemos que muitos usuários não vão além da primeira página de resultados.

Para colocar sua clínica no topo da lista, é possível investir em links patrocinados, nos quais você também aplica somente a quantia disponível e bem calculada. Cada vez que o anúncio recebe um clique, você paga um valor fixo, de acordo com o que foi investido.

As possibilidades oferecidas pelo WhatsApp

Agora que você já sabe como inserir a sua clínica nas principais redes sociais, é hora de falar um pouco sobre o WhatsApp, aplicativo de mensagens de grande aderência no Brasil.

job estéticaPowered by Rock Convert

Sua função é diferente das redes sociais. Enquanto as mídias online criam um relacionamento a longo prazo, a comunicação pelo WhatsApp é imediata.

Para usá-lo como uma ferramenta eficiente na divulgação de sua clínica, comece organizando os contatos de clientes. Depois, planeje ações periódicas. Se já existe uma predeterminação de atividades, novidades e promoções, selecione os contatos que podem se interessar por cada uma e envie os comunicados nas datas estipuladas.

Outra utilidade do WhatsApp é a possibilidade de controlar a agenda da clínica marcando, remarcando e confirmando os horários dos clientes instantaneamente.

O histórico das conversas fica registrado para que haja um amplo controle sobre o que já foi repassado ao cliente e para que ele não fique saturado e confuso com o fluxo de informações.

O WhatsApp Business

Uma versão nova do aplicativo para empresas está sendo desenvolvida para aumentar suas possibilidades de uso. Ele já está em fase de testes e se chamará WhatsApp Business. Promete funcionalidades interessantes, como a inserção de endereço, a descrição de serviços e horário de atendimento, além do envio de mensagens automáticas.

É bom ficar de olho nessa novidade para se adaptar ao seu uso, tão logo ela for lançada.

Algumas dicas para utilizar o WhatsApp

O WhatsApp como canal de relacionamento deve ser usado com cautela, para ajudar o cliente sem tornar o contato exaustivo ou incômodo. Além do planejamento de ações, lembre-se de sempre tratá-los de acordo com as regras de etiqueta, que incluem educação e ética.

  • se ele não puder responder de imediato, não insista. Dê um tempo e retome o contato depois;
  • caso sinta que ele está com dúvidas ou que as informações não estão claras, ofereça-se para explicar. Se necessário, até mesmo entrar em contato por e-mail ou telefone a fim de passar mais detalhes.
  • somente envie mensagens para clientes que autorizarem o contato por WhatsApp ou que já falaram com sua empresa antes. Do contrário, essa ação se torna invasiva;
  • fale somente o necessário. Transmita informações curtas e objetivas, de fácil leitura e entendimento, fornecendo outra forma de conversação ao final do texto;
  • treine os funcionários para realizarem bem esse atendimento online. Algumas equipes podem ser formadas para atender por turnos, possibilitando que o cliente seja contatado somente no horário que for mais conveniente para ele.

Outras estratégias de divulgação

Além dessas estratégias listadas acima, existem outros recursos que podem ser usados a favor da sua clínica, os quais também oferecem ótimos resultados. Veja quais são eles!

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo precisa ser relevante e usar uma linguagem que faça com que o seu público-alvo se identifique com a sua marca. Sendo assim, é interessante evitar termos técnicos e explicar, de forma clara e objetiva, como os procedimentos são feitos e quais problemas eles solucionam.

Como essa estratégia leva tempo para ser concluída e precisa atender às exigências de SEO (Search Engine Optimization), é interessante que você terceirize esse serviço para que um produtor de conteúdo experiente possa desenvolvê-lo com a qualidade necessária.

Relacionamento com o usuário

Criar um bom relacionamento com o usuário também é uma estratégia de divulgação interessante, uma vez que ele pode ser o responsável por divulgar a sua marca para terceiros. Sendo assim, quanto melhor for a interação, melhores serão seus resultados.

A ferramenta Stories do Instagram, por exemplo, é excelente para gerar uma interação mais próxima com os usuários. Ela disponibiliza diversas funcionalidades que permitem que o potencial cliente converse com a sua clínica, tirando as suas dúvidas e acompanhando a rotina dos seus profissionais.

A organização dos conteúdos

A produção de conteúdo precisa ser constante. Dessa forma, você consegue engajar seu público com mais facilidade. Entenda o que você precisa fazer para organizá-lo e torná-lo atrativo.

Planejamento das postagens

As suas publicações não podem ser postadas de maneira aleatória, por exemplo, uma semana tem conteúdo e na outra não tem. Sabemos que é difícil ser consistente em suas postagens, mas isso é fundamental para ter bons resultados — principalmente orgânicos.

Para que nada saia do seu controle, você precisa fazer um planejamento das suas postagens. Nele é preciso constar o tema de cada post, o que será abordado no conteúdo e quando eles serão postados.

Tipos de conteúdos para postar

Existem diversos tipos de conteúdos que podem ser postados nas redes sociais da sua clínica. No Facebook e no feed do Instagram, você pode publicar curiosidades sobre os tratamentos, tirar as principais dúvidas do seu público etc.

Já nos Stories, é interessante mostrar a rotina da clínica para manter uma relação mais próxima. Use as funcionalidades da caixa de perguntas, vídeos ao vivo, entre outras que ajudam a melhorar o relacionamento com o cliente. Esses conteúdos podem ser feitos em vídeo ou em texto.

Parcerias com digitais influencers

Os digitais influencers, como o nome já diz, exercem grande influência sobre a decisão de compra de seus seguidores. Sendo assim, você pode contatá-los para fazer parcerias interessantes para a sua clínica.

Lembre-se de que é importante negociar com influencers do seu ramo de atuação. Do contrário, você não terá bons resultados. Além disso, é importante destacar que, se o seu orçamento não for muito grande, você pode contratar microinfluenciadores digitais, que também têm um público engajado.

Essas são apenas algumas orientações para que a presença da sua clínica nas redes sociais seja mais visível. Há soluções diversas para esse tipo de divulgação, então não se esqueça de avaliar bem o seu tipo de negócio para tomar as decisões corretas. Espero que tenha aprendido como divulgar sua clínica de estética nas redes sociais e traga muitas clientes novas para sua clínica.

Gostou do nosso artigo? Para tirar as suas dúvidas por completo, entenda agora se vale a pena investir em redes sociais para clínica de estética!

2 thoughts on “Como divulgar sua clínica de estética nas redes sociais”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️