RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Dicas de Decoração para Clínicas de Estética e SPA

Publicado em 05/03/2015

A beleza é fundamental em seus mais variados aspectos, e quem trabalha com ela sabe o quanto o bom gosto precisa andar de mãos dadas com a eficiência. A decoração para clínicas de estética e SPA deve passar ao público tudo aquilo que ele procura para si próprio: equilíbrio, paz, tranquilidade, harmonia e excelência.

Decoração para Clínicas de Estética

Se o software inteligente faz tudo para que você possa administrar sua clínica de forma a otimizar o atendimento e minimizar erros de qualquer espécie em todos os setores, você ganha mais tempo para dar atenção à parte física do seu empreendimento, garantindo mais conforto para seus clientes e um visual condizente com a sua proposta.

Tenha atenção aos detalhes que citaremos, pois eles são fundamentais para repaginar sua clínica e incrementar a relação com o seu público. Acompanhe e saiba como valorizar o local que é a imagem da sua empresa e o seu cartão de visitas, deixa a sua sala de estética linda!

Faça uma lista do que o seu público procura

Antes de mais nada, pense no que o cliente procura em uma clínica de estética:

  • atendimento personalizado;
  • excelência nos serviços;
  • recepção eficiente;
  • administração e gerenciamento de seus exames e consultas otimizados;
  • facilidade de pagamento e faturas contra convênios médicos e planos de saúde;
  • funcionários competentes e rotina sem perda de tempo;
  • conforto;
  • segurança;
  • bem-estar;
  • confiança.

Os seis primeiros itens dessa lista podem ser resolvidos facilmente com um software de administração de clínicas de estética e SPA, que otimize processos e evite retrabalhos por erros humanos.

Os últimos quatro itens, no entanto, podem ser obtidos por meio de um ambiente agradável e envolvente, no qual o público sinta-se tão bem quanto se estivesse em sua própria casa — ou até mais que isso.

Uma empresa, principalmente uma que seja social e que se preocupa com o efeito que a decoração tem em seus clientes é muito mais apta a conquistar espaço do que outra que olha apenas para si mesma.

Afinal, a estética deve estar refletida em todos os lugares, mas precisa ter como foco principal o conforto visual e a harmonia proporcionada a quem mais importa: o cliente.

Comece a decoração para clínicas nas cores e termine nos detalhes

Para isso, o macrouniverso, muitas vezes, deve ser mudado, mas a atenção para os detalhes, por outro lado, é algo fundamental.

Cores para clínica de estética

Escolher uma boa paleta de cores para estética é fundamental. Use cores claras e femininas, mas sem exagero para não parecer uma caricatura brega. Se a sua clínica também atender o público masculino, opte por cores mais sóbrias em algumas salas, como cinza, gelo e azul.

Bege, salmão, branco, amarelo e tons terrosos dão um ar de elegância, sofisticação e passam a impressão de relaxamento. Você pode trabalhar com a monocromia em vários tons, ou com a policromia, mas escolha uma paleta suave, de preferência de cores análogas.

É interessante fazer a decoração com as cores da sua clínica de estética com o intuito de reforçar a identidade, mas sempre de forma sutil e harmoniosa.

Mobília

Confortável. Quem se senta em um sofá ou poltrona da clínica deve sentir-se tão bem a ponto que tenha preguiça de levantar.

Em clínicas de estética, é bem provável acontecer um atraso por parte do profissional devido a algum atendimento de emergência, por exemplo. Nesse sentido, é importante investir em mobílias que ofereçam o conforto necessário ao cliente para que ele não se sinta cansado e, muito menos, irritado por ter que esperar um período a mais do que o planejado.

Sendo assim, é importante que a sua clínica ofereça opções de entretenimento que vão além da TV e revistas. Ter um lugar especial para que o cliente possa tomar um cafezinho com aperitivos também é importante.

Invista em sofá e poltronas de couro sintético ou natural. Além de serem extremamente confortáveis, esses modelos também são fáceis de lavar. Valorize as cores neutras, como tons pastel, gelo e branco, pois elas transmitem tranquilidade ao ambiente. Para deixar o lugar mais aconchegante, invista em quadros com tons suaves e objetos decorativos.

As cortinas também podem valorizar o seu ambiente, deixando-o mais acolhedor. Os modelos de veludo, por exemplo, transmitem uma sensação de aconchego e, ao mesmo tempo, agregam requinte à sua clínica.

Distribuição espacial

Ambientes amplos e com circulação facilitada dão mais conforto visual e físico. Na entrada da sua clínica, é interessante que você monte uma recepção ampla e organizada. Nela, procure incluir sofás e poltronas suficientes para que todos os clientes possam ficar confortáveis. É importante também que a sua sala de atendimento fique em um espaço separado do lugar em que os procedimentos são realizados.

Os pisos de tons claros passam a impressão de um ambiente mais amplo e clean, ou seja, são ideais para a sua clínica de estética. Se quiser potencializar a sensação de amplitude, experimente incluir espelhos para refletir a luz nas áreas internas.

Se o espaço permitir, monte um pequeno ambiente para o entretenimento das crianças que, normalmente, acompanham os pais nas consultas. O local pode conter mesinhas e cadeirinhas, com materiais para desenho e lápis de cor para entreter o público infantil por alguns períodos.

Iluminação

Ela não deve ser clara demais para que possa provocar uma sensação de relaxamento, e nem muito escura a ponto de dar sono. O ideal é apostar em luzes indiretas e amarelas. Na dúvida, use spots direcionáveis, arandelas de parede e abajures.

Você também pode usar lâmpadas que têm uma temperatura mais baixa, pois elas auxiliam bastante no desenvolvimento de uma sensação de conforto lumínico.

Dentro do ambiente em que os procedimentos serão realizados, é importante que a luz passe a sensação de limpeza e qualidade do serviço. Devido a isso, é interessante contar com uma iluminação branca, fria ou neutra.

Para garantir uma iluminação artificial mais eficaz, dê preferência para pisos e tetos claros. O ideal é que as paredes estejam revestidas com tons pastéis.

Cabe ressaltar que uma boa iluminação não depende apenas dos materiais adequados. Afinal, a intensidade da luz natural também precisa ser levada em consideração dentro dessa análise.

Ao colocar em prática todas essas ideias será possível transmitir uma sensação de tranquilidade aos clientes e garantir a satisfação de todos eles.

Tapetes e cortinas

Dê sempre preferência às cores lisas em tapetes e cortinas. Além de serem mais aconchegantes, são mais fáceis de combinar com acessórios e papéis de parede. Invista em venezianas, principalmente as de madeira, que aquecem visualmente o ambiente.

Papéis de parede

Se quiser colocar estampas ou texturas, faça apenas em uma parede de cada cômodo. Cuidado também com as maxi fotos que, quando usadas em excesso, têm a capacidade de poluir o ambiente, causando o efeito contrário.

Velas e gaiolas

As velas são um recurso muito usado em SPAs porque provocam a sensação de relaxamento. Use velas em gaiolas, bambus, vidros coloridos e até em copos com água, as chamadas velas flutuantes. Flores e pétalas de rosa mergulhadas em potes de cerâmica ou vidro com água também são detalhes interessantes que fazem toda a diferença.

Salas

Cada sala pode ter uma identidade e até cores diferentes, mas mantenha um padrão. Isso propicia uma sensação de segurança e passa a imagem de profissionalismo.

A decoração da sua clínica é o primeiro contato que o seu cliente terá com o seu negócio. Por isso, é de suma importância prestar atenção em todos os detalhes para não passar uma imagem de despreocupação com o bem-estar de cada cliente.

Entenda a importância da fachada da sua clínica

A fachada de clínica de estética é uma parte importantíssima. Ela é responsável pela primeira impressão que os seus clientes terão com a sua marca. Porém, ser capaz de se destacar no mercado não é uma tarefa simples, já que exige bastante planejamento, dedicação e criatividade.

Por isso, vamos explicar os principais aspectos que você deve priorizar em sua fachada!

Escolha bem as cores

A sua fachada deve passar segurança para o seu público, da mesma forma que o interior da sua clínica. Por isso, opte sempre por cores mais tranquilas, que transmitam paz e aconchego para o seu público. Dessa forma, deve-se evitar quaisquer combinações que causem agitação na sua clientela.

Assim, é essencial prestar bastante atenção ao combinar as cores da sua fachada com o interior da clínica e com o trabalho dos profissionais envolvidos. É muito importante que você seja capaz de remeter aos objetos de decoração à especialidade do seu negócio, possibilitando um diálogo sempre honesto da sua fachada com o tipo de serviço prestado.

Atente-se ao letreiro

Outro ponto importante que você deve prestar atenção ao investir em uma fachada de clínica de estética é o letreiro. Acontece que muitas cidades no país têm uma legislação específica, que segue normas e costumes de cada região abrangida.

Isso significa que em alguns lugares, a instalação de um letreiro pode ser proibida como forma de reduzir a poluição visual das ruas. Portanto, procure verificar a legislação local para entender quais são as leis aplicáveis para o seu negócio, evitando todo tipo de multas e muitas dores de cabeça.

Crie uma identidade visual

A identidade visual é responsável pelo primeiro impacto ao seu público. É por meio dela que a sua clientela consegue visualizar, mesmo de que maneira subjetiva, os valores, personalidade e a mensagem que o seu negócio quer passar.

Dessa forma, ao planejar uma fachada de clínica de estética, é muito importante contar com esse elemento adequado a ela. Assim, é possível passar mais credibilidade para o seu público, possibilitando que as pessoas identifiquem mais rapidamente o seu empreendimento.

Isso é um grande auxílio, especialmente se a sua clínica ainda é pouco conhecida no mercado. A inserção de elementos capazes de comunicar às pessoas o que a sua clínica proporciona é o meio mais efetivo de passar uma mensagem relacionada com aquilo que você tem de melhor para oferecer para eles.

Seja criativo

Para conseguir a melhor fachada para clínica de estética, não são necessárias grandes alterações na estrutura do seu negócio. É possível utilizar o que você tem disponível para agregar maior valor ao seu empreendimento.

Agora, se o seu plano for outro, personalizando por completo o local, a criatividade é a maior aliada durante esse processo. Assim, você pode pesquisar por formas diferenciadas para destacar o seu negócio no mercado, como novos formatos para a apresentação da sua marca, cores e materiais inovadores, entre outros.

Por isso, é importante ser cuidadoso, evitando se distanciar da essência original da sua clínica.

Fique atento à poluição visual

Por último, mas não menos importante, é indispensável que você fique atento à poluição visual que a sua fachada para clínica de estética pode causar. Mesmo com um ótimo investimento para destacar o seu negócio no mercado, procure não preencher o lugar com informações excessivas.

Procure entender o que é válido inserir, como um telefone visível, suas especialidades, entre outros detalhes fundamentais. Além disso, combinar muitas imagens é um erro bastante comum e que pode atrapalhar o seu empreendimento. Por isso, fique atento para os excessos, já que as pessoas nem sempre estarão com paciência e tempo para ler todas as informações disponibilizadas por você.

O segredo é ser sucinto e direto, destacando o melhor da sua clínica com muita elegância e criatividade, sem fugir da identidade visual da sua marca e atraindo cada vez mais clientes para o seu negócio.

Lembre-se que a sua clínica ou spa é o lugar que as pessoas procuram para relaxar e corrigir as imperfeições que elas consideram um problema, e o seu dever é passar a segurança que elas precisam para realizar os procedimentos necessários.

Nesse momento, a decoração para clínicas se torna essencial, pois os seus potenciais clientes procuram por um profissional de qualidade e um local que passe credibilidade. Por isso, não deixe de investir em um ambiente confortável e sofisticado.

Gostou de aprender sobre decoração e fachada para clínicas de estética e spa? Aproveite, então, para deixar o seu comentário sobre o assunto, para que nós e os demais leitores possamos entender melhor a sua opinião e propor ideias para o seu negócio.

4 thoughts on “Dicas de Decoração para Clínicas de Estética e SPA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️