RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

8 dicas imperdíveis para sua clínica de estética ficar mais conhecida

Publicado em 03/06/2015

Se você trabalha na área de beleza e estética já descobriu — ou em breve descobrirá — que promover seus serviços não é uma tarefa tão fácil. Com a competitividade em alta, é vital maximizar seus esforços para manter-se à frente da concorrência, aumentar o movimento e otimizar os lucros da sua clínica de estética.

No entanto, é preciso usar as estratégias adequadas para fazer com que mais pessoas conheçam o seu negócio e, inclusive, entendam quais são os benefícios que oferece e por que é ele diferente dos seus concorrentes.

Neste post ajudaremos você a aumentar a sua clientela por meio de dicas simples de marketing que são extremamente efetivas. Confira!

dicas-clinica-estetica-conhecida

Como divulgar a sua clínica de estética

1. Crie um website

Hoje, procuramos tudo o que precisamos no ambiente online. Se um cliente em potencial está no Google procurando por estabelecimentos que realizam determinados serviços e você não está lá nos resultados da pesquisa junto com seus concorrentes, infelizmente, para ele seu negócio não existe!

Ao criar seu site, você terá a oportunidade de competir de igual com outros prestadores de serviços do seu segmento. Nesse momento, pense em simplicidade, apelo visual e informações gerais, como procedimentos oferecidos, fotos, localização e contato. Confira mais algumas dicas para o website de sua clínica de estética:

  • invista no mobile-friendly e adapte o seu site para que ele possa ser visualizado em celulares e tablets;
  • indique uma média de preço para cada procedimento;
  • certifique-se de que seus visitantes conseguem chegar até a sua clínica, incluindo um Google Maps da sua localização;
  • seus meios de contato — telefone, e-mail e redes sociais — devem aparecer em TODAS as páginas de seu site;
  • não se esqueça de informar os horários de atendimento;
  • cause uma boa impressão com imagens de alta qualidade, escrita clara e sem erros ortográficos;
  • crie um blog anexado ao seu site e poste regularmente artigos com dicas, falando sobre tendências e outros assuntos relacionados à beleza, estética e bem-estar.

Assim que seu site estiver no ar, você deve incluí-lo nos diretórios de estabelecimentos mais conhecidos da web, tais como ApontadorTelelistasGuiaMais, entre outros. Assim, sua clínica será facilmente encontrada na Internet, além de fazer com que seu site apareça entre os primeiros resultados nos mecanismos de busca, como o Google.

2. Invista nas mídias sociais

As redes sociais são incríveis ferramentas de divulgação. Sua empresa ganhará muita visibilidade e atrairá um número massivo de clientes em potencial. Por trabalhar com o visual dos clientes, as redes mais recomendadas são Facebook, Pinterest e Instagram.

Porém, um perfil nas redes não vai fazer o trabalho sozinho, então fique atento para as seguintes dicas:

  • assim como seu website, suas páginas nas redes sociais devem ter um visual atraente e bem organizado. Nada de fotos desfocadas, muito menos posts vagos, fofocas ou indiretas pessoais — não use a página do seu negócio como um muro de lamentações, isso não vai atrair nenhum cliente;
  • use as redes como canal de relacionamento. Responda aos comentários, às mensagens e às dúvidas;
  • atualize sempre que possível, poste fotos, vídeos, compartilhe notícias, artigos ou páginas que possam ser relevantes para sua clientela;
  • faça ofertas especiais para quem segue seu perfil nas redes.

3. Não esqueça do e-mail marketing

O método mais usado para manter contato com seus clientes. Quase todas as pessoas têm e-mail e costumam checá-lo diariamente. Sendo assim, o uso de e-mail marketing se faz fundamental.

Cadastre os e-mails de todos os clientes em uma ferramenta de e-mail marketing e crie uma newsletter com ofertas-relâmpago. Nesse momento, você não deve apenas enviar ofertas. Antes, você precisa fazer um planejamento e enviar conteúdos ricos para fazer com que o seu lead entenda que ele precisa dos seus serviços.

Sendo assim, somente no final do ciclo de e-mail é que o potencial cliente saberá quais são as vantagens que a sua clínica de estética oferece e, também, receberá o link para entrar em contato.

O objetivo dessa estratégia é ganhar a confiança do seu público-alvo para, depois, ofertar os seus serviços ou produtos.

4. Acredite no marketing boca a boca

Acredite ou não, o boca a boca é uma das táticas mais eficientes de marketing até hoje. Afinal, as pessoas não optarão por qualquer clínica de estética, não é mesmo?

Sendo assim, ofereça um incentivo para que seus clientes indiquem sua clínica aos amigos. Crie um cartão no qual cada indicação renda 10% de desconto, ou a cada 10 indicações, seu cliente ganhe um procedimento grátis, por exemplo. Pode parecer uma ação simples, mas funciona muito!

Ainda nessa questão, uma boa dica é buscar parcerias com estabelecimentos locais que você imagina que o seu público-alvo esteja. Procure por academias, lojas de cosméticos, aluguel/venda de roupas de noiva e festas, spas clínicas de cirurgia plástica etc. Distribua panfletos chamativos e garanta que um negócio indique o outro.

5. Entenda e pesquise sobre o seu mercado

Conhecer o seu mercado é muito importante para saber quais estratégias precisam ser usadas para tornar a sua clínica de estética mais conhecida. Além disso, por meio dessa análise, também é possível entender como os seus concorrentes trabalham e, inclusive, saber quais são as vantagens que eles oferecerem aos seus clientes.

Dessa forma, você consegue identificar quais ações dão certo e quais precisam ser modificadas para atingir o seu público-alvo com eficiência. Não podemos esquecer da possibilidade de encontrar o seu diferencial. Ao realizar a pesquisa de mercado, você identifica o que falta para que as necessidades dos seus clientes sejam atendidas por completo.

6. Conheça o seu público-alvo

Conhecer o seu público-alvo é indispensável para que qualquer estratégia de marketing proporcione resultados positivos. Já imaginou direcionar seus anúncios para pessoas que não têm interesse nos seus serviços ou produtos? Pois bem, é muito provável que isso aconteça quando ele não é identificado.

Conheça suas necessidades, seus problemas, seus medos, seus objetivos e o que eles procuram em empresas do seu segmento. Com essas informações em mãos, se torna mais fácil de traçar estratégias eficientes para atraí-los.

7. Busque por programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são estratégias muito atrativas, pois fazem com que o potencial cliente sinta que teve uma boa vantagem em determinada negociação. No caso da clínica de estética, essa estratégia é ainda mais eficiente, tendo em vista que a possibilidade de ter mais serviços à sua disposição em troca da recorrência de compras ou consultas é algo que chama a atenção dos clientes.

Afinal, quem procura esse tipo de serviço é porque gosta de se sentir bem ao olhar no espelho, certo? Sendo assim, aproveite a oportunidade para oferecer descontos e outros tipos de promoções exclusivas para quem adquire esse programa.

8. Conte com um bom planejamento de divulgação

Apenas despejar em seu potencial cliente uma enxurrada de anúncios não é uma prática adequada. Portanto, não esqueça de realizar um bom planejamento de divulgação — e isso também estende-se às estratégias de e-mail marketing. De acordo com suas metas, estipule um calendário para as suas campanhas e o tempo de duração de cada uma delas. Lembre-se de que esses anúncios precisam chegar até o seu público de maneira normal, sem “forçar a barra”.

Divulgar sua clínica de estética requer um pouquinho de tempo e dedicação, mas se você não tomar a iniciativa de colocar a mão na massa, é bem possível que seu negócio fique pra trás e com menos clientela do que o esperado. É importante sempre lembrar que existe muita competição por aí, portanto, é necessário que você dê aos seus clientes uma razão para testar os seus serviços, e mais razões ainda para que voltem sempre.

Essas técnicas de marketing para sua clínica de estética são simples e muito eficazes. Por isso, entenda também como o marketing de Influência pode ajudar a alavancar seu negócio e por que ele é tão importante. Boa leitura!

One thought on “8 dicas imperdíveis para sua clínica de estética ficar mais conhecida”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️