RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Profissional da Estética, autônomo ou fixo: o que é mais rentável?

Publicado em 07/04/2019

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Email 0 Filament.io 0 Flares ×

Profissional da estética autônomo, é aquele que presta seus serviços sem ter nenhum vínculo empregatício com a empresa ou com a clínica, diferentemente do profissional fixo. Geralmente, é contratado com o objetivo de executar tarefas específicas, em situações que não compensam para a organização buscar por um funcionário efetivo.

profissional da estética

Profissional da Estética, autônomo ou fixo: o que é mais rentável?

O profissional da estética autônomo, além de ter uma liberdade maior, tem mais responsabilidade, pois a relação é similar a de duas empresas. O funcionário contratado deve ter CNPJ e assumir todos os riscos de sua atividade.

Fixo ou autônomo, o que é mais rentável? Neste post, trouxemos algumas informações para que você entenda melhor.

Quais as vantagens e desvantagens dos profissionais autônomos?

Contratar profissionais autônomos tem suas vantagens e desvantagens. Confira!

Vantagens

Entre as vantagens de contratar esse tipo de profissional, podemos destacar a redução de encargos trabalhistas. Não há gastos com FGTS, vale-transporte e vale-refeição, além de a dispensa também ser facilitada, sem o pagamento de indenizações e impostos. 

Profissionais autônomos são excelentes opções para executarem tarefas específicas. Geralmente, você pode ser surpreendido por alguma demanda que não será atendida pela sua equipe fixa, seja por falta de conhecimento técnico ou tempo. Assim, um funcionário sem vínculo duradouro pode ser a alternativa! 

Por fim, no contrato autônomo, o pagamento é atrelado à entrega do serviço contratado e não às horas de trabalho daquele profissional. Isso reduz custos, principalmente nas tarefas não recorrentes. 

Desvantagens

É necessário alguns cuidados para contratar esse profissional. A clínica não pode exigir que o trabalhador cumpra os horários fixos, além de a entrega ser determinada pelo próprio contratado. Os profissionais autônomos são prestadores de serviço, não subordinados. Ou seja, ninguém precisa definir como deve ser seus processos de trabalho. 

Quais as vantagens e desvantagens dos profissionais fixos? 

Apesar de contratar profissionais autônomos tenha seus benefícios, o contrato fixo também traz vantagens e desvantagens. Veja!

Vantagens

As regras para os contratos fixos são muito claras, sem abrir margens para outras interpretações ou dúvidas. Isso resguarda tanto o profissional quanto a empresa e/ou clínica de possíveis problemas judiciais. A jornada de trabalho é diária e integral, cabendo ao funcionário respeitar os horários estabelecidos pela empresa. 

Essa contratação também possibilita a relação trabalhista no longo prazo e um menor riscos de ações contra o negócio. Por fim, quem faz esse tipo de acordo tem uma relação de exclusividade do seu funcionário, não permitindo a ele exercer outras atividades durante o período de trabalho estipulado. 

Desvantagens

Apesar de todas essas vantagens, contratar profissionais fixos também tem seus gargalos. Entre eles, o maior número de obrigações trabalhistas, como o pagamento de benefícios. Isso torna o custo de contratação e manutenção alto, além da maior quantidade de impostos que ficam sob responsabilidade do empregador. 

Como você pôde perceber, existem vantagens e desvantagens para a contratação de ambos os profissionais. É necessário avaliar qual o melhor para o seu negócio e qual deles supre suas atuais expectativas e necessidades. Podem existir momentos em que os profissionais autônomos sejam mais rentáveis, enquanto, em outras ocasiões, um funcionário fixo será de melhor serventia para a clínica ou a empresa.

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe a diferença desses dois tipos de profissionais, conheça o sistema de estética Belle Software, e automatize totalmente os seus serviços, teste agora, grátis por 14 dias. 

Vote neste post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Participe do nosso grupo no Whatsapp, receba dicas sobre estética e converse com outros profissionais da área.
Clique no botão abaixo para participar. ⬇️
Powered by