RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

5 Formas ideais de otimizar processos na Clínica de Estética

Publicado em 10/21/2020

Desenvolver uma ótima gestão para sua clínica de estética é essencial para destacar o negócio no mercado. Com a alta competitividade do segmento, é preciso desenvolver meios eficientes para potencializar os seus esforços na hora de alcançar o seu público e melhorar os resultados. Para isso, saber como otimizar os processos é a solução perfeita.

otimizar processos

Contar com uma boa otimização permite aumentar a eficiência das atividades realizadas em sua clínica. Além disso, é possível trazer mais agilidade às tarefas, reduzir custos e potencializar a lucratividade em seu negócio.

Ficou interessado em saber como alcançar resultados mais expressivos? Confira 5 formas ideais de otimizar os processos na sua clínica de estética!

1. Mapeie os processos

Para se aventurar em terras desconhecidas, o ideal é sempre se preparar da forma mais adequada possível para evitar surpresas desagradáveis na sua jornada. Ainda que os processos da sua clínica não estejam no mesmo nível, o mapeamento é um tipo de preparo essencial para fortalecer a sua otimização.

Assim, você terá mais controle para identificar os pontos fortes e fracos dentro da sua clínica e enxergar as operações mais complexas. Conseguir apontar onde existem falhas nos seus procedimentos possibilita analisar, com mais precisão, as melhores mudanças para otimizar suas atividades e fortalecer sua produção.

O mapeamento de processos dá à gestão a capacidade de fazer uma análise crítica sobre todas as operações dentro da clínica e apontar aquelas que precisam de mais esforços e podem ser otimizadas. Dessa forma, é possível identificar todos os gargalos operacionais e evitar problemas, como a 187redução de produtividade.

Eles são os principais responsáveis por barrar os seus esforços na hora de alcançar os objetivos e as metas traçadas. Ainda assim, os gargalos podem ser identificados por meio do mapeamento e, então, otimizados para melhorar todo o funcionamento da sua clínica.

2. Mantenha a organização dos produtos em estoque

A falta de organização, em qualquer ambiente, é extremamente prejudicial para a produtividade. Não conseguir encontrar algo ou não perceber a falta de um componente crucial para as suas operações pode prejudicar totalmente o crescimento do seu empreendimento. Quando pensamos no estoque de uma clínica de estética, nos referimos justamente à presença de produtos indispensáveis para os procedimentos do negócio.

Por isso, ter um controle de estoque eficiente é indispensável para otimizar os processos e garantir o funcionamento adequado da clínica. Assim, você terá a certeza de que não existe nenhuma falta de produtos e, também, garante que não haverá excesso na hora de adquiri-los. Contar com uma ótima organização também previne que o seu negócio sofra prejuízos com a perda de materiais perecíveis.

3. Planeje melhor sua agenda

Ainda falando sobre organização, ela não é importante apenas para a gestão do seu estoque. Saber gerenciar o seu tempo é extremamente necessário para otimizar os seus processos e alcançar resultados melhores. Ter um panorama claro sobre a demora de cada procedimento permite um controle eficiente na hora de agendar os seus compromissos.

Conhecer bem os seus procedimentos faz com que você crie uma estimativa eficiente sobre o tempo necessário para cada procedimento, evitando sobrecarregar a sua agenda e não conseguir dar conta do serviço. A falta de organização na gestão de atendimento pode ser muito prejudicial ao seu empreendimento, causando desconforto e insatisfação nos seus clientes e prejudicando a sua imagem.

O ideal é você cronometrar cada tipo de atendimento realizado em sua clínica, a fim de obter uma estimativa real. Além disso, existem diversas ferramentas que permitem potencializar a sua gestão de agendamento. Com isso, é possível registrar as principais ocorrências de atrasos e descobrir soluções para melhorar as falhas.

4. Automatize os processos

Ainda que a sua clínica conte com uma equipe extremamente capacitada, a ocorrência de erros sempre existirá. Há diversos fatores que podem causar uma falha humana e que não têm ligação alguma com as capacidades profissionais do seu colaborador. A automação é uma forma eficiente de reduzir esse tipo de problema, além de trazer outros benefícios ao empreendimento.

Assim, além de eliminar a intervenção humana em alguns processos — como no cadastro de pacientes e no envio de mensagens —, você também consegue reduzir a ocorrência de erros na clínica. A automação funciona como um sistema totalmente controlado por meio de dispositivos eletrônicos.

Ela permite que a sua equipe dedique mais tempo em tarefas urgentes, enquanto o sistema dá conta de processos manuais e burocráticos. Grande parte desse processo é realizado por meio de ferramentas de gestão, nas quais são integrados os dados dos seus pacientes, a sua agenda, as suas finanças e o seu estoque.

Essas soluções são desenvolvidas pensando na rotina de uma clínica de estética. Por isso, o sistema é focado em formas eficientes de otimizar os processos e garantir mais desempenho e produtividade dentro do seu empreendimento.

5. Conte com um bom controle financeiro

A saúde financeira da sua clínica é extremamente importante para o seu crescimento no mercado. Sem recursos, é impossível expandir o empreendimento e alcançar um número maior de clientes para aumentar os seus lucros. Por isso, você deve prestar bastante atenção à forma como o seu dinheiro é investido e quais retornos esse processo trouxe para o seu negócio.

Você deve ficar atento aos custos desnecessários e evitá-los o máximo possível. O investimento em ferramentas tecnológicas se mostra uma boa solução para otimizar os processos e potencializar a saúde financeira da sua clínica. Os softwares de gestão possibilitam maior controle sobre as suas finanças, permitindo um gerenciamento mais eficiente.

Ainda assim, é muito importante que você tenha um conhecimento sobre a área, as métricas e os parâmetros usados. Dessa forma, você terá um norte na hora de guiar o seu empreendimento para o sucesso e pode evitar armadilhas que comprometam os recursos da sua clínica.

Pronto! Viu como otimizar os processos da sua clínica de estética pode ser benéfico para o seu negócio? O uso de softwares de gestão é essencial em todos os aspectos operacionais do seu empreendimento. Eles possibilitam facilitar a sua gestão em diversos níveis, além de automatizar atividades manuais e burocráticas e eliminar a ocorrência de falhas humanas.

Ficou interessado em alcançar o sucesso? Entre em contato com um de nossos consultores e confira as nossas soluções!

One thought on “5 Formas ideais de otimizar processos na Clínica de Estética”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️