RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Fidelizar clientes de estética, como devo fazer isso?

Publicado em 02/28/2015

fale com um consultor

Além de aumentar a clientela, um dos principais objetivos dos proprietários de clínicas de estética é fazer com que seja mantida uma relação de fidelidade entre o público e o estabelecimento. Afinal, quando esse laço é criado, isso indica que a pessoa tem confiança no trabalho que é realizado.

Neste post, entenda qual a importância de fidelizar clientes para a sua clínica, conhecendo também dicas essenciais para chegar a esse resultado. Continue a leitura até o fim e descubra tudo que é preciso dominar sobre o assunto!

fidelizar clientes de estética

Descubra qual é a importância de usar estratégias de fidelização

Utilizar estratégias para fidelizar clientes na clínica de estética é tão importante quanto atrair novos públicos para o seu negócio. Afinal, essas pessoas já são consumidoras dos seus produtos e dos seus serviços e, ao fazer com que elas se sintam satisfeitas com o trabalho prestado, é mais do que natural que desejem retornar.

Além disso, pense em quantas vezes você já recebeu um novo cliente que havia sido indicado por um frequentador da sua clínica. Nesse sentido, um indivíduo satisfeito simboliza um portfólio vivo para atrair novas pessoas para o seu estabelecimento. Por exemplo, unhas bem-feitas ou uma pele bonita são alvos de elogios, o que leva a pessoa a indicar o seu trabalho para amigos e familiares.

Clientes fidelizados também podem se tornar promotores da sua marca, o que é muito relevante para elevar o rendimento em qualquer setor, mas em especial no relacionado à beleza. Assim, eles não apenas recomendarão a sua clínica para outras pessoas, mas também tratarão de convencê-las a optar pelos serviços estéticos que você oferece por conta dos ótimos resultados que obtiveram.

Quando não há ações voltadas para a fidelização, entretanto, pode haver prejuízos para os resultados da empresa, levando à perda de clientes para a concorrência. Isso sem contar que conquistar um novo cliente pode custar por volta de cinco vezes mais do que manter um atual, já que envolve gastos relacionados ao marketing, por exemplo.

Conheça as melhores dicas para fidelizar clientes de estética

Até agora, vimos como é fundamental criar um vínculo de fidelização com o seu cliente. Neste tópico, conheça alguns exemplos de ações eficazes para começar a colocar em prática agora mesmo!

Mostre educação e simpatia

Esse é um requisito básico para qualquer atendimento ao público. Afinal, nenhum cliente gosta de ser mal atendido ou de passar por uma situação de constrangimento por um tratamento ruim que possa ter sofrido por parte de algum profissional da clínica de estética.

Por isso, tanto você quanto qualquer pessoa que trabalhe no local devem sempre prezar por um atendimento educado. Mesmo que o usuário do serviço venha a ter um comportamento rude, é fundamental que sejam mantidas a compostura e a educação.

Sendo assim, faça um treinamento com todos os funcionários que trabalham em sua clínica. Crie um padrão de atendimento a ser seguido por todos, por exemplo, sempre cumprimentar o cliente, perguntar se ele ficou satisfeito com o resultado, agradecer pela preferência, entre outros. Assim, você cria um padrão de conduta, o que permite advertir aqueles que não o cumprirem.

Crie um ambiente especial

Toda pessoa gosta de se sentir acolhida aonde vai. Assim, criar um ambiente diferenciado, que mexa com o imaginário do cliente e que gere conforto, é essencial para fazer com que ele goste de ficar ali, especialmente quando se trata de procedimentos demorados.

Por isso, ofereça um espaço climatizado, com poltronas de espera confortáveis, com música e com uma decoração que permita criar um clima interessante para o público. Lembre-se também de sempre cuidar das questões de higiene, que são essenciais.

Crie um programa de fidelidade

Incentivar os seus clientes a continuarem a fazer os procedimentos em seu estabelecimento também é fundamental. Para isso, os programas de fidelidade são uma ótima saída para “prender” o público. Por exemplo: ofereça um design de sobrancelha ou uma limpeza de pele após dez procedimentos ou até um desconto em outro serviço prestado na clínica.

Algumas das formas mais comuns para fidelizar os clientes são a entrega de cupons de desconto, a criação de programas de pontos e a oferta de um vale-presente ou de um voucher (que pode ser nominal ou livre, oferecendo serviços, pacotes ou produtos da sua clínica).

Faça promoções por indicação

Uma das vantagens da fidelização é fazer com que a satisfação renda indicações para novos clientes. Por isso, é importante incentivar o público já fidelizado a trazer novas pessoas para a clínica, o que pode ser feito por meio da oferta de descontos em um próximo procedimento.

Assim, quem recebeu a indicação conhecerá os serviços e poderá fazer outros tratamentos e, até mesmo, virar um novo cliente fiel. Ao contar com um sistema para clínicas de estética e SPA, inclusive, é possível indicar a “origem” do cliente cadastrado, sinalizando se ele veio à clínica por meio de uma indicação, por exemplo. Dessa forma, você poderá mensurar quais são as principais fontes de novos usuários do serviço.

Foque o atendimento diferenciado

Todo cli7ente gosta de ser agradado. Por isso, quando você investe em um atendimento diferenciado, há uma boa chance de que ele prefira a sua clínica às concorrentes. Sendo assim, é fundamental apostar na capacitação da sua equipe para que seja possível ofertar um trabalho de excelência.

Promoções em datas especiais, tais como no aniversário, no dia da profissão, no dia das mães e no dia da mulher, também representam uma forma de mostrar um carinho especial para com os clientes. Esse mimo, que pode ser desde a oferta de um desconto em determinados procedimentos até a entrega de pequenos brindes, pode acabar por conquistar a fidelidade dos frequentadores.

Ofereça uma experiência completa

No mercado de estética, é fundamental oferecer a melhor experiência para que os clientes desejem voltar. Sendo assim, não adianta investir em um atendimento de primeira se os serviços forem de baixa qualidade, por exemplo, ou ter ótimos profissionais, mas equipamentos ruins.

É indispensável investir nos diversos setores da sua clínica, desde a estrutura até os serviços e produtos utilizados. Isso porque, só assim, o cliente vai se sentir plenamente satisfeito com o resultado, o que acabará por elevar as chances de retorno.

Para se destacar da concorrência e conquistar de vez a clientela, considere, ainda, oferecer uma experiência diferenciada, como produtos para o cuidado homecare ou aperitivos especiais enquanto o público é atendido.

Informe as novidades

Mais uma boa alternativa para criar um vínculo entre o público e o estabelecimento e fidelizar clientes é mantê-los a par dar novidades, o que pode ser feito por meio das redes sociais.

Para isso, use o Facebook, o Instagram e o e-mail para divulgar novos serviços e tratamentos oferecidos em sua clínica de estética, além das promoções. Aproveite também para explicar, de forma resumida, quais as vantagens relacionadas ao uso dos seus serviços.

Utilize apenas produtos de qualidade

É muito importante que os produtos usados na sua clínica sejam de qualidade, pois, além de trazerem melhores resultados para os procedimentos, serão mais valorizados pelos clientes. No entanto, ao optar por marcas cuja procedência não seja conhecida, isso pode resultar em tratamentos de qualidade ruim, até mesmo com o risco de prejudicar a saúde do usuário do serviço.

Por isso, priorize sempre a compra de produtos de marcas de competência reconhecida, que foram testadas e aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que os serviços reflitam a qualidade que você deseja para a clínica. Utilizar itens que sejam exclusivos do seu estabelecimento também é uma ótima maneira de se diferenciar do concorrente.

Ouça os feedbacks com atenção

Ouvir o que o seu cliente tem a dizer demonstra que você se importa com a opinião dele. Por isso, procure disponibilizar vários meios para receber os feedbacks, como as redes sociais, o WhatsApp ou um e-mail.

Também é interessante realizar pesquisas de satisfação, com questões simples sobre o atendimento, sobre o tratamento, acerca da atenção dos profissionais, entre outras. Além da pesquisa online, é possível, ainda, disponibilizar uma urna no balcão de atendimento da clínica para que sejam depositados as opiniões, os elogios e as críticas.

Como vimos neste artigo, algumas atitudes simples podem ser muito eficazes para fidelizar clientes em sua clínica de estética. Também é importante frisar que o uso de tecnologia contribui para essa finalidade, já que traz vantagens, como uma maior agilidade nos processos e mais otimização do tempo.

Gostou deste conteúdo? Aproveite, então, para ler o nosso artigo sobre atendimento humanizado e entenda como ele também pode contribuir para a fidelização e como implementá-lo em sua clínica!

5 thoughts on “Fidelizar clientes de estética, como devo fazer isso?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️