RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Como melhorar a capacitação dos colaboradores? Confira 4 dicas!

Publicado em 11/10/2020

fale com um consultor

Assim como outros empreendimentos, as clínicas de estética devem sempre buscar investir na capacitação dos colaboradores. Afinal, não adianta ter os melhores equipamentos e preços chamativos, se há despreparo na hora de oferecer os serviços ao público. Por mais talentosa que seja a equipe, é fundamental que ela tenha a qualificação técnica para melhor atender os clientes.

Portanto, é preciso focar em treinamentos que ajudem a melhorar a qualidade da interação entre funcionários e clientela. Foi pensando nisso que elaboramos este artigo, em que vamos apresentar dicas para capacitar os seus colaboradores e mostrar como isso pode reduzir o turnover na sua clínica de estética. Acompanhe!

Qual a importância da capacitação dos colaboradores?

A capacitação tem como objetivo estimular as potencialidades e o desenvolvimento das habilidades da equipe. Cada vez mais utilizada nas empresas, essa prática contribui para aumentar a eficiência e o engajamento do profissional, atrair novos clientes e favorecer a vantagem competitiva do empreendimento.

Em relação à clínica de estética, a capacitação é necessária após as contratações para que a comunicação interna e com o público seja sempre clara e precisa. Também é indicada para o aprimoramento em procedimentos estéticos, quando há a compra de aparelhos mais modernos ou a adoção de um novo sistema de gestão.

Como melhorar a capacitação na clínica de estética?

Para definir onde investir, é importante avaliar quais são os aspectos em que o negócio precisa melhorar. O motivo para capacitar pode ser desde melhorar a forma de registrar agendamentos até oferecer treinamentos com foco na prática profissional. A seguir, confira 4 dicas simples e úteis para implementar a capacitação.

1. Realize treinamentos

Treinamentos são uma ótima maneira de motivar os colaboradores, além de ajudar no desenvolvimento de um trabalho de excelência em sua empresa. É importante entender que eles devem ser feitos com frequência, e não oferecidos apenas quando há uma nova contratação. Isso vai manter a equipe mais disposta a crescer, resultando no aumento da produtividade e contribuindo para despertar novas habilidades.

2. Ofereça feedback constante

O feedback deve ser uma constante em sua clínica, pois lidar com os funcionários inclui reconhecer seus esforços e trabalho. Porém, quando há a necessidade de expor um problema, é fundamental que os feedbacks sejam feitos de maneira profissional e em particular, já que nem todo mundo lida bem com críticas. Nesse caso, o problema deve ser exposto sempre oferecendo soluções e suporte ao colaborador.

3. Dê o exemplo

Dar o exemplo é uma das melhores maneiras de manter a equipe motivada. Ao demonstrar liderança, os funcionários vão se sentir mais satisfeitos ao saber que podem confiar e seguir pelo mesmo caminho. Por esse motivo, buscar pessoas que desejam aprender coisas novas e estão sempre empenhadas no desenvolvimento próprio é fundamental, já que isso vai resultar em mais dedicação e engajamento.

4. Faça uso da tecnologia

A tecnologia deve ser vista como uma aliada para capacitar os colaboradores da sua clínica. É possível oferecer cursos e treinamentos por meio das plataformas on-line, que têm como vantagem a possibilidade de serem feitos em qualquer horário e local. Além disso, também convém usar plataformas de comunicação interna para transmitir conhecimentos à equipe.

Por que a capacitação ajuda a reduzir o turnover?

Capacitar os talentos pode ser um fator decisivo para que eles optem por permanecer trabalhando na sua clínica. Afinal, a preocupação em desenvolver as habilidades profissionais e a oportunidade de ocupar cargos maiores fazem com que a equipe veja a empresa como um lugar que valoriza seu aprimoramento.

Sendo assim, investir em cursos e treinamentos que contribuam para o crescimento profissional é importante para manter os profissionais comprometidos com a sua empresa. O resultado pode ser visto na redução da rotatividade e dos custos com a saída e a admissão de funcionários.

Investir na capacitação dos colaboradores não apenas ajuda a aprimorar as habilidades da equipe, como também favorece o crescimento da sua clínica de estética. Por isso, avalie as necessidades do seu empreendimento e busque a melhor maneira de aplicar as dicas que foram apresentadas aqui.

Achou este conteúdo interessante e útil? Aproveite também para ler este post sobre como motivar uma equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️