RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Como atender cliente on-line em sua clínica de estética?

Publicado em 05/09/2017

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

   Atender cliente é sempre uma atividade trabalhosa e que requer habilidades técnicas, interpessoais e intrapessoais. Nesse trabalho, constantemente estamos na presença de vários tipos de pessoas com comportamentos, gostos e crenças diferentes, e com isso os erros no atendimento tendem a aumentar. Vamos aprender como atender cliente on-line.

Como atender cliente on-line

   Com a entrada da era digital, o atendimento ficou mais fácil para os clientes, mas tornou-se uma tarefa ainda mais árdua para os profissionais. Agora não basta saber portar-se na presença das pessoas, é preciso também entender o “tom de voz da digitação” e seguir o padrão de comportamento dos meios digitais.

Como atender cliente on-line

   Como sabemos que essa tarefa requer algum cuidado, montamos para você um guia para atender clientes on-line. Acompanhe o texto e aprenda como acertar nesse meio!

Não demore a responder

   O meio virtual é caracterizado pela velocidade que ele funciona. Quando um cliente entra em contato, ele não quer ser atendido dentro de 24 horas: na verdade ele espera uma resposta direta dentro de minutos.

   É um pouco difícil para uma esteticista, por exemplo, responder a todo momento seus canais eletrônicos, mas vale a pena estipular alguns horários para resposta e segui-los à risca.

Seja objetivo

   Uma pergunta feita de forma rápida e sucinta por meio das redes sociais merece uma resposta de igual teor. Se o cliente estiver interessado em saber sobre produtos, serviços ou tratamentos, ele perguntará. Caso não pergunte, a primeira coisa a se fazer é responder a pergunta dele e, em seguida, oferecer alguma forma de ajudá-lo.

Seja prestativo

   Atenda a todos os pedidos que forem viáveis. É possível que apareçam pessoas querendo marcar horário, saber os preços, tirar dúvidas sobre tratamentos, tudo isso dentro de um chat em uma rede social. É interessante deixar essa pessoa confortável, ajudando na resolução dos problemas.

Não seja passivo na conversa

   O ideal é ser objetivo sempre. A grande questão é que às vezes a pessoa que está falando com você não sabe exatamente o que quer. Por isso, é interessante não ser apenas reativo, mas também ajudar o cliente a chegar na pergunta e na resposta que quer.

Não mude de canal

   Se alguém lhe enviou um e-mail, essa pessoa quer ser respondida por lá. Transitar a conversa do e-mail para a rede social ou para o telefone pode causar desconforto para o cliente, prejudicando o atendimento e, quiçá, uma venda futura. É importante respeitar a liberdade das pessoas em escolher o canal de atendimento que preferem — uma vez que você oferece essa possibilidade.

Converse na linguagem adequada ao cliente e ao canal

   Lembra daquela velha história de falar na linguagem do cliente? Na internet fica um pouco mais difícil essa situação, porque além de falar a mesma língua da pessoa que você está conversando também é necessário usar a forma que o canal pede para se comunicar: emojis, gírias, formalidades, pontuações e abreviações.

   Seguindo essas regrinhas é possível estabelecer um bom atendimento com a clientela. Mas vale lembrar: as regras são de comportamento! Para tudo correr bem, o assunto também tem que ser agradável.

   Esse é o nosso guia de como atender cliente on-line. Gostou do assunto? Tem alguma sugestão ou dúvida? Então deixe suas impressões nos comentários!

Como atender cliente on-line em sua clínica de estética?
5 (100%) 1 vote

One thought on “Como atender cliente on-line em sua clínica de estética?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×
Olá! Participe do nosso grupo no Whatsapp, receba dicas sobre estética e converse com outros profissionais da área.
Clique no botão abaixo para participar. ⬇️