RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Como fazer uma eficiente gestão do estoque de sua clínica de estética

Publicado em 07/06/2015

Como fazer uma eficiente gestão do estoque de sua clínica de estética

   Saiba como aprimorar a gestão do estoque de sua clínica de estética, afinal, quem é empresário sabe que pequenos controles podem fazer grandes diferenças no faturamento do negócio no final do mês. Um desses controles, que por vezes é deixado de lado, é a gestão de estoque.

gestão do estoque de sua clínica de estética

   Clínicas de estética ou spas também não são exceção. Há muitos casos em que os gestores desconhecem informações tais como a taxa de estoque de seus produtos e por conta disso até deixam de realizar procedimentos, pela falta de um produto específico.

Será que você está controlando efetivamente o estoque de sua clínica?

   Separamos algumas dicas para que você possa realizar uma gestão eficiente de estoque de sua clínica de beleza. Acompanhe!

Conheça a demanda

   Esse talvez seja um dos principais quesitos para se conhecer o fluxo de estoque da clínica. Neste caso, recomenda-se o foco nas seguintes informações:

  • Prazo médio para uso do produto
  • Quantidade consumida por lote
  • Produtos com maior saída, seja através do uso em procedimentos internos ou de sua comercialização;

   Logo, para conhecer a demanda, recomenda-se uma inspeção semanal para acompanhar a duração de cada lote em relação aos tipos de serviços prestados, sendo possível também analisar individualmente a quantidade utilizada por cada profissional.

   Deste modo, é possível começar a ter uma noção aproximada do volume de produtos que realmente são utilizados/vendidos e posteriormente avaliar casos de desperdícios.

Padronize

   Padronizar os itens de um estoque significa organizá-los de modo a facilitar a localização e até mesmo evitar duplicidade de cadastro.

   Deste modo, recomenda-se criar descrições padronizadas para eliminar a possibilidade de erros. Aproveitar a existência de códigos de barra nas embalagens dos produtos para cadastrá-los também é uma excelente forma de manter itens únicos no cadastro de estoque.

Atenção nas validades

   Quando se atua com produtos de beleza e estética, há ainda a necessidade de estar atento aos prazos de validade destes – tanto para evitar perda de capital de investimento com produtos obsoletos, quanto para não utilizá-los em seus clientes.

   O empresário deverá manter o controle na validade dos itens de seu estoque para também realizar promoções e demais incentivos para seu consumo imediato. Com isso, é possível obter sempre um estoque atualizado, além de liberar espaço para novos produtos.

Automatize

   Uma vez conhecendo os princípios básicos para se obter uma eficiente gestão de estoque, chega o momento em que o gestor da clínica necessitará automatizar seus processos; resultando em maior eficiência e produtividade, além da facilidade em realizar análises e controlar resultados.

   Nessa fase, o empresário deve ser criterioso ao selecionar o sistema que irá atender a sua clínica. Este, além de trazer a relação atualizada de estoque, deverá ainda permitir a extração de relatórios de movimentação, cadastro detalhado de itens e integração com demais setores da clínica de modo a permitir a atualização automática da movimentação dos produtos. Clique aqui e veja como fazer um pedido de venda no Belle Software.

Estabeleça processos

   Colocar ordem na gestão e manter um bom sistema de controle de estoque, pode se tornar uma tarefa inviável caso estes procedimentos sejam de responsabilidade de uma única pessoa.

   Por isso é recomendável estabelecer rotinas de atualização e controle que envolvam todos os funcionários. Por exemplo: Sempre que um novo produto for vendido ou utilizado para atender um cliente, deve haver uma imediata atualização no sistema de controle de estoque feito pelo setor de vendas ou prestação de serviços.
Com isso, elimina-se as divergências de informações e mantém-se o estoque atualizado em tempo real onde qualquer funcionário poderá estar ciente das atualizações.

   De qualquer modo, por mais que as clínicas possuam políticas organizacionais diferentes, há sempre a necessidade em manter o foco nos princípios básicos de gestão de estoque, sendo este, um dos setores que deve haver uma constante vistoria para evitar a perda de capital, seja pela falta de produtos que possam ser utilizados em serviços e vendas, ou ainda pela existência de produtos vencidos em estoque.

Quer complementar sua leitura? Faça download grátis do ebook: Gestão de Estoque.

E você, deseja tornar mais eficiente a gestão de estoque de sua clínica de estética, spa ou salão de beleza? Descubra como a Belle Software pode te ajudar!

One thought on “Como fazer uma eficiente gestão do estoque de sua clínica de estética”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️