RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Aumentando o fluxo de caixa da clínica em 3, 2, 1…

Publicado em 19/09/2016

   Manter o fluxo de caixa da clínica estável e sempre sob controle é passo essencial para sua clínica seguir crescendo no mercado. Entre as práticas essenciais para continuar com as contas em dia, estão: comprar em mais de um fornecedor, premiar clientes que pagam à vista e/ou mais rápido e não descuidar do pagamento das despesas. Tudo bem que o que deve aumentar é o Contas a Receber, e reduzir o Contas a Pagar para termos um fluxo de caixa saudável, vejamos como fazer as receitas aumentarem.

fluxo de caixa da clínica

   Veja como aumentar o fluxo de caixa da clínica sem complicação com essas cinco dicas:

1. Compre de mais de um fornecedor e negocie preços e prazos

   Aumentar o fluxo de caixa da clínica se torna mais fácil quando você parte para a negociação com seus fornecedores e diversifica seu portfólio de parceiros. Analise os gastos que tem com cada fornecedor e pesquise quanto empresas concorrentes gastam comprando os mesmos produtos e insumos que sua clínica. A diferença é grande? Então, converse com seus parceiros e peça por melhores preços e/ou prazos de pagamento. Considere aumentar a quantidade de produtos que você pede, dependendo do desconto que conseguir. Diversificar o rol de fornecedores também é importante: nunca se esqueça de comparar preços!

2. Premie os clientes que pagam mais rápido

   Dar descontos em produtos e serviços, criar um programa de fidelidade ou oferecer um brinde especial para clientes que optam por pagar à vista e/ou em um menor número de parcelas é uma forma de aumentar seu fluxo de caixa e ter sempre dinheiro disponível para realizar pagamentos e quitar despesas da empresa.

3. Não se esqueça de pagar as contas

   Mantenha seu fluxo de caixa em dia não descuidando do pagamento das contas da sua clínica. Programe suas despesas fixas, como aluguel, folha de pagamento etc. e certifique-se de que as contas foram pagas na data correta. Isso ajuda a manter o financeiro organizado e evita que você tenha prejuízo com multas por atrasos.

4. Fique atento ao seu estoque ele interfere no fluxo de caixa da clínica

   Estoque abarrotado de produtos que não têm saída é sinônimo de dinheiro parado. Aumente o fluxo de caixa da sua clínica investindo em um controle eficiente das mercadorias que estão armazenadas. Reduza os pedidos de itens que têm pouca saída e não deixe de encomendar os produtos mais pedidos pela sua clientela, para não deixar de fazer uma venda por falta de insumos. O ideal é designar um funcionário para ficar responsável pelo estoque e/ou contar com um software de gestão para ajudá-lo neste controle.

5. Mantenha o fluxo de caixa sob controle

  Tão importante quanto aumentar o fluxo de caixa da clínica é mantê-lo sob controle. É importante que todas as entradas e saídas da clínica sejam devidamente registradas. Além do valor de cada movimentação, é essencial especificar sua origem. Assim, ao analisar o fluxo de caixa, você consegue identificar as áreas e os serviços da clínica que são mais rentáveis e, ainda, onde é possível cortar custos para equilibrar as finanças da empresa.

   Controle e planejamento são pontos essenciais para aumentar o fluxo de caixa da clínica e ter uma gestão de custos eficiente. Use essa poderosa ferramenta a seu favor, planeje os investimentos da empresa e não descuide do pagamento das contas. A lucratividade será consequência.

   Agora vem a dica que vale ouro, se você quer ter um fluxo de caixa saudável, precisa começar o mês com recorrência, ou seja, ter previsão de quanto já tem para entrar no próximo mês, para isso precisa ter clientes fidelidade, e isso resolvemos com o “Clube de Assinaturas de Serviços de Estética”, baixe o ebook gratuito e saiba como criar seu clube de assinaturas.

Para ler outros posts sobre finanças e gestão, assine a nossa newsletter!

3 thoughts on “Aumentando o fluxo de caixa da clínica em 3, 2, 1…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️