RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Sistema para Clínica de Estética: 8 funcionalidades que não podem faltar

Publicado em 02/07/2019

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Email 0 Filament.io 0 Flares ×

Como forma de obter um diferencial competitivo e alcançar sucesso no mercado, as empresas investem cada vez mais em tecnologias para modernizar o seu negócio. Um bom exemplo disso é um sistema para clínica de estética, que facilita a gestão dos processos e proporcionam o contínuo aperfeiçoamento interno.

Esses sistemas, também conhecidos como softwares de gestão, são ferramentas cruciais para a administração da empresa como um todo e apresentam funcionalidades que tornam os processos mais ágeis e dinâmicos, garantindo melhores resultados.

Para que você saiba mais sobre o assunto, abordaremos as principais funcionalidades que um sistema para clínica de estética deve apresentar e destacamos como você pode escolher o melhor deles. Acompanhe!

sistema para clinica d eestetica

A importância de implementar um sistema para clínica de estética

No atual cenário do mercado, tornou-se frequente a demanda por atividades instantâneas e eficientes. O serviço manual, na maioria das vezes lento e falho, dificulta o andamento dos processos na clínica e a resolubilidade das solicitações dos clientes. Além disso, prejudica o gerenciamento, causando problemas aos usuários.

Esses softwares são de grande importância, pois automatizam e otimizam as atividades de toda a equipe e colaboram para a redução de custos operacionais. Além disso, oferecem diversos benefícios, como:

  • centraliza as informações da clínica,
  • aumenta a produtividade;
  • oferece agilidade;
  • evita a perda de dados ou prontuários;
  • organiza os processos da clínica.

Diante disso, implementar um sistema na sua clínica de estética, que padronize os processos de atendimento e organize as informações, reduz os riscos e garante a melhoria dos resultados e o controle das operações.

As funcionalidades indispensáveis em um sistema

Agora que você já sabe a importância de um sistema para clínica de estética, conheça, a seguir, as 8 características essenciais que não podem faltar na hora de escolher o seu software. Confira!

1. Aviso automático de estoque mínimo

Ter o devido controle do estoque disponível afeta diretamente a saúde financeira da sua clínica. Por isso, é importante que exista no sistema a possibilidade de acesso às informações das movimentações de produtos e da quantidade disponível.

Ao ter um aviso automático de estoque mínimo, evita-se que a clínica fique impossibilitada de realizar algum procedimento. Não se esqueça de que esses dados precisam estar integrados à gestão financeira, permitindo um planejamento mais assertivo em termos de compras.

2. Gestão financeira

Se o seu objetivo é gerenciar suas finanças de maneira integrada com os demais fluxos da sua clínica de estética, essa é uma funcionalidade indispensável no sistema. Por meio dela, é possível identificar transações financeiras, possíveis inadimplências, realizar análise de indicadores de caixa e resultados do negócio através de relatórios e gráficos.

Verifique também se sistema permite gerar boletas e notas fiscais, de forma totalmente informatizada, garantindo a conformidade com a legislação.

3. Agendamento de clientes

Este é, sem dúvida, um dos principais serviços que um bom sistema deve oferecer. Esse recurso deve controlar os agendamentos de avaliações estéticas de forma prática e eficiente, gerenciando as atividades dos seus profissionais, para evitar a coincidência de horários na agenda entre eles.

Além disso, é possível manter os clientes informados sobre os seus horários, por meio de mensagens de SMS ou de aplicativos como WhatsApp, e confirmar com eles a presença. 

4. Boletos a vencer e descontar

Para tomar decisões mais adequadas e realizar investimentos em seu negócio, é imprescindível ter o controle de todas as contas da sua clínica. Nesse segmento, todos os boletos prestes a vencer e descontar precisam ficar organizados no sistema, com possibilidade de lembretes e acompanhamento melhor das receitas e despesas de cada departamento.

5. Cadastro de produtos

Ao adquirir os produtos para sua clínica, você poderá cadastrá-los no sistema e incluir as informações necessárias para gerir o estoque, como a quantidade disponível. Essa prática é importante pois ajuda no processo de compras e de realização de serviços. 

6. Abertura e fechamento de caixa

Quando falamos em organização financeira, o caixa é um dos aspectos mais importantes, pois garante o controle efetivo e permite fiscalizar tudo o que entra e sai diariamente. Dessa forma, não deixe de avaliar as opções de caixa disponíveis no software, como a abertura e o fechamento. Certifique-se de ter um acompanhamento detalhado de todas as movimentações diárias, bem como a geração de relatórios eficazes.

7. Ficha de avaliação

Realizar todos os tipos de avaliações estéticas diariamente em seus clientes de forma manual e sem nenhum direcionamento é quase impossível. Afinal, isso demandaria tempo, e as tarefas ficariam desorganizadas. Por isso, a ficha de avaliação automatizada padroniza o procedimento e permite que você monte planos individuais e ofereça pacote de serviços específicos para seus clientes. 

8. Controle

Já imaginou ter o controle de tudo o que acontece dentro da sua empresa por meio de uma simples ferramenta? Com o software de gestão é possível! Ao integrar todas as atividades da empresa, você consegue gerenciar o desempenho do seu negócio, bem como avaliar o que deve ser melhorado ou não. 

Como escolher o melhor sistema para clínica de estética

Em primeiro lugar, descubra o que você realmente precisa para sua clínica. O ideal é que a ferramenta esteja alinhada aos seus objetivos. E, para garantir um sistema de qualidade, a clínica deve adotar um software que atenda às necessidades da empresa e os principais requisitos de trabalho.

Um bom sistema deve oferecer principalmente segurança e impactar de forma positiva o seu fluxo de trabalho, além de minimizar falhas nos processos.

Com o avanço da tecnologia, o mercado dispõe de muitas opções de softwares com diversas funcionalidades, que oferecem serviços de qualidade e são bem-conceituados no mercado. É o caso da Belle Software — um sistema de gestão ERP focado em clínicas e franquiais estéticas. Um sistema completo para sua clínica crescer de forma contínua e sustentável.

É evidente, portanto, que os sistemas para clínica de estética são grandes facilitadores na gestão do negócio, sendo capaz de proporcionar funcionalidades primordiais para o melhor desempenho das tarefas. Mas, para isso, é importante realizar uma análise precisa e escolher bem o seu produto!

E aí, gostou do nosso artigo? Então aproveite para descobrir os 4 motivos para usar um sistema de estética em sua clínica agora mesmo. Não deixe de conferir!

Sistema para Clínica de Estética: 8 funcionalidades que não podem faltar
5 (100%) 14 vote[s]

2 thoughts on “Sistema para Clínica de Estética: 8 funcionalidades que não podem faltar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Participe do nosso grupo no Whatsapp, receba dicas sobre estética e converse com outros profissionais da área.
Clique no botão abaixo para participar. ⬇️
Powered by