RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

7 treinamentos para minha equipe de estética

Publicado em 12/09/2015

Assim como muitos negócios, a imagem da clínica de estética depende da qualidade dos serviços e do atendimento oferecido. Portanto, o treinamento de equipe deve ser voltado para ferramentas que ajudem a melhorar a interação entre funcionários e clientes, já que esses profissionais desempenham um papel fundamental para o sucesso do negócio.

Então, neste artigo, selecionamos 7 treinamentos que podem ser muito importantes na hora de investir na capacitação do seu quadro de colaboradores. Entenda também o que você deve considerar na hora de definir os treinamentos para a sua clínica. Vamos lá?

treinamento-estetica

A importância do treinamento de equipe na área de estética

Como você já deve saber, um bom time é formado por profissionais talentosos e dedicados à empresa. Contudo, você sabia que pode deixar o seu time de colaboradores mais motivado, ao investir em treinamentos que ajudem a aperfeiçoar as habilidades desses profissionais?

Apostar em capacitação é uma forma de garantir que todos os funcionários entendam os processos feitos na empresa, o que resulta em uma clínica mais ágil e produtiva. Isso pode fazer toda a diferença para os resultados do negócio, alcançando principalmente a satisfação dos seus clientes. Afinal, uma equipe capacitada traz melhores resultados e, por isso, é muito importante para que o seu negócio prospere.

Sendo assim, é fundamental que todo o treinamento seja bem planejado e executado, além de ser atualizado de tempos em tempos.

A seguir, entenda quais são as principais vantagens de oferecer treinamentos para a sua equipe de estética:

  • o treinamento pode proporcionar um alto nível de atendimento, com a inclusão de técnicas de humanização e maior precisão para identificar as reais necessidades de cada cliente. Além disso, o treinamento vai garantir que eles sejam atendidos de forma padronizada;
  • quando a equipe está bem alinhada aos propósitos da clínica e há uma padronização do trabalho, isso se reflete em mais produtividade. Além disso, quando algum profissional não puder fazer o atendimento a um cliente, pode ser substituído por outro colega sem que ocorra a perda na qualidade, por exemplo;
  • estimular o aprendizado constante dos colaboradores da clínica, consequentemente resultará em uma melhora nos serviços. Assim, as chances de os clientes preferirem a sua clínica em vez do concorrente só tendem a aumentar.

Os treinamentos mais indicados para a equipe de estética

Como vimos, é indispensável que você esteja ciente da importância de treinar seus colaboradores e destinar uma verba para a capacitação interna. O primeiro passo para definir quais são os treinamentos necessários para que a clínica prospere é analisar o que poderia melhorar no negócio, já que cada caso é um caso.

Por exemplo, se os colaboradores apresentam dificuldade para registrar agendamentos, é interessante pensar em uma ação que ajude a conscientizá-los sobre a importância de manter os processos atualizados e organizados, e oferecer práticas para que eles aprendam a melhor maneira de fazer isso.

1. Comunicação

Um treinamento útil para qualquer clínica de estética é o que busca aprimorar as habilidades de comunicação, tanto interna quanto com os clientes. Isso é fundamental não apenas para oferecer um melhor atendimento, como também para o melhor alinhamento da própria equipe em relação ao trabalho na clínica.

A comunicação interna é importante para garantir que todos recebam as informações necessárias para que o trabalho flua bem e para que a equipe seja unida. Já a comunicação com os clientes deve ser constantemente aprimorada, para que os frequentadores do local tenham sempre o melhor atendimento possível.

2. Oratória

Uma ótima dica para um nivelamento é fazer um curso de oratória. Ele não serve somente para falar em público, como no caso de um auditório repleto de pessoas. Ele também é muito indicado para melhorar a forma de se expressar, falar corretamente, tirar vícios de linguagens e vários outros benefícios.

Sendo assim, esse curso pode contribuir para que os seus colaboradores sejam capazes de repassar informações de maneira mais clara, seja para suas clientes, seja para os colegas de trabalho.

3. Administração

Também, é muito interessante que você invista em treinamentos voltados para práticas administrativas, desde conceitos de atendimento ao cliente até gestão financeira. Afinal, se cada funcionário estiver bem capacitado na sua função, é mais que esperado que ele passe a produzir mais e, assim, a clínica se tornará muito mais eficiente.

4. Informática

Essa capacitação também é um requisito básico, pois o aperfeiçoamento e o amadurecimento de processos de uma clínica são efetuados por meio da automatização e da organização, com a implementação de um sistema de estética.

Todo o fluxo da clínica, desde o cadastro dos clientes, agendamentos, ficha de avaliação, gestão financeira e de estoque, deve ser organizado. Dessa forma, tudo pode ser melhor comunicado e reaproveitado, evitando o retrabalho e, consequentemente, levando ao ganho de tempo e eficiência.

5. Motivação

Os treinamentos também devem ser feitos com intuito de manter o quadro de colaboradores motivado e engajado com a empresa. Para isso, é importante que esteja clara a intenção da capacitação: oferecer ferramentas para que o funcionário desenvolva o seu perfil profissional.

6. Análise de resultados

Outro ponto importante, quando falamos em treinamento, é a análise dos resultados. Afinal, é preciso avaliar se as práticas escolhidas são realmente eficientes. Aquilo que não funciona deve ser substituído e as ações positivas devem ser reforçadas. Os resultados podem ser verificados no dia a dia de trabalho por meio de pesquisas de satisfação ou pela opinião dos próprios colaboradores.

7. Recepção de clientes

Nunca é demais lembrar de que o atendimento reflete na imagem da clínica e na satisfação dos seus frequentadores. Além disso, é comum que as pessoas que frequentam espaços estéticos e de beleza estejam em busca de se sentir melhor com elas mesmas.

Isso sem contar que, muitas vezes, essas pessoas apresentam questões internas com as quais lidam no momento. Por esse motivo, é muito importante que a equipe seja formada por profissionais preparados para receber e fazer o atendimento a clientes que se encontram nesse tipo de situação.

O que considerar na hora de definir os treinamentos

Em primeiro lugar, é preciso definir quais serão os tipos de treinamentos oferecidos, já que eles devem estar relacionados aos objetivos e as necessidades da sua clínica. Assim, considere qual o seu público-alvo e peça a opinião da sua equipe. Também, é indispensável observar a viabilidade dos custos, visto que o treinamento pode envolver o pagamento de cursos ou o uso de determinados equipamentos pela sua equipe. Além disso, avalie qual será a duração necessária para cada tipo de capacitação.

Faça uma avaliação para identificar quais são os pontos que precisam ser melhorados nas diversas áreas do seu negócio. Por exemplo, se você notou que um profissional não foi capaz de atender ao pedido da cliente ou demonstrou não ser tão atencioso quanto deveria no atendimento, isso indica que é necessário investir em melhorias como capacitação e recepção de clientes.

Esses são os principais treinamentos de equipe que você deve avaliar na hora de decidir quais implementar em sua clínica de estética. Lembre-se de que não investir na capacitação e treinamento dos seus colaboradores pode trazer consequências muito negativas para o seu negócio, levando as clientes a optar pelos serviços e atendimento oferecidos pela concorrência. Por isso, vale muito a pena considerar essa possibilidade para não ficar para trás.

Viu só como treinar a equipe também é uma forma de potencializar talentos e melhorar os processos internos de um empreendimento? Sua clínica de estética já tem um bom plano de treinamento? Não deixe de comentar!

4 thoughts on “7 treinamentos para minha equipe de estética”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️