RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

3 desafios de pequenas clínicas que você deve aprender a superar

Publicado em 08/08/2019

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Email 0 Filament.io 0 Flares ×
fale com um consultorPowered by Rock Convert

Abrir o negócio próprio é um dos principais sonhos da população, que pode conquistar, assim, a tão desejada estabilidade e independência financeira, certo? Contudo, tirar do papel essa missão nem sempre é uma tarefa fácil. Aliás, não são raros os casos de empresários que desistem na metade do percurso ou ainda fecham as portas no primeiro ano da empresa, sobretudo as de porte menor. O motivo? O excesso de burocracia atrelado aos inúmeros desafios de pequenos negócios.

3 desafios de pequenas clínicas que você deve aprender a superar

Não há dúvidas de que, no início, o caminho pode ser realmente turbulento e complicado. Contudo, com força de vontade, persistência e, claro, uma visão estratégica sobre o mercado, é possível tirar de letra os obstáculos do dia a dia organizacional. Quer saber como? Confira, então, quais são os principais desafios dos microempresários e como superá-los.

1. Gestão financeira

Esse, possivelmente, é um dos principais desafios dos pequenos negócios. Afinal, quando você coloca tudo na ponta do lápis, parece que o caixa nunca fecha, certo? Pagamento de aluguel, funcionário, contador, conta de água e luz, além dos insumos necessários para manter a empresa em operação — isso sem falar dos valores gastos com imprevistos. O empreendedor se vê perdido em um mar de contas, que parece não ter fim. 

A partir de então, ele mal consegue bancar as despesas da firma, uma vez que a saída do dinheiro é maior do que a entrada. O resultado? Contas no vermelho. Mas respire e saiba que esse cenário tem solução.

O primeiro passo é criar um planejamento financeiro empresarial, que prevê toda a movimentação dos recursos. Não se esqueça também de cortar os gastos supérfluos, adequando-se à realidade financeira da empresa. Lembre-se de que manter as contas equilibradas exige total disciplina do empreendedor, sobretudo nos primeiros anos do negócio.

2. Oscilações do mercado

Quem dera se o mercado se apresentasse como uma constante, na qual fosse possível prever com exatidão os próximos anos. O empreendedor, nesse sentido, deve ter em mente que existem oscilações em qualquer ramo. Isso significa que nem sempre terá controle de tudo, por mais que ele tente. 

Não à toa, é preciso criar um planejamento que contemple a projeção de diversos cenários — desde os mais complexos até os mais simples, apresentando a solução para cada um deles. Assim, você não corre o risco de ser pego de surpresa. Como já alertava a sabedoria popular: é melhor prevenir que remediar. 

3. Concorrência

Em um mercado marcado pela alta concorrência, a principal questão é: como se destacar dos demais? Afinal, você não quer ser apenas mais um e ter que travar uma guerra de preços com os outros empresários, concorda? O ideal, nesse contexto, é buscar por produtos e serviços que sejam exclusivos. Isto é, invista na inovação, proporcionado ao público uma experiência inigualável.

Nem precisamos dizer que oferecer um atendimento impecável já deixou de ser diferencial e tornou-se pré-requisito, certo? O recomendado, aqui, é tornar a sua marca objeto de desejo do público, assim, ele não pensará duas vezes antes de procurar primeiro a sua empresa.

Fato é que não existe uma fórmula mágica capaz de solucionar todos os desafios de pequenos negócios. Por isso, é importante que você seja proativo e esteja sempre um passo à frente. Busque aprimorar os conhecimentos com frequência por meio de palestras e cursos, por exemplo. Além do mais, invista em novas tecnologias, aprimorando o seu negócio como um todo. Assim, a sua empresa não corre o risco de ficar ultrapassada. 

Conheça também o Belle Software, o sistema de estética que pode revolucionar a maneira que sua clínica é administrada.

Faça um teste por 14 dias, de graça! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Participe do nosso grupo no Whatsapp, receba dicas sobre estética e converse com outros profissionais da área.
Clique no botão abaixo para participar. ⬇️
Powered by