RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Como fazer o planejamento orçamentário anual da clínica de estética?

Publicado em 02/09/2021

fale com um consultor

Quando chega o fim do ano você, provavelmente, faz alguns controles e acompanhamentos para entender qual o balanço financeiro da empresa no ano que passou. Mas a pergunta é: você costuma planejar os gastos e investimentos do próximo ano? O planejamento orçamentário é uma ferramenta de gestão importantíssima nos mais diferentes setores, incluindo nas clínicas de estética.

planejamento orçamentário

Com ele, é possível prever as movimentações e traçar metas para que seu negócio continue em um constante crescimento. Quer entender melhor sobre esse planejamento e como você pode fazê-lo na sua empresa? Então continue a leitura.

O que é um planejamento orçamentário anual e para que ele serve?

O planejamento orçamentário anual é um documento que prevê as receitas, custos, despesas e investimentos de um negócio no próximo ano. A ideia é antecipar o futuro para se preparar melhor para o que está por vir nos próximos meses.

Para elaborá-lo, no entanto, é preciso muita análise de dados e estratégia. Você não vai apenas chutar valores e sim planejar gastos levando em conta diversos fatores como o histórico dos anos anteriores.

O planejamento orçamentário pode ser dividido em 4 etapas:

  • o planejamento de metas e orçamentos;
  • as simulações de cenários;
  • o acompanhamento orçamentário;
  • as revisões orçamentárias.

Esse tipo de planejamento é uma excelente ferramenta para ajudar no processo de tomada de decisões, elaborando metas e identificando gastos desnecessários e investimentos futuros. Quando a gestão do orçamento não é realizada, a empresa fica sem direção e sem informações suficientes para analisar os resultados obtidos. Assim, o negócio acaba estagnado, sem perspectivas de evolução e crescimento.

Além disso, o planejamento orçamentário anual possibilita uma visão mais ampla da situação econômica da clínica de estética, possibilitando que o gestor verifique quais áreas são mais rentáveis e quais ações trazem maior faturamento para o negócio. Dessa forma, é importante que o planejamento seja realizado levando em conta todos os departamentos, como compras, marketing e gestão de pessoas.

Como fazer esse tipo de planejamento na clínica de estética?

Mas afinal, como fazer um planejamento orçamentário na prática? A seguir, listamos algumas dicas importantes para levar em consideração na hora de colocar a mão na massa.

Faça um diagnóstico da clínica

É importante, antes de tudo, realizar um diagnóstico do seu negócio e entender bem qual a sua realidade atual, suas limitações e necessidades. Para isso, busque fazer uma coleta de dados completa, reunindo todas as informações relevantes e tente fazer uma avaliação da evolução da empresa.

Considere, por exemplo, todas as fontes de renda da clínica, mesmo as pequenas entradas, e coloque tudo no papel.

Defina os objetivos do negócio de forma clara

Uma boa forma de estabelecer seus objetivos é fazer um pequeno exercício. Para isso, responda três perguntas:

  • onde a empresa está hoje? – Pensar sobre o cenário atual ajudará você a entender quais as dificuldades e oportunidades que devem ser trabalhadas, além de proporcionar uma reflexão sobre suas atuais ações e investimentos;
  • onde a empresa deve chegar? – Estipular metas e projetar o futuro para daqui um ou cinco anos é um bom exercício para entender aonde o negócio pode chegar e quais as possibilidades;
  • o que precisa ser feito para a empresa chegar lá? – Por fim, depois de definir seus objetivos e prazos, é preciso pensar sobre quais estratégias e ações serão necessárias em relação aos gastos e investimentos para o futuro.

Considere dados anteriores e faça benchmarking

Nos casos em que a empresa ainda não está familiarizada com o planejamento orçamentário, a dica é conferir os dados anteriores do negócio.

Além disso, existe uma prática chamada benchmarking, que consiste na observação dos concorrentes diretos e indiretos. Analisando os parâmetros utilizados por quem já está no mercado há mais tempo, ficará mais fácil de notar padrões de rentabilidade e identificar quais os melhores direcionamentos de verbas, realizando cortes de gastos e otimizando as finanças da clínica.

Liste os custos fixos e variáveis

É preciso considerar todos os gastos que a sua empresa já tem, antes de pensar em novos investimentos e projetos. Sendo assim, antes de iniciar seu plano orçamentário anual, liste todos os custos fixos e variáveis e verifique possíveis reajustes no novo ano.

Com base nisso, você conseguirá visualizar de forma mais organizada quais gastos podem ser reduzidos ou ampliados e quanto existe de fundo extra para novas metas.

Simule cenários e faça projeções

Nem sempre o investimento proposto é a melhor opção e sempre pode haver incertezas. Sendo assim, a melhor forma de garantir o sucesso é simular diferentes cenários e elaborar projeções.

Além disso, lembre-se de sempre realizar pesquisas de mercado antes de lançar um novo serviço ou produto. Assim, você consegue projetar melhor os lucros e possibilidades.

Conte com o auxílio das ferramentas certas

Fazer um planejamento orçamentário anual pode ser um pouco desafiador para quem nunca fez isso antes. No entanto, algumas ferramentas podem ajudar você na coleta de dados relevantes.

Ferramentas que controlam o fluxo de caixa, por exemplo, podem ajudar a avaliar a liquidez e a flexibilidade financeira, além de mostrar a relação entre lucro líquido e caixa e ajudar a prever futuros fluxos.

Acompanhe os resultados e faça revisões periódicas

Apesar de o planejamento orçamentário, normalmente, ser realizado de forma anual, é importante acompanhar os resultados mês a mês. Isso porque, fazendo um acompanhamento periódico, fica mais fácil corrigir erros ou mudar decisões que possam se mostrar equivocadas.

Compare o que foi orçado com o gastos efetivos e faça ajustes sempre que necessário. Além disso, o planejamento pode precisar de alterações de acordo com as mudanças na economia do país. Por isso, fique de olho, por exemplo, em alterações na carga tributária.

O planejamento orçamentário anual da clínica de estética é uma ferramenta importante para projetar a receita da empresa e planejar metas para o ano. Muitos empresários optam por fazer esse planejamento de forma manual ou utilizando planilhas do Excel, no entanto, desse modo você terá muito mais trabalho e um alto risco de falhas.

A melhor forma de fazer uma boa gestão financeira é, portanto, utilizando um bom software de gestão. A Belle Software conta com um sistema integrado que, além de outras funcionalidades, também auxilia no controle financeiro, controlando fluxos e possibilitando análises de forma simples, com a ajuda de relatórios e gráficos.

Quer conhecer melhor os nossos diferenciais? Então entre em contato e converse com um de nossos consultores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️