RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Como (e por que) fazer marketing sensorial em clínicas de estética?

Publicado em 08/09/2016

   As melhores ações de marketing e publicidade são aquelas que tocam as pessoas pelo emocional, pelo sentimento que despertam. Isso é marketing sensorial. É construir um elo com seus clientes por meio de uma comunicação mais subjetiva, veja a relevância do marketing sensorial em clínicas de estética.

marketing sensorial em clínicas de estética

   O marketing sensorial procura estimular um afloramento dos nossos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) para construir relações sentimentais entre o público e uma marca.

Qual a importância do marketing sensorial em clínicas de estética?

   A melhor forma de fidelizar seus clientes é por meio de experiências positivas. Assim, se uma pessoa se sente bem acolhida, recebe um ótimo atendimento e fica satisfeita com o tratamento recebido. As chances, não só de voltar, mas de indicar para outras pessoas, é muito grande.

   Por isso, o marketing sensorial é tão importante: porque ele possibilita essa experiência positiva e agradável aos seus clientes. Ele também cria relações essenciais para que sua empresa seja sempre lembrada.

   Por exemplo, se você serve um café especial que seus clientes adoram, sempre que eles forem tomar um café, vão se lembrar: “Nossa! A clínica aonde vou tem um café incrível!”. Se na recepção você coloca uma decoração expressiva, com determinados tons de cores, ao ver esse mesmo padrão em outros ambientes, seus clientes irão relacionar e se lembrar da sua clínica.

Como aplicar marketing sensorial em clínicas de estética com sucesso?

   O marketing sensorial atua diante dos cinco sentidos. Veja como você pode trabalhar cada um deles na sua clínica de estética:

Visão

   Esse é um dos principais sentidos a serem trabalhados, pois é a primeira impressão que um cliente tem quando entra na sua clínica. O visual inclui formas, cores, decorações e apresentação.

   Procure criar uma identidade visual da sua clínica e explorá-la em tudo o que for possível, desde o logo e as artes impressas ou digitais, até a fachada da sua clínica e o ambiente interior. Não seja agressivo, a identificação e repetição de padrões deve ser sutil, mas perceptível.

Audição

   Quando ouvimos um som, nosso cérebro ativa automaticamente diversas lembranças e sensações. Você já sentiu isso ao ouvir uma música? O som está relacionado ao estado de espírito. Portanto, ao colocar uma música ambiente na sua clínica ou escolher uma trilha sonora para suas publicações em vídeo, é importante estar atento a que sensações aquele som transmite.

   Uma dica é fazer pesquisa com pessoas conhecidas e funcionários. Peça para que ouçam e digam o que sentem ao ouvir aquele som. É essa sensação que você quer de seus clientes?

Olfato

   Há quem diga que o olfato é o sentido mais marcante de todos, mas ainda é pouco explorado no marketing. No entanto, que experiência você tem quando entra num lugar e o cheiro é ruim? É péssimo, não é mesmo? Dá vontade de sair correndo.

   Procure colocar aromas agradáveis na sua clínica de estética, mas cuidado, pois há quem possa ter alergia e alguns aromas são muito fortes. Um bom cheirinho tem que ser sutil, quase imperceptível. Os receptores não percebem que existe um aroma vindo de algum lugar, mas sentem aquela sensação boa de limpeza e harmonia no ar.

Tato

   O tato é um sentido um pouco mais difícil de ser explorado numa clínica de estética com foco em atrair e fidelizar clientes. Ele é muito explorado em design de produtos, mas isso não quer dizer que você não consiga usar de criatividade e descobrir como estimular sensações agradáveis pelo tato.

   Uma dica é estar atento ao estofamento de sofás e poltronas da recepção, além de macas e cadeiras de atendimento. Principalmente para atendimento a mulheres, que costumam usar saias, shorts e blusas mais abertas, deixando o corpo em contato com as superfícies. Um tecido que causa incômodo causa uma sensação bastante desagradável.

Paladar

   Citamos acima o café incrível e inesquecível que a sua clínica de estética pode oferecer aos seus clientes, mas isso não é só. Tenha outras opções para servir, inclusive de comidas do tipo petisco. Em algumas datas especiais, dê um pequeno brinde como chocolates, amêndoas e outros mimos saborosos.

   O que achou das nossas dicas de marketing sensorial em clínicas de estética? Conte pra gente nos comentários. Escreva suas dúvidas, ideias e experiências. Participe desse bate-papo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️