Dicas de Gestão de Estética

Governança corporativa para clínicas de estética!

Você já ouviu falar sobre governança corporativa? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se trata apenas de criar, registrar e documentar as normas da empresa. Ter uma boa governança é essencial para o sucesso da sua clínica.

Quer entender melhor o que é esse conceito e quais os benefícios para o seu negócio? Então, continue lendo esse post.

O que é governança corporativa?

O conceito de governança corporativa surgiu quando as organizações deixaram de ser familiares e passaram a contar com acionistas e sistemas de cotas. Isso levou a uma separação de quem detinha a propriedade da empresa e quem, de fato, fazia a gestão.

As transformações decorrentes da globalização e do crescimento de mercado trouxeram conflitos internos nos negócios. Nesse cenário, os diversos sócios, acionistas e administradores precisavam falar a mesma língua e garantir que os interesses da empresa estavam a frente das opiniões pessoais.

A governança corporativa vem, então, como uma solução para prevenir excessos e decisões que se desviavam dos interesses prioritários do empreendimento.

Mas, afinal, o que é esse conceito? Ele pode ser definido como um conjunto de práticas para melhorar a qualidade da gestão do empreendimento. Para isso, são criados mecanismos e controles internos e externos das atividades do negócio, que determinam como a organização deve ser dirigida.

Para que serve?

A governança corporativa serve para assegurar que os interesses dos donos e administradores do negócio estejam alinhados, que as estratégias e processos sejam seguidos corretamente e que exista uma cultura de prestação de contas na organização.

Quais os benefícios?

Quando a empresa conta com um único proprietário ou uma administração familiar, não há mistério quanto aos rumos do empreendimento.

Porém, o cenário muda de figura quando existem sócios e acionistas. Nesses casos, elaborar normas e condutas permitem evitar surpresas na condução do negócio, trazendo mais estabilidade financeira e segurança.

Outro benefício é a facilidade na resolução de conflitos e divergências — que podem trazer resultados negativos para o negócio. Elas podem ser minimizadas quando são criados previamente padrões de ações para a organização, bem como eventuais punições.

Os pilares da governança corporativa

De modo geral, as normas e práticas desse conceito são sustentadas por quatro pilares, que garantem a integridade da gestão empresarial, são eles:

Transparência

É necessário garantir que todos os envolvidos na empresa, como investidores, clientes, fornecedores, governo e sociedade estejam informados sobre a tomada de decisões e os processos organizacionais.

Equidade

Todos os agentes envolvidos na organização da empresa devem ser tratados de forma igualitária, independentemente de seu nível hierárquico ou influência sobre o negócio.

Prestação de contas

Todas as pessoas com responsabilidades na empresa devem prestar contas de seus atos e decisões, tanto na área financeira quanto em relação ao desempenho de suas atividades.

Responsabilidade corporativa

Os lucros são o que garantem o sucesso do empreendimento, porém, as contribuições à comunidade, as questões relacionadas a sustentabilidade e o papel social também devem ser levados em conta.

Garantindo que todos os envolvidos na gestão da clínica estão trabalhando pelo mesmo objetivo, você conseguirá alcançar o sucesso que sempre almejou! Afinal, uma boa governança corporativa contribui para a saúde financeira e o funcionamento adequado dos processos.

E falando em gestão da clínica, conheça também o Belle Software, o sistema para clínicas de estética mais completo do mercado, tendo todas as funcionalidades necessárias para você administrar a sua clínica de estética, clique aqui e teste de graça por 14 dias.

Gostou do nosso post? Conheça, então, 7 benefícios da padronização de processos em sua clínica de estética.

Marketing

Recent Posts

Marketing Digital para Clínicas de Estética: 12 Estratégias Infalíveis

Reunimos 12 dicas e estratégias sobre marketing digital para clínicas de estética; saiba como fazer…

9 meses ago

Empreender em clínicas de estética em 2023: 6 passos

O mercado da estética brasileiro movimenta bilhões de reais anualmente, ficando atrás somente dos EUA…

1 ano ago

Feiras de Estética 2024 – datas, locais e informações

Chegou o tão esperado calendário de feiras de estética de 2024: aqui você encontra as…

1 ano ago

Marketing para clínicas de estética: como fazer?

Você sabe como fazer marketing para clínicas de estética? Ainda não? A internet não é…

2 anos ago

Como calcular preço de Serviço de Estética e como um Sistema de Gestão pode te ajudar

Saber como calcular preço de serviço de estética é fundamental no momento de realizar a…

2 anos ago

40 Frases de esteticista para clientes

No artigo de hoje trouxemos para você 40 frases de esteticista para clientes, perfeitas para…

2 anos ago