RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Governança corporativa para clínicas de estética!

Publicado em 11/28/2019

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Email 0 Filament.io 0 Flares ×
fale com um consultorPowered by Rock Convert

Você já ouviu falar sobre governança corporativa? Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não se trata apenas de criar, registrar e documentar as normas da empresa. Ter uma boa governança é essencial para o sucesso da sua clínica.

governança corporativa

Quer entender melhor o que é esse conceito e quais os benefícios para o seu negócio? Então, continue lendo esse post.

O que é governança corporativa?

O conceito de governança corporativa surgiu quando as organizações deixaram de ser familiares e passaram a contar com acionistas e sistemas de cotas. Isso levou a uma separação de quem detinha a propriedade da empresa e quem, de fato, fazia a gestão.

As transformações decorrentes da globalização e do crescimento de mercado trouxeram conflitos internos nos negócios. Nesse cenário, os diversos sócios, acionistas e administradores precisavam falar a mesma língua e garantir que os interesses da empresa estavam a frente das opiniões pessoais.

A governança corporativa vem, então, como uma solução para prevenir excessos e decisões que se desviavam dos interesses prioritários do empreendimento.

Mas, afinal, o que é esse conceito? Ele pode ser definido como um conjunto de práticas para melhorar a qualidade da gestão do empreendimento. Para isso, são criados mecanismos e controles internos e externos das atividades do negócio, que determinam como a organização deve ser dirigida.

Para que serve?

A governança corporativa serve para assegurar que os interesses dos donos e administradores do negócio estejam alinhados, que as estratégias e processos sejam seguidos corretamente e que exista uma cultura de prestação de contas na organização.

Quais os benefícios?

Quando a empresa conta com um único proprietário ou uma administração familiar, não há mistério quanto aos rumos do empreendimento.

Porém, o cenário muda de figura quando existem sócios e acionistas. Nesses casos, elaborar normas e condutas permitem evitar surpresas na condução do negócio, trazendo mais estabilidade financeira e segurança.

Outro benefício é a facilidade na resolução de conflitos e divergências — que podem trazer resultados negativos para o negócio. Elas podem ser minimizadas quando são criados previamente padrões de ações para a organização, bem como eventuais punições.

job estéticaPowered by Rock Convert

Os pilares da governança corporativa

De modo geral, as normas e práticas desse conceito são sustentadas por quatro pilares, que garantem a integridade da gestão empresarial, são eles:

Transparência

É necessário garantir que todos os envolvidos na empresa, como investidores, clientes, fornecedores, governo e sociedade estejam informados sobre a tomada de decisões e os processos organizacionais.

Equidade

Todos os agentes envolvidos na organização da empresa devem ser tratados de forma igualitária, independentemente de seu nível hierárquico ou influência sobre o negócio.

Prestação de contas

Todas as pessoas com responsabilidades na empresa devem prestar contas de seus atos e decisões, tanto na área financeira quanto em relação ao desempenho de suas atividades.

Responsabilidade corporativa

Os lucros são o que garantem o sucesso do empreendimento, porém, as contribuições à comunidade, as questões relacionadas a sustentabilidade e o papel social também devem ser levados em conta.

Garantindo que todos os envolvidos na gestão da clínica estão trabalhando pelo mesmo objetivo, você conseguirá alcançar o sucesso que sempre almejou! Afinal, uma boa governança corporativa contribui para a saúde financeira e o funcionamento adequado dos processos.

E falando em gestão da clínica, conheça também o Belle Software, o sistema para clínicas de estética mais completo do mercado, tendo todas as funcionalidades necessárias para você administrar a sua clínica de estética, clique aqui e teste de graça por 14 dias.

Gostou do nosso post? Conheça, então, 7 benefícios da padronização de processos em sua clínica de estética.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Participar
Olá! Participe do nosso grupo no Whatsapp, receba dicas sobre estética e converse com outros profissionais da área.
Clique no botão abaixo para participar. ⬇️
Powered by