RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Como fazer uma Anamnese para Clínica de Estética? Aprenda agora!

Publicado em 24/08/2016

O atendimento em uma clínica de estética precisa ser “top” desde o primeiro contato com os clientes, e isso inclui uma anamnese, aprenda como fazer uma anamnese impecável para clínica de estética. Esse será o fator determinante para a formação de uma clientela fiel que se encarregará de recomendar seus serviços por meio da propaganda boca a boca. Quem for bem atendido voltará outras vezes e ajudará a fortalecer o nome de sua clínica.

como fazer uma anamnese

Como fazer uma anamnese impecável para clínica de estética

Para oferecer um atendimento eficiente, os profissionais de estética precisam conhecer bem os clientes e suas expectativas, levantando dados fundamentais para determinar que tipo de tratamento estético recomendar. É neste momento que a importância da anamnese se torna mais notável.

Elaboramos este artigo para explicar o que é e como fazer uma anamnese, quais são suas vantagens, perguntas importantes para fazer e também algumas dicas de como realizar um bom diagnóstico. Confira!

O que é anamnese?

Essa palavrinha tem origem grega: ana significa “trazer de novo” e mnesis significa “memória”. Assim, a anamnese é aquela entrevista inicial entre o profissional e o cliente, quando o primeiro buscará resgatar o histórico de saúde do segundo para que possa chegar a um diagnóstico e recomendar um tratamento adequado ao caso.

As vantagens de uma anamnese impecável para clínica de estética

Aquele bate-papo inicial com seu cliente terá fundamental importância para a eficiência do atendimento. A partir da anamnese, o profissional conhecerá fatores importantes para o diagnóstico e o tratamento, tais como:

  • se o cliente possui alergias a determinados produtos;
  • se ele fuma ou toma bebidas alcoólicas com frequência;
  • se faz uso de medicamentos que possam interferir no tratamento (como reposição hormonal, por exemplo);
  • se possui histórico familiar de patologias significativas ao caso e outros dados que possam influir nos resultados esperados.

Por meio da anamnese é possível alcançar um diagnóstico seguro para então poder oferecer o tratamento correto. Além disso, o profissional conseguirá eliminar as possíveis contraindicações, garantindo mais credibilidade nos procedimentos que serão realizados.

Dessa maneira, o cliente vai obter os resultados esperados e se sentirá satisfeito com a técnica realizada. Assim, ele não vai se sentir lesado nem física nem financeiramente e indicará seus serviços para seus amigos e familiares. Isso também proporciona um bom relacionamento com a pessoa atendida, o que pode ser um dos seus maiores diferenciais.

Um roteiro de perguntas importantes

A ficha de atendimento de seu cliente deve ser personalizada de acordo com o tratamento procurado, mas há dados fundamentais que devem ser coletados para criar uma anamnese impecável. Um roteiro de perguntas é essencial para uma anamnese impecável para clínica de estética. Esses dados incluem:

  • identificação: nome, endereço, telefones, sexo, idade, etnia, profissão, local de trabalho, nacionalidade e outros dados considerados relevantes para o caso específico;
  • o que levou o cliente a procurar a clínica? Qual é sua principal queixa?
  • quando, como e onde começou o problema relatado? Já fez tratamentos anteriores? Quais foram os resultados?
  • há casos semelhantes na família? O problema pode ser hereditário?
  • o cliente toma medicamentos de uso contínuo? Em caso de ser do sexo feminino, faz reposição hormonal?
  • é sedentário?
  • fuma?
  • Ingere bebidas alcoólicas com frequência?
  • é alérgico a algum produto? Que tipo de cosméticos costuma usar? Protege a pele com filtro solar?
  • possui animais de estimação que possam causar alergias?
  • trabalha em ambiente com algum nível de insalubridade?
  • já sofreu episódios de algum tipo de herpes?
  • pratica atividades físicas? Dorme bem? Seu funcionamento intestinal é normal? Adota uma alimentação saudável?

Acrescente outras perguntas de acordo com os procedimentos a serem adotados. Por exemplo, para um procedimento à base de laser, é necessário saber se o cliente usa lentes de contato que deverão ser retiradas durante a sessão. Da mesma forma, o laser pode provocar episódios de herpes, o que exigirá uma preparação especial para os clientes que apresentem a infecção.

programas de estética

A importância de uma anamnese impecável para clínica de estética

É importante dedicar tempo a essa entrevista inicial com seus clientes, pois os dados levantados nesse momento serão fundamentais para o diagnóstico e a definição do tratamento adequado a cada caso, como já dissemos. Além de ajudar a oferecer a melhor solução para o que sua clientela procura, os dados coletados na anamnese contribuirão para garantir a segurança do tratamento e evitar possíveis incidentes que poderiam comprometer o bom nome de sua clínica, assim chegando até uma anamnese impecável para clínica de estética.

Um diagnóstico perfeito

Saber exatamente o que o cliente precisa é fundamental para fazer um diagnóstico perfeito. A seguir, separamos algumas dicas que são essenciais para você realizar o melhor diagnóstico possível. Acompanhe!

Organize seus dados

A organização dos dados vai auxiliar no diagnóstico. Por meio deles, você conseguirá identificar se o cliente tem algum problema de saúde que possa interferir no tratamento que precisa ser realizado. Basicamente, você precisa organizá-los da seguinte forma:

  • dados da identificação: campo onde o cliente fornecerá suas informações pessoais;
  • dados de qualificação: peso, altura, tipo sanguíneo, idade etc.;
  • dados de emergência: quem a clínica deve contatar caso alguma eventualidade aconteça.

Essas informações devem ser preenchidas logo na recepção pela secretária da clínica ou pelo próprio cliente. Essa ficha será incorporada junto à ficha de anamnese. Dessa forma, a entrevista entre o profissional e o cliente se torna mais breve e objetiva, focando naquilo que realmente é importante para o sucesso do tratamento.

Faça a inspeção visual

A inspeção visual, ou palpatória, consiste em verificar como estão as condições da pele do cliente. Nesse momento deverá ser analisado o grau da celulite, se a gordura da pele é compacta ou não, se o cliente tem vasos, varizes, pintas, manchas ou estrias. Outros equipamentos também podem ser utilizados para auxiliar nesse processo, como adipômetros, analisadores de pele etc.

Para garantir um diagnóstico impecável é necessário realizar essa avaliação, somente assim será possível oferecer um tratamento estético preciso e que garanta os resultados esperados pelo cliente. Mas atenção: esse procedimento deve ser realizado, pelo menos, uma vez por semana. Dessa forma, você conseguirá acompanhar a evolução do quadro do seu cliente.

Use recursos fotográficos

Várias pessoas são atendidas diariamente em sua clínica, devido a isso é essencial que você utilize os recursos fotográficos para mostrar, claramente, as condições da pele do seu cliente. Para um diagnóstico perfeito, é imprescindível ter essas imagens em mãos.

Se você acha que não tem tempo para esse tipo de procedimento, separe um local especial dentro da sua clínica e peça para que um de seus colaboradores realize essa tarefa para você. Adquira uma máquina fotográfica ou celular que ofereçam imagens de qualidade e ajuste as condições da iluminação do local. Dessa maneira ficará mais fácil até para montar seus cases de sucesso, podendo mostrar para o seu cliente o antes e depois do tratamento estético.

A ficha de anamnese será a sua grande aliada para fazer um diagnóstico e tratamento perfeito. Além disso, ela também vai auxiliar no acompanhamento do quadro de cada cliente e na elaboração de novas propostas. Por isso, é de suma importância que ela faça parte da rotina e dos procedimentos da sua clínica, pois dessa maneira você conseguirá oferecer os melhores resultados para os seus clientes.

O armazenamento desses dados também precisa ser feito com cuidado para evitar perdas de informações e preservar a confidencialidade. Para isso, a utilização de bons softwares de gestão de clínicas de estética é altamente recomendável.

E então, há outras informações que você considera relevantes para uma anamnese impecável para clínica de estética? Espero que você tenha aprendido como fazer uma anamnese.

Deixe um comentário nos contando sua resposta!

One thought on “Como fazer uma Anamnese para Clínica de Estética? Aprenda agora!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️