RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Entenda o que é capital de giro para Clínicas de Estética

Publicado em 10/31/2019

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Email 0 Filament.io 0 Flares ×
fale com um consultorPowered by Rock Convert

O capital de giro para clínicas de estética é um aspecto fundamental de qualquer iniciativa empreendedora. Muitos excelentes negócios, com boas ideias e uma ótima carteira de clientes, já fracassaram em razão da falta de planejamento financeiro e controle desse recurso.

Não é um exagero dizer que o capital de giro é tão importante para uma clinica como é o ar para o corpo humano, por exemplo. Isso porque é por meio dele que o negócio se torna sustentável do ponto de vista econômico.

Sem capital de giro, qualquer empresa perde a energia necessária para continuar em operação. Por isso, vamos descrever o conceito do termo e como ele se aplica à realidade de uma clínica de estética. Confira!

capital do giro

O que é capital de giro para Clínicas de Estética?

Imagine, por exemplo, que um médico dermatologista alugue um equipamento de laser duas vezes ao mês. Se ele receber muitos pagamentos por meio de cartão de crédito, pode precisar antecipar o valor do aluguel. Do mesmo modo, ele pode manter em estoque doses de toxina botulínica para ser aplicada em seus clientes.

É justamente a soma de todas as antecipações de dinheiro que ele precisa fazer que formam o capital de giro necessário à atividade que ele exerce. Para nunca mais se esquecer do termo, basta lembrar os significados de: “capital” como dinheiro; e “girar” como colocar em funcionamento.

Sendo assim, o capital de giro é a soma de dinheiro necessária para que a clínica funcione, do mesmo modo como ocorre no caso do médico. A diferença é que existem várias outras despesas fixas e variáveis, como aluguel, pagamento de salários, estoque de insumos e serviços de manutenção.

job estéticaPowered by Rock Convert

Qual a importância do capital de giro para uma clinica?

Além de garantir a saúde financeira da clinica, o capital de giro guarda uma relação direta com a rentabilidade e o crescimento do negócio. É preciso encontrar um equilíbrio entre o valor mínimo necessário e o máximo aceitável, ou seja, a falta de recursos compromete a estrutura e o excesso de dinheiro imobilizado diminui a rentabilidade e a competitividade.

É fácil entender essa relação se você considerar que cada centavo parado poderia fazer parte do lucro da clinica, aumentando a rentabilidade, ou poderia ser investido em iniciativas que tornasse a clínica ainda mais conhecida e próspera,  melhorando a competitividade.

Como é o melhor modo de calcular o capital de giro?

Já faz muito tempo que esse tipo de cálculo não precisa mais ser feito com uma calculadora e com base em controles manuais. Os melhores sistemas de gestão especializados oferecem esse tipo de somatória na forma de relatórios amigáveis e sintéticos.

Além de eliminar o tempo gasto em cálculos manuais, essas soluções diminuem substancialmente as chances de erros e permitem foco na análise de informações detalhadas. Desse modo, todo o tempo que seria gasto na elaboração dos relatórios pode ser aproveitado na  avaliação deles.

O melhor sistema para clínicas de estética do mercado é o Belle Software, faça um teste gratutio e veja vocês mesma!

Para concluir, vale lembrar que existem vários outros temas de gestão importantes para uma clinica. Além do capital de giro para empresas, muitos dos controles administrativos costumam ser considerados menos importantes nessa atividade, ainda que vários cursos acadêmicos de gestão da saúde ajudem a formar uma cultura de adoção de melhores práticas em administração.

Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter para receber dicas sobre temas variados de gestão e aprimorar os resultados da clinica! Disponibilizamos conteúdos relevantes e gratuitos sobre esses assuntos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Participar
Olá! Participe do nosso grupo no Whatsapp, receba dicas sobre estética e converse com outros profissionais da área.
Clique no botão abaixo para participar. ⬇️
Powered by