RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

BSC para Clínicas de Estética: quais Indicadores de Performance você deve usar?

Publicado em 30/01/2017

   O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de gestão que leva em conta quatro perspectivas: financeiras, do cliente, de processos internos e de aprendizagem e crescimento. Dentre os benefícios do seu uso estão questões como a facilidade de aplicação, flexibilidade e ganho de controle sobre partes estratégicas do negócio e neste post detalhamos o BSC para clínicas de estética.

BSC para clínicas de Estética

BSC para clínicas de estética

   Além de permitir a definição de objetivos, o BSC para clínicas de estética também permite o uso de indicadores de performance para melhor controle dos resultados. Na sua clínica estética, a aplicação desse método pode ajudar a trazer resultados ainda melhores para o negócio. Por isso, veja a seguir quais indicadores de performance você deve usar.

Volume de clientes

   Dentro da perspectiva financeira oferecida pelo BSC é possível definir o volume de clientes como um dos indicadores de performance.

   Ele deve ser levando em conta dentro de um determinado período de tempo e deve ser avaliado de maneira contínua, de modo a indicar se os objetivos estão ou não sendo atingidos.

   Se um dos objetivos é aumentar em 15% o número de clientes, por exemplo, é preciso fazer o acompanhamento desse indicador para identificar se houve ou não evolução na conversão.

Nível de satisfação do cliente

   Da perspectiva do cliente, um dos indicadores adequados a ser avaliado é o nível de satisfação de quem contrata serviços na clínica de estética. O motivo é simples: quanto mais clientes satisfeitos houver, maior é a segurança do negócio e maior é a fidelização.

   Esse indicador pode ser acompanhado pela pesquisa direta com os clientes, buscando saber qual é o nível de satisfação de cada pessoa que sai da clínica.

   Também é possível acompanhar o número de reclamações em canais específicos — como as redes sociais. Quanto menor é esse volume de reclamações, melhor é para a clínica.

Tempo para oferecer novos serviços

   No mundo das clínicas de estética também surgem tendências e novidades conforme passam as estações, certo? Sendo assim, é fundamental garantir que o negócio seja capaz de oferecer o que buscam os clientes no momento em que desejam.

   Para isso, é preciso oferecer novos serviços, o que às vezes exige a aquisição de novos equipamentos ou a aprendizagem de novas técnicas.

   Diante da metodologia BSC, isso está relacionado à perspectiva de processos internos e um indicador de performance é o tempo necessário para oferecer novos serviços. Quanto menor ele for, melhor é a performance do negócio por ele ser mais dinâmico e mais flexível.

Índice de rotatividade

   Já na abordagem de aprendizagem e crescimento, observar indicadores relacionados aos funcionários normalmente é o que faz mais sentido. Nesse caso, um indicador é o índice de rotatividade dos funcionários.

   Quanto maior é esse valor, menos tempo os colaboradores passam dentro da clínica de estética. Isso leva a um aumento de custos e que pode afetar o atendimento ao cliente — afinal, pode gerar indisponibilidade de funcionários para realizar os tratamentos, o que gera uma grande fila de espera.

   Acompanhar esses indicadores de performance não apenas ajuda a aplicar a metodologia BSC para clínicas de estética com sucesso, como também permite que a clínica de estética tenha mais conhecimento sobre questões estratégicas. Com mais controle, é mais fácil obter os resultados desejados para o negócio.

   Quer maximizar os resultados com essa abordagem? Então baixe gratuitamente o e-book “Guia prático: saiba como controlar os indicadores em Clínicas de Estética” e aprenda tudo o que você precisa saber.

One thought on “BSC para Clínicas de Estética: quais Indicadores de Performance você deve usar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️