RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Funcionários Fixos ou Freelancer, qual a melhor opção para a sua clínica de estética?

Publicado em 08/24/2015

0 Flares Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Twitter 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×
fale com um consultorPowered by Rock Convert

   Um dos principais desafios de qualquer empresa, inclusive clínicas de estética, é a contratação dos funcionários, aqui veremos a melhor opção entre funcionários fixos ou freelancer. Ultimamente, a modalidade freelance tem crescido muito, isto porque a contratação de uma funcionária freelancer em estética possibilita que você conheça bem o trabalho dela e também possa gerenciar melhor o seu orçamento.

fixo-freelancer

    A contratação de empregados como funcionários fixos proporciona um gasto muito maior, principalmente pelos custos dos direitos trabalhistas. No meio empresarial surgem muitas dúvidas, como: quando o funcionário deixa de se caracterizar como freelancer e deve ser regulamentado como colaborador fixo? Vale a pena contratar funcionários freelancers ou devo montar uma equipe fixa?

   Confira nossas considerações a respeito de : Funcionários Fixos ou Freelancer

   Uma clínica pode contar com ambos tipos de trabalhadores

   A possibilidade de contratar funcionários freelancers é bem atraente para os empresários, considerando que eles ficam isentos de pagar INSS, FGTS, encargos e demais tributos que devem ser recolhidos quando se tem funcionários fixos, contudo, o gestor de clínicas estéticas deve compreender que assim como há benefícios, existem também pontos negativos.

   O fato de contar unicamente com profissionais freelancers pode causar alguns problemas, já que não há vinculo empregatício e a pessoa que trabalha por conta pode decidir pelo abandono do posto a qualquer momento. Esta incerteza relativa a quanto tempo o freela permanecerá na clínica pode ser um aspecto muito negativo para sua empresa. Já pensou o problema que você teria se a esteticista mais querida das clientes decide morar em outro Estado de uma hora para outra? Pois é, o estrago pode ser bem grande.

   Aqui há uma questão muito importante a ser considerada. Na área da saúde, geralmente as pessoas criam um elo de confiança e simpatia pelos profissionais; a principal relação que mostra este tipo de conexão é a do médico-paciente, mas também há outras tão fortes quanto esta. Nas clínicas de estética, as pessoas comparecem em busca de beleza e de se sentirem bem consigo, ao longo das consultas e dos procedimentos, a relação entreprofissionais de estética e clientes vai ficando cada vez mais estreita, assim, acaba ficando difícil abrir mão de ser atendido por um profissional em detrimento de outro. Leitura adicional: Vínculo de trabalho e comissão em clínicas de estética: Como funciona?

Tenha freelancers dedicados

   Na hora de contratar um freelancer ou colaborador fixo, seja criterioso. De qualquer forma você estará incluindo uma pessoa para o seu corpo de profissionais de estética e este deverá atender aos seus clientes em um determinado padrão já pré-estabelecido por você.

job estéticaPowered by Rock Convert

   Caso opte por funcionários freelancers, selecione-os com cuidado, verifique suas experiências anteriores e seja tão exigente quanto no momento de recrutar fixos. Outro detalhe a ser considerado é o histórico como freela, averigue quanto tempo ele tem ficado em cada empresa e se possível, faça um dia de teste remunerado. Este desafio por um dia poderá indicar se o profissional é dedicado e se tem conhecimentos suficientes para atender os seus fregueses de forma eficiente. Para mais informações leia este post: Contratação para clínicas de Estética: O que devo saber sobre recrutamento e seleção.

Principais diferenças entre freelas e funcionários fixos

   Com relação aos freelancers, as empresas não precisam pagar impostos por tê-los atuando na organização; o colaborador pode ter horários flexíveis, inclusive alternativos; caso algum deles não esteja entregando os resultados que a clínica espera você pode retirá-lo do quadro de colaboradores a qualquer momento; enfim, há muitas vantagens em ter freelas na sua equipe de estética.

   Já os colaboradores fixos permitem que você possa fazer planos a longo prazo, isto é, a insegurança da sua permanência não é fator iminente. Muitas vezes, colaboradores fixos acabam dedicando-se mais ao trabalho, pois visam a manutenção do mesmo. Este tipo de trabalhador possui horários fixos, ou seja, você sabe que ele sempre estará lá na hora combinada.

A melhor opção é sempre a que combina mais com a sua clínica

   Caro leitor, esta não é propriamente uma receita de bolo, portanto, não trate a contratação de pessoas como algo a ser seguido mediante uma cartilha.

   Se você está em dúvida quanto a contratação de um freela ou de um funcionário fixo, é porque você ainda não conhece bem ao certo as necessidades da empresa. Para compreendê-la, é necessário que você avalie se pretende ter um funcionário engajado, com uma rotina definida e clientes emocionalmente vinculados aos seus profissionais; ou se prefere um freelancer que seja flexível, comprometido porém desapegado, simpático aos clientes mas que não crie sensação de “única opção”.

   Algo a ser recordado é que uma opção não é excludente da outra, ou seja, você pode montar uma bela equipe contratando funcionários fixos e também freelancers.

Você prefere funcionários freelas ou contratados?

Não fique na dúvida, baixe nosso ebook gratuito: Ebook Vínculo de Trabalho em Clínicas de Estética

4 thoughts on “Funcionários Fixos ou Freelancer, qual a melhor opção para a sua clínica de estética?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá! Participe do nosso grupo no Whatsapp, receba dicas sobre estética e converse com outros profissionais da área.
Clique no botão abaixo para participar. ⬇️
Powered by