RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Como vai a comunicação interna na sua clínica de estética?

Publicado em 05/06/2015

   Esta é uma pergunta muito relevante para empresas de diversos segmentos, e as clínicas de estética não são exceção. Ao fazer o projeto de comunicação da instituição, é importante ter em mente que a maneira como os funcionários trocam informações, reflete na imagem da clínica. Quando o diálogo é claro e as mensagens são precisas, há maior transparência e ordem no dia a dia de trabalho. Ou seja, é bom para a empresa e para quem trabalha nela. Saiba mais sobre o assunto neste post.

comunicao-interna

Comunicação interna na clínica de estética

   Quanto mais os colaboradores da clínica sabem sobre o que acontece dentro da empresa, melhor. Mas é importante que estas informações sejam passadas da maneira adequada. Formalizar o processo de divulgação de notas e notícias costuma ser uma solução eficiente. As melhorias são perceptíveis: para começar, não há ruídos de comunicação. Ou seja, o diálogo é aberto e as mensagens são entendidas da maneira correta.

   Além disso, quando a conversa na clínica é bem planejada, há uma maior organização nos processos de trabalho. A interação entre os funcionários também costuma ser maior. Isso é importante para garantir a troca de ideias e experiências profissionais. O resultado é uma clínica com maior produtividade, porque a equipe trabalha unida e o ambiente é de cooperatividade.

   Todos estes são motivos que ajudam a explicar a importância de uma comunicação interna eficiente: ela é essencial para que a clínica se desenvolva.

Dicas para melhorar o diálogo interno

Meio de divulgação formal

   Uma maneira de melhorar a comunicação interna na clínica é criar um meio de divulgação formal. Muitas empresas já fazem uso de alguma ferramenta para comunicar as notícias corporativas. Os blogs internos, os informativos impressos e os boletins enviados por e-mail são alguns exemplos. Durante o planejamento da comunicação interna da clínica, é importante definir qual é a melhor ferramenta a ser utilizada pela empresa, a periodicidade de divulgação e a equipe responsável pela redação e pelo compartilhamento das informações. Criar um meio formal é uma forma organizada de transmitir notícias que possam ser de interesse da empresa e dos funcionários, como oportunidades na clínica, colaboradores recém-contratados e novos serviços estéticos.

Informações compartilhadas

   Uma comunicação interna bem feita também deve garantir que o diálogo entre os funcionários seja transparente e produtivo. Para isso, é importante criar padrões de processos e incentivar o compartilhamento de informações. Por exemplo, sempre que um colaborador reservar uma sala, deve fazer o agendamento, nesse momento um software de gestão de clínicas de estética pode cuidar dos choques de horários. Isso contribui para que não sejam feitas reservas duplicadas e para que consultas e atendimentos não sejam prejudicados por falta de comunicação entre os funcionários. No planejamento, é necessário avaliar quais são os padrões que contribuirão para o aumento do rendimento na clínica e analisar a possibilidade de incluí-los nos processos de trabalho.

   Comece fazendo uma vez por mês uma reunião de repasse de melhorias realizadas, colete sugestões e provoque discussões nesta reunião, uma boa forma de fazer isso é com técnicas de Brainstormimg que significa tempestade de ideias, é uma dinâmica de grupo que de segue algumas regras: proibido criticar alguma ideia sugerida, todos tem liberdade de expor suas ideias, se não for boa pode ser descartada posteriormente; melhor ainda de for guiada, deve ser iniciada pelo problema, estar ciente que o grupo sabe do que se trata, criar um ambiente favorável que todos sintam-se confortáveis, deixar as ideias fluirem, anotar as ideias, administrar os conflitos e por fim trabalhar com as melhores ideias sempre envolvendo todo o grupo de forma que as decisões tomadas foram feitas de forma coletiva, pode ter certeza que os resultados serão acima do esperado pois teve o comprometimento de todos envolvidos!

A comunicação interna na sua clínica de estética é eficiente e garante um dia a dia produtivo? Conte nos comentários!

Leitura adicional: Dicas essenciais de gestão para sua Clínica de Estética ou SPA

Post organizado pela equipe Belle Software  – Sistema de Gestão de Clínicas de Estética e SPA

One thought on “Como vai a comunicação interna na sua clínica de estética?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️