RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Dicas Essenciais de Gestão para sua Clínica de Estética ou SPA

Publicado em 19/01/2015

Dicas Essenciais de Gestão para sua Clínica de Estética ou SPA

   Você finalmente abriu aquela clínica de estética que tanto sonhou e, com algumas estratégias iniciais de divulgação, já começou a formar uma clientela. No entanto, com o aumento do movimento, é possível que tenha sentido dificuldade para gerenciar alguns processos da sua empresa, como a agenda de atendimentos, as contas a pagar e a receber e o controle do estoque. Veja aqui algumas dicas essenciais de gestão que poderá utilizar em sua Clínica de Estética ou SPA.

Dicas essenciais de gestão Estética SPA

   Para ajudar você nessa tarefa, elaboramos algumas dicas de soluções para facilitar o seu dia-a-dia na gestão da clínica.

Cuidando da base do seu negócio com a solução dos 5S

   Toda empresa, não importando em qual segmento atua, deve dar atenção especial a base especial a base do seu negócio, ou seja, a tudo aquilo que é basicamente necessário para que o produto ou serviço seja entregue com total qualidade, atingindo as expectativas do cliente. Isso quer dizer que tudo aquilo que ocorre no dia-a-dia da sua clínica de estética ou spa deve seguir um padrão minucioso de qualidade.

   O programa 5S, conhecido como programa de qualidade total, é uma metodologia excelente que pode ser aplicada à qualquer tipo de empresa, incluindo uma clínica de estética. A metodologia foi criada no Japão como parte da reestruturação da indústria do país no pós-guerra, e é conhecido por 5S por ter raiz em 5 palavras japonesas que começam com a letra S. Como é difícil traduzir as palavras para o português,para manter o nome da criativa solução, foi convencionado anteceder os termos com a palavra “senso”. Vamos conhecer cada um dos 5 princípios dessa metodologia?

1. Senso de utilização

   Esse princípio indica que apenas o que é útil deve ser deixado nos ambientes de trabalho. Tudo o que não tiver utilidade pode atrapalhar, fazendo com que os funcionários percam tempo e produtividade. Exemplo: mobília desnecessária, cremes espalhados, equipamentos estragados.

2. Senso de organização

   Separar os objetos e produtos conforme a necessidade de uso. Deixa o ambiente agradável e menos poluído. Com tudo que necessitam sempre à mão o trabalho rende muito mais. A dica é ter espaços e móveis que proporcionem este ambiente favorável.

3. Senso de limpeza

   Ainda mais no setor de bem-estar e estética, a limpeza é indispensável. Um ambiente limpo é o único que pode ser acolhedor e higiênico. Lembre-se que esse item é um dos fatores que os clientes mais avaliam quando entram em uma clínica pela primeira vez. Certifique-se de que a rotina de limpeza esteja em dia e que a equipe responsável por ela esteja comprometida com o trabalho. Lembre-se que a faxina diária não é suficiente, os profissionais devem ser treinados para que a cada intervalo de cliente tenha um mínimo de limpeza para que reestabeleça o ambiente padrão.

4. Senso de saúde

   Esse princípio indica o cuidado com a higiene pessoal e com a manutenção de hábitos saudáveis. Engloba inclusive a saúde psicológica dos funcionários e clientes. É importante que os profissionais que trabalham na sua clínica sejam bem treinados sobre quais são os principais cuidados a serem tomados com a higiene e incorporem esses hábitos em sua rotina. Além de garantir a saúde dos profissionais e clientes, os cuidados com higiene aumentam o marketing profissional e proporcionam uma satisfação no cliente que percebe o respeito com que está sendo tratado.

5. Senso de disciplina

   A disciplina é fundamental para o sucesso dos negócios. É importante organizar normas para toda a equipe, que devem incluir recomendações sobre horário, tom de voz a ser usado com os clientes, e comportamento que favoreçam o trabalho da equipe.

Priorizando o atendimento desde o primeiro contato com o cliente

Atendimento

   O atendimento é fundamental para que a clínica se torne conceituada no mercado de atuação. De nada adianta grandes profissionais se o atendimento não for adequado ao público-alvo. É importante lembrar que o processo inicia a partir do primeiro contato da cliente com a secretária do estabelecimento. Deve-se priorizar o atendimento ao montar uma agenda bem elaborada, com horários flexíveis, extensivos e alternativos, com cumprimento de horários e tratamento adequado.

Organização

   Elaborar um histórico detalhado no momento da avaliação, isto facilitará a compreensão das necessidades para a próxima visita, possibilitará o envio de promoção futuras e um atendimento mais ágil e preciso em cada consulta. Seus clientes sentirão que o atendimento é cuidadoso e personalizado.

Agrade sua clientela

   Mais importante do que conquistar novos clientes é a manutenção dos que já frequentam a sua clínica. Gestos simples como uma pequena lembrança em datas comemorativas, especialmente no aniversário ou, no caso de grávidas, um presente de boas-vindas ao bebê, podem ser atos extremamente significativos que fazem a fidelidade se transformar em lealdade.

3. Organização e rapidez com a utilização de softwares de gerenciamento para clínicas de estética e spas

   Um software de gerenciamento para clínicas de estética e spas pode auxiliar seu trabalho ao automatizar diversas funções gerenciais do seu negócio, de forma que você se preocupe apenas com a satisfação dos seus clientes. A seguir listamos alguns dos principais benefícios que um software de gestão pode fazer pela sua empresa:

Cadastro único: todas as informações dos clientes cadastrados num só lugar para facilitar a busca por informações detalhadas sobre a avaliação e impressões de profissionais de outras áreas da clínica. É muito mais fácil e ágil.

Comunicação: o envio de SMS para os clientes estreita a relação do seu público com o negócio. Você pode enviar desde lembretes de horários marcados, até felicitações pelo seu aniversário, ou promoções exclusivas.

Agenda facilitada: uma agenda de fácil acesso e entendimento possibilita uma interação maior entre profissionais e clientes, pois evita o acumulo de funções na área de agendamento e maximiza o tempo do profissional.

Fluxo de caixa: uma empresa somente se tornará grande se realizar um fluxo de caixa correto. Basta realizar lançamentos diários sobre entrada e saída de recursos para obter um resultado satisfatório.

Controle financeiro e de estoque: dois setores importantíssimos para evitar gastos desnecessários, falta de produtos e gerir o faturamento da empresa, que geram um desgaste muito grande para realizar manualmente.

Unindo uma equipe profissional de qualidade e uma gestão eficiente, o sucesso da sua clínica de estética é apenas uma questão de tempo! Para mais informações sobre gestão de clínica de estética e sobre o Belle Software visite o blog www.bellesoftware.com.br/blog

3 thoughts on “Dicas Essenciais de Gestão para sua Clínica de Estética ou SPA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️