RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Blog para clínicas de estética: Vale a pena?

Publicado em 04/30/2015

fale com um consultorPowered by Rock Convert

 Blog para clínicas de estética: Vale a pena?

 Blogs são populares no mundo digital há anos. No começo, ele servia para relatar experiências pessoais do blogueiro e entreter os leitores de um jeito leve. Com o passar dos anos, os blogs se profissionalizaram, tomando seu lugar no mundo dos negócios e virando ferramenta para empreendedores. Seja autoridade no assunto que desejar e veja o sucesso do blog para clínicas de estética.

Blog para clínicas de estética

   A maioria das grandes empresas, além de ter um site formal que apresenta dados e fatos, conta também com um blog. Nesse caso, ele não é usado para relatar experiências pessoais, mas para manter contato com o cliente da empresa, passar informações que possam interessá-lo e se aproximar dele, compreendendo-o melhor. O blog se tornou uma ferramenta essencial para o marketing digital, a publicidade feita através da internet.

   Mas quais são as vantagens do marketing digital? Hoje em dia, boa parte da população passa a maior parte do tempo conectada e a internet é a primeira fonte de informação para muitos. Se o blog da sua clínica der as respostas que o internauta busca, ele voltará sempre a acessá-lo. Esse é o objetivo: compreender quem é seu cliente e fazer um blog voltado para ele, de modo que ele sempre retorne. Se o seu conteúdo for bem feito e com informações úteis, seu blog cria autoridade no assunto e vai atrair cada vez mais pessoas que podem se tornar clientes. Leitura complementar: Estratégias de marketing para divulgar a sua clínica de estética

   É preciso, no entanto, saber administrar o blog, para que ele não seja apenas mais uma página deixada de lado em meio às milhares existentes no mundo digital. Com o domínio de algumas técnicas e certa experiência, você pode transformar seu blog em uma ferramenta de marketing de conteúdo, agradar seus leitores e aumentar sua clientela. Veja abaixo cinco dicas interessantes para começar:

Escolha uma plataforma para seu blog de estética

   A plataforma do blog é uma escolha importante porque é nela que você vai escrever e editar seus posts. Existem várias plataformas disponíveis com planos grátis na internet, uma das mais recomendadas é o WordPress.com, que é bastante intuitivo, customizável e oferece uma variedade de plugins, que são aplicativos para o blog. Entre os vários aplicativos que o WordPress disponibiliza de graça, você pode encontrar:

  • SEO, para configurar o blog de modo que suas palavras-chave sejam encontradas mais facilmente nos sites de busca. Ele também analisa os pontos fortes e fracos de seu post e dá dicas de como melhorar a qualidade de seu conteúdo.
  • Facebook e outros plugins de redes sociais, que facilitam o compartilhamento de seus posts.
  • Youtube, que facilita a incorporação de vídeos em seu blog.
  • Disqus, aplicativo de comentários, que permite aos leitores comentarem, votarem nos melhores comentários e prioriza os comentários mais votados como primeiros da página.
  • Google Analytics, em que você pode analisar os acessos de seu blog, ver quais posts têm mais acesso, quais tem mais comentários e até mesmo descobrir características sobre seus leitores.

O blog deve estar no domínio do seu site

job estéticaPowered by Rock Convert

   O blog não deve ser separado do site de sua clínica, onde o cliente pode encontrar informações sobre os produtos e serviços prestados, e mesmo contratá-los. Ao mesmo tempo, o blog deve ter uma função diferente do site: deve informar sobre técnicas, responder perguntas e, em fim, dar soluções aos problemas do leitor. O seu site deve ter a aba “blog”, que redireciona para seus posts além de melhorar o ranking do seu site nas buscas. Existem muitos tutoriais que ensinam a fazer isso, mas você pode contatar o domínio de seu site e tirar suas dúvidas.

Escreva posts precisos e frequentes

   Para que seu blog crie autoridade, você deve saber o que postar e quando postar. Pesquise, compreenda seu cliente e saiba o que ele procura. Não se deve copiar o conteúdo de outros blogs, por exemplo – não só porque plagiar é crime, mas também porque seu leitor deve encontrar em seu blog algo exclusivo, que ele não possa ler em lugar nenhum. Também é importante atualizar com frequência, para que o leitor sempre encontre algo novo. Seu blog deve ter no mínimo um post por semana para que sempre seja comentado, compartilhado e procurado.

Conheça seu leitor

   O mais importante em um blog é o conteúdo, e o mais importante para criar conteúdo de qualidade é saber quem vai lê-lo. O marketing digital trabalha com o conceito de persona, um tipo de “cliente ideal”. Pensar nas características em comum que você encontra em seus clientes atuais é essencial para saber que tipo de leitor você quer atrair com seus posts. São todas mulheres? Qual a faixa etária? De que lugar do país ou do mundo? Tudo influencia na hora de escolher o conteúdo e a linguagem usada em seu blog.

Não se esqueça das redes sociais

   As redes sociais são ferramentas valiosas, e até mesmo necessárias, no marketing digital. Para divulgar seus posts, coletar informações sobre seus clientes e leitores, estabelecer contato e criar um relacionamento com eles, que vai gerar confiança. Inclua sempre o plugin das redes sociais em seus posts para que os leitores possam compartilhá-los facilmente. Você ganha mais cliques, mais leitores e, com a estratégia certa, mais clientes.  Segue mais um post que pode ser do teu interesse: Divulgação de clínicas de estética e spas em compras coletivas: veja se vale a pena

Post organizado pela equipe Belle Software  – Sistema de Gestão de Clínicas de Estética e SPA

One thought on “Blog para clínicas de estética: Vale a pena?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Participar
Olá! Participe do nosso grupo no Whatsapp, receba dicas sobre estética e converse com outros profissionais da área.
Clique no botão abaixo para participar. ⬇️