RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Divulgação de Clínicas de Estética e SPAs em Compras Coletivas: Veja se vale a pena

Publicado em 01/15/2015

Para melhorar a divulgação do seu negócio, empreendedores do setor de estética e bem-estar buscam soluções de marketing que possam trazer novos clientes até a clínica. Uma das ferramentas que mais ganharam fama nos últimos tempos foram os sites de compras coletivas. Clínicas de estética e spas de todo o país passaram a vender pacotes de serviços e mini day spa para impulsionar a divulgação do seu negócio. Será que ainda vale a pena utilizar esse canal de promoção?

Divulgação Compra Coletiva Estética SPA

Nesse texto vamos mostrar as principais vantagens e desvantagens em utilizar os sites de compras coletivas e ainda apresentar soluções para tornar a estratégia mais eficiente. Confira!

Compras coletivas: vantagens, desvantagens e soluções

Como todas as estratégias, é comum que encontremos vantagens e desvantagens, mas conhecendo-as melhor, podemos desenvolver soluções trabalhando em uma otimização dos pontos positivos e correção dos negativos.

Vantagens das compras coletivas para as clínicas de estéticas e spas

Uma das principais vantagens em divulgar os serviços da sua clínica de estética ou spa em sites de compras coletivas é a oportunidade de trazer muitos clientes novos ao estabelecimento. Para muitos deles, esse pode ser o primeiro contato com um serviço de estética e, ao gostarem, podem continuar a utilizá-los, mesmo que já não estejam mais em promoção. Esse é o momento perfeito para fidelizar o cliente.

Esse tipo de estratégia de marketing é muito utilizado para atingir um grande público e permite uma divulgação em massa. Por isso, até mesmo os clientes que já frequentam espaços concorrentes podem visitar e passar a frequentar a sua, caso os serviços e atendimento superem as expectativas.

Desvantagens das compras coletivas para as clínicas estéticas e spas

Toda estratégia de marketing deve ser avaliada com cuidado antes da sua implantação. É importante conhecer os pontos negativos que podem influenciar nos resultados, não gerando o impacto que se esperava com a campanha.

Uma vez que é comum vender cerca de 200 a 500 promoções em uma só campanha, ao utilizar o site de compras coletivas sua clínica vai receber um número muito grande de novos clientes de uma só vez. É preciso, portanto planejar a campanha com cuidado, já que será necessário agendar horário, ter profissionais disponíveis e encantar uma grande clientela.

Além disso, parcela dos clientes que você pode receber apenas frequentam clínicas e spas quando encontram alguma promoção interessante. Esse público dificilmente será fidelizado, já que não possuem o costume, nem o interesse em consumirem os seus serviços regularmente.

Outro ponto que pode ser prejudicial nessa estratégia é a margem de lucro para a realização da promoção. Uma vez que os preços divulgados são mais baixos do que os normalmente praticados, deve-se pensar nessa estratégia mais como canal de divulgação e promoção do que como oportunidade de lucro.

Soluções para uma utilização eficiente dos sites de compras coletivas

Um planejamento deve ser realizado para que a divulgação dos serviços das clínicas de estética e spa em sites de compras coletivas alcancem um resultado satisfatório. No planejamento financeiro, é preciso disponibilizar recursos para o pagamento de taxas aos sites além de considerar os serviços oferecidos como um investimento de marketing para a captação de novos clientes para a empresa. A intenção não é lucrar com a venda dos cupons promocionais, mas trazer clientes novos e com o objetivo de fidelizá-los.

Uma solução eficaz para identificar quais dos novos visitantes possui perfil para se tornar um cliente, pode-se elaborar um questionário simples, porém com perguntas objetivas, que identificarão quais são os potenciais clientes da sua clínica. A partir daí, desenvolve-se um trabalho de marketing focado especialmente nesses clientes. Nesse momento um software de Gestão de Clínicas de Estética e SPA irá te auxiliar com as campanhas de e-mail marketing e sms.

Reserve dias e horários específicos para atender os clientes que compram os cupons nos sites de compras coletivas. Identifique os dias da semana ou mês que registram baixas no movimento, assim como os horários menos movimentados, e determine essas condições no site. Dessa forma, terá um melhor aproveitamento da estratégia sem afetar demais a agenda da clínica.

A estratégia ainda pode ser potencializada ao oferecer ao cliente o agendamento de outros serviços que entrarão em promoção na clínica, de forma antecipada, além de vender produtos que possam complementar os resultados do tratamento. Assim, a estratégia poderá torna-se mais lucrativa, compensando o investimento realizado.

É importante lembrar que os sites de compras coletivas devem ser utilizados apenas como complemento de uma estratégia de marketing eficiente e não como a principal ou a única forma de divulgação. Ainda, somente valerá a pena se a campanha for bem elaborada com metas e objetivos que permitam medir os resultados dentro de um determinado período de tempo.

Separamos abaixo uma lista com os principais sites de compras coletivas para a divulgação de produtos e serviços de estética:

www.uvarosa.com.br

www.groupon.com.br

www.peixeurbano.com.br

www.clickae.com.br

E você, já promoveu alguma campanha em sites de compras coletivas? Conte para a gente nos comentários!

2 thoughts on “Divulgação de Clínicas de Estética e SPAs em Compras Coletivas: Veja se vale a pena”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Participar
ajuda?
Olá! Participe do nosso grupo no Whatsapp, receba dicas sobre estética e converse com outros profissionais da área.
Clique no botão abaixo para participar. ⬇️