RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Aprenda dizer não para o seu cliente de estética

Publicado em 06/06/2015

   Dizer não quando alguém pede um favor ou uma ajuda é uma tarefa muito difícil, mas imagine o quão complicado pode ser dizer não para um consumidor? Muitos clientes de clínica de estética, por criarem uma relação de proximidade e confiança com os profissionais que atendem naquele lugar, acabam ultrapassando a linha podendo causar certo desconforto para você. Enquanto alguns querem desconto em procedimentos, outros gostariam que você pudesse tirar algumas dúvidas sem cobrar pela consulta, mesmo sabendo que a clínica é a sua fonte direta de renda.

aprenda-dizer-nao-clientes-estetica

  Para conseguir evitar essas situações, sem criar uma relação desconfortável com seu cliente, que tal aprender algumas estratégias para dizer não quando você realmente não puder ajudar? Confira logo abaixo as nossas dicas!

Explique ao seu cliente o porquê do valor da consulta ou avaliação

No começo da sua carreira, é natural que você tenha aceitado fazer alguns descontos ou cobrar mais barato em alguns procedimentos para poder criar uma clientela fiel. Porém é perfeitamente normal que, depois de algum tempo, seus valores sejam reajustados para que você possa arcar com os custos de manutenção da sua clínica de uma maneira confortável, permitindo que algum lucro também seja obtido.

Se o seu cliente está questionando demais o aumento dos valores de certos procedimentos ou consultas, que tal explicar para ele exatamente como tudo funciona? Pode parecer uma atitude rude no começo, mas é mais fácil fazer seu cliente entender que todos aqueles procedimentos podem ter um custo muito alto para você e, por esse motivo, alguns valores não podem ser simplesmente abaixados.

Não troque favores

O cliente mais difícil de dizer não é aquele que é seu amigo pessoal há muito tempo, ou alguém da família que você tem vergonha de cobrar pela consulta. Quando eles oferecem um favor em troca de um atendimento, é preciso que você aprenda a dizer não, afinal, favores não vão pagar as suas contas. Esse é um dos hábitos mais prejudiciais para quem está procurando aumentar seu número de clientes e, consequentemente, seu faturamento na clínica de estética.

Explique para esses clientes mais próximos que, infelizmente, você não pode trabalhar com favores, ou descontos no seus tratamentos, já que todos os seus procedimentos geram gastos fixos (e variáveis) com o quais você não pode arcar de seu próprio bolso. Quando você atende um paciente, é preciso gastar energia elétrica, materiais descartáveis e mão de obra – e tudo isso tem seu custo financeiro. O desconto, ou a troca de favores, só dificulta o controle dos seus gastos para manter sua clínica de estética funcionando e atendendo outros pacientes com qualidade.

É sempre importante deixar claro para o seu cliente que, apesar de não conseguir oferecer um desconto no valor do tratamento, você consegue garantir que o seu atendimento vai deixá-lo satisfeito com o investimento realizado.

Não faça promessas que você não pode cumprir

Muitos clientes podem exigir (literalmente!) um pouquinho mais de atenção, por serem muito inseguros, ou simplesmente porque eles querem estar informados sobre tudo. Caso esses clientes venham a perguntar se podem te ligar a qualquer momento para tirar dúvidas, ou mandar e-mails com dúvidas, aproveite essa ansiedade por parte do cliente para já deixar agendada uma próximo tratamento. Deixe claro para seu cliente que você está sempre disponível para atender a urgências, mas que dúvidas rotineiras devem ser solucionadas em uma próximo tratamento, já que nem sempre você conseguirá estar disponível para ele quando for preciso.

Aprender a dizer não para o seu cliente de estética pode parecer uma tarefa difícil em um primeiro momento, mas essa atitude é extremamente necessária para que você não prejudique a renda e o fluxo do seu trabalho. Realizar descontos, favores e “pequenos tratamentos” de forma aleatória pode atrapalhar muito a gestão da sua clínica!

Para saber até quanto pode dar de desconto, precisa saber seu custo, aprenda a calcular neste post: Devo subir meus preços de estética? Tudo ficou mais caro, e agora?
Como você lida com essas situações no seu ambiente de trabalho? Conte para a gente!

Post organizado pela equipe Belle Software  – Sistema de Gestão de Clínicas de Estética e SPA

Para adquirir o Belle Software, ligue: 0800 646 0099

One thought on “Aprenda dizer não para o seu cliente de estética”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️