RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Secretária para clínica de estética, qual o perfil ideal?

Publicado em 10/12/2015

Contratar a secretária para clínica de estética pode ser um desafio. Existem milhares de profissionais qualificadas e encontrar alguém pode ser muito difícil e, ao mesmo tempo, muito importante do que parece. Afinal, será ela que terá o primeiro contato com os pacientes, fará todos os agendamentos, cancelamentos de consultas e diversas outras tarefas importantes para o bom andamento dos serviços da clínica. Portanto, é necessário encontrar alguém que seja receptiva, educada e, ao mesmo tempo, eficiente e responsável em seu trabalho.

Secretária para clínica de estética

Secretária para clínica de estética, qual o perfil ideal?

Para te ajudar a encontrar o perfil ideal de secretária para clínica de estética, hoje daremos algumas dicas valiosas. Confira!

Como buscar a profissional ideal

Um método muito antigo, porém ainda muito eficaz. é o boca a boca. Portanto, informar aos seus amigos que você precisa de uma secretária e explicar qual é o perfil desejado é o primeiro passo que deve ser dado, até por que destas indicações surjam muitas indicações. Muitas vezes acaba sendo mais interessante contratar uma pessoa indicada do que uma pessoa completamente desconhecida, mas lembre-se de checar se a profissional realmente tem todos os atributos necessários para o cargo.

Outra forma interessante de buscar profissionais qualificados sem indicação nenhuma são os sites de emprego, como a Carreira BeautyCathoIndeed e o Vagas, que te ajudam a filtrar os currículos que mais se adequam ao perfil procurado por você.

Identificando o perfil ideal

Os anúncios, tanto por meio do boca a boca, quanto por sites de empregos, irão trazer muitos candidatos. Estes, por sua vez, precisam ser pré-selecionados antes da entrevista, por meio da análise dos currículos. Assim, alguns itens importantes para esta análise prévia são:

Experiência

Este é um ponto a ser levado em consideração, mas não deve ser decisivo. Algumas pessoas preferem contratar secretárias sem experiência, o que resultaria em uma profissional sem vícios ruins aprendidos em outras empresas e talvez até aceite um salário inicial mais baixo de experiência.

Além disso, uma secretária inexperiente pode ser moldada à maneira da sua empresa. Portanto, este quesito deve ser analisado, mas sua decisão pode levar em cona outros fatores.

Conhecimentos em informática

Um aspecto muito importante no mundo de hoje é sua clínica estar em contato com as novidades tecnológicas. Por meio delas, seus clientes e seus fornecedores podem tratar assuntos via e-mails, você pode gerir sua clínica utilizando um software de gestão ou plataformas digitais, entre outros. Mesmo que ainda não seja totalmente informatizada é importante contratar alguém que possa se adaptar às novas tendências tecnológicas.

Feito isso, selecione os perfis que mais chamaram a atenção de forma positiva e agende uma entrevista para que possa conhecê-los pessoalmente. Esta é, sem duvida, a etapa mais importante!

Verifique o currículo e faça perguntas sobre experiências anteriores com recursos de informática como uso de planilhas e software de gestão de clínicas de estética.

Conduzindo a entrevista

Neste momento, é importante analisar se os dados informados no currículo estão corretos. Além disso, é o momento para entender melhor a candidata, afinal, esta é a etapa mais importante do processo.

Nela, devemos verificar se o candidato possui certas qualidades imprescindíveis como paciência, senso de organização, empatia, bom humor, proatividade, positividade, honestidade, dentre outras qualidades.

Leia também: Como organizar a agenda da Clínica de Estética

Esclarecendo as dúvidas

Importante que todas as dúvidas sejam esclarecidas no momento da entrevista. É fundamental informar sobre os dias e os períodos de trabalho, se existe alguma flexibilização de horário, se vocês trabalham com horas extras e todas as informações relevantes para sua possível nova funcionária.

Explique muito bem sobre a remuneração e todos os benefícios existentes. Deixe que ela esclareça qualquer tipo de questionamento: é melhor deixar tudo claro desde o início para não ter surpresas e imprevistos depois. Isto vale para ambos os lados.

Secretária para clínica de estética ideal, contratando a sua!

Certifique-se de que a pessoa escolhida seja contratada conforme todas as normas e obrigações empregatícias. Se houver qualquer dúvida em relação à contratação, consulte um contador. Ele pode te orientar sobre o que deve ou não ser feito. Faça tudo corretamente para evitar transtornos futuros.

Treinando a profissional

Depois de realizada a contratação, não se esqueça que a profissional precisa de treinamento para desenvolver um bom trabalho e este quesito depende muito da sua ajuda e dos colegas de trabalho.

Oriente sempre o que deve ser feito e como deve ser feito sobre todos os procedimentos, ensinando todos os detalhes para um atendimento de qualidade. Lembre-se que ela está em treinamento e você ainda é responsável pelo desempenho da profissional. Tenha paciência e esteja sempre aberto a responder todas as dúvidas, assim irá contribuir para ter a secretária para clínica de estética ideal!

E aí, tem alguma outra dica importante para contratar uma secretária para a sua clínica? Compartilhe conosco deixando um comentário!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️