RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Inadimplência na Estética – Como reduzir os inadimplentes

Publicado em 04/13/2016

fale com um consultorPowered by Rock Convert

   Cliente devendo, essa é a reclamação em todos segmentos e a inadimplência na estética muitas vezes é o motivo do fechamento de uma clínica de estética.

Inadimplência na Estética

   De acordo com os últimos dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC) de fevereiro de 2016, 60% das famílias brasileiras têm algum tipo de dívida e, destas, praticamente ¼ estão com prestações em atraso. Já em relação aos que admitem não terem como honrar seus compromissos, os inadimplentes, o percentual subiu em comparação ao mesmo estudo feito em fevereiro de 2015, passando de 6,4% para 8,6%.

Inadimplência na Estética – fuja desse bicho papão

A inadimplência é um fantasma que prejudica a todos, consumidores e comerciantes, mas há meios de você reduzir o número de inadimplentes na sua clínica de estética. Listamos vários pontos que juntos tem a força de reduzir ou até eliminar a a inadimplência na sua clínica de estética.

Conheça seu custo e ofereça vantagens para quem paga à vista

   Tenha um controle financeiro bem justinho, mantendo seu fluxo de caixa atualizado, para que você possa ter a exata noção do seu custo. Com isso você pode oferecer vantagens para os clientes que pagarem à vista, como descontos e bonificações. Dessa forma você está criando não só mecanismos de fidelização dos clientes como provendo o fluxo de caixa.

Mantenha um cadastro de clientes atualizado

   Com um cadastro de clientes informatizado fica mais fácil mantê-lo atualizado, com todas as informações possíveis sobre os clientes, especialmente o histórico de serviços e produtos comprados. Registre também a forma de pagamento e se houve algum atraso. Com estas informações disponíveis para quem operar o sistema fica muito mais fácil quem são os melhores clientes e estender as vantagens. Da mesma forma, com um cadastro informatizado é possível adaptar as condições de parcelamento de acordo com o cliente, reduzindo prazos de pagamento, por exemplo.

Faça uma análise de crédito prévia

   Consultar o SPC ou Serasa é sempre uma boa ideia, assim você sabe se aquele consumidor já tem alguma dívida anterior e restrição ao crédito. Os mesmos serviços devem ser acionados se algum cliente estiver inadimplente com sua clínica há mais de 30 dias. A inclusão na lista negativa o pressionará a quitar a dívida e o impedirá de fazer novas compras, reduzindo assim a inadimplência na estética.

job estéticaPowered by Rock Convert

Cobre com cartão de crédito sempre que possível

   Eles são a forma mais fácil e segura de você receber o seu pagamento, mesmo que o cliente fique inadimplente com a operadora do cartão. Hoje ele é a alternativa mais viável para comerciantes, ainda que para o consumidor os juros altos sejam prejudiciais. Uma boa dica é procurar convencer o cliente a parcelar apenas nas vezes em que não há incidência de juros no cartão de crédito, quem sabe dando uma entrada à vista e parcelando o restante.

Lembre ao cliente sobre o vencimento da dívida

   Uma das vantagens de ter um controle total sobre o histórico dos clientes é a possibilidade de gerar lembretes automáticos na agenda sempre que a data de um pagamento vencer ou estiver próximo do vencimento. Você pode optar por lembrar sutilmente sobre a data do vencimento através de SMS ou email, por exemplo. Uma forma elegante de fazer isso é oferecendo pequenos descontos ou brindes para quem pagar antecipado. Há muitas pessoas que atrasam seus compromissos porque realmente esquecem-se deles. Veja como fazer essa cobrança de forma muito simples usando software, assista o vídeo de 5 minutos: Controle de Inadimplentes

Execute judicialmente

   Não fique no prejuízo.Se você não está preparado para demitir um funcionário ou executar um cliente devedor então reveja seu perfil de empreendedor, pois o bem maior é a empresa, tome as atitudes necessárias com cautela mas não titubeie quando necessário.

   Com um software de gestão financeira projetado para clínicas de estética você pode ter o controle total sobre todos os clientes que estão em dívida com você há mais de 30 dias, assim poderá ficar claro como está sua inadimplência na estética. Contrate um escritório de cobrança e caso não consiga acordo, mande executar a dívida judicialmente.

   Todas essas providências ficam muito mais fáceis com um software de gestão financeira como o Belle, projetado especialmente para clínicas estéticas e spas.

Saiba tudo sobre Financeira para Estética, faça download gratuito do ebook, clique aqui.

E você, quais as providências que tem tomado para evitar a inadimplência no seu negócio? Conte para a gente aqui nos comentários!

One thought on “Inadimplência na Estética – Como reduzir os inadimplentes”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Participar
Olá! Participe do nosso grupo no Whatsapp, receba dicas sobre estética e converse com outros profissionais da área.
Clique no botão abaixo para participar. ⬇️
Powered by