RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Gestão de Clientes de Estética – Aprenda a fazer corretamente

Publicado em 24/02/2016

Gestão de Clientes de Estética – Faça e lucre mais

   O bom empresário sabe que o sucesso de seus negócios depende, fundamentalmente, de uma clientela satisfeita. Você, proprietário de uma clínica de estética, também sabe bem disso: o cliente satisfeito volta sempre e recomenda seus serviços para familiares e amigos. Já o cliente insatisfeito não volta e ainda faz comentários negativos que podem comprometer a reputação de sua clínica.  Então, seus clientes representam muito mais do que uma fonte de receita: eles são como um ímã que atrai outros clientes, ajudam a fortalecer a sua marca e exercem poderosa influência sobre a sua reputação no mercado, por isso precisamos aprender técnicas de Gestão de Clientes de Estética.

Gestão de Clientes de Estética

   Para garantir o bom atendimento e melhorar o relacionamento com o seu público, a gestão de clientes é fundamental. Neste post, queremos mostrar como é importante melhorar a administração de sua carteira de clientes.

Como criar uma carteira de clientes

   Uma carteira de clientes é, basicamente, o conjunto de todos os clientes de sua empresa. No primeiro atendimento, a secretária vai cadastrar e coletar todos os dados referentes àquele cliente, para que ele passe a fazer parte de sua carteira.

   Pelo método tradicional, esses dados são registrados manualmente em fichas individuais, uma para cada cliente e com o maior número possível de detalhes. Em cada novo atendimento, esses dados serão atualizados e mais informações serão acrescentadas, de acordo com os serviços prestados àquele cliente. Normalmente, as fichas são classificadas por ordem alfabética e mantidas em arquivos, para futuras consultas.

   O método de registro manual em fichas, que podem ser tanto em papel quanto em planilhas no computador, vem sendo substituído por softwares ou programas de computador que agilizam e facilitam muito o trabalho do empresário na gestão de clientes.

   Para administrar com sucesso a sua carteira de clientes, há três aspectos básicos a considerar: aquisição de novos clientes, manutenção dos existentes e renovação da carteira, com a captação de novos clientes.

Conheça os tipos de clientes em sua carteira

   Abaixo, citamos os tipos de clientes que poderão compor a sua carteira e que você precisa conhecer bem, para uma gestão eficiente:

  • Clientes ativos: são aqueles que continuam frequentando a clínica e usando seus serviços de maneira habitual. Merecem toda a sua atenção, pois são os que trazem lucro para sua empresa. Sua estratégia para os clientes ativos será no sentido de mantê-los satisfeitos.
  • Clientes inativos: são os que usaram seus serviços uma ou algumas vezes, mas agora raramente voltam. Você precisa monitorar e cativar esses clientes para não perdê-los para a concorrência. Sua estratégia para os clientes inativos será no sentido de convencê-los a voltar.
  • Clientes em potencial: são aqueles que ainda não são, mas que poderão vir a ser clientes. Merecem uma atenção especial para que sejam conquistados e passem a ser clientes ativos. Sua estratégia para os clientes em potencial será no sentido de conquistá-los para a sua clínica.
  • Ex-clientes: são aqueles que vieram uma vez e não mais voltaram, pois agora frequentam a clínica concorrente. Você precisa descobrir por que motivos perdeu esses clientes para a concorrência e pensar em maneiras de trazê-los de volta. Sua estratégia para os ex-clientes será no sentido de reconquistá-los.

Essa classificação pode ser realizada no CRM, veja como neste link.

A segmentação da carteira de clientes

   A segmentação de sua clientela em grupos será muito útil para desenvolver estratégias para garantir a satisfação do cliente através de um tratamento mais personalizado. Você pode segmentar sua carteira por perfil, por região, por volume de vendas, ou qualquer outra classificação que te leve a conhecer melhor seus clientes. As estratégias adotadas podem variar de acordo com cada segmento ou grupo, por isso essa segmentação é um grande facilitador na gestão de sua carteira de clientes.

Ferramentas para gestão de clientes de estética

   Atualmente, os administradores de clínica de estética contam com recursos tecnológicos eficientes na gestão de seus negócios. São softwares com vários módulos e recursos integrados, desde o cadastramento e o agendamento do cliente feitos pela secretária no atendimento, até a ficha de avaliação feita pelo profissional de estética, a elaboração de orçamento e contrato, e a geração de dados para a gestão da carteira de clientes. Todas essas facilidades agrupadas em um único software especificamente direcionado para clínicas de estética. Aposente as fichas em papel ou planilhas e passe a usar um moderno software em sua clínica para otimizar os processos de gestão e, consequentemente, aumentar seus lucros!

   Gostou do nosso post sobre gestão de clientes? Estamos esperando pelos seus comentários!

 

One thought on “Gestão de Clientes de Estética – Aprenda a fazer corretamente”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️