RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

3 dicas para melhorar a gestão da clínica de estética

Publicado em 11/04/2016

   A maioria das clínicas estéticas é constituída e gerenciada por profissionais voltados a área da saúde, como fisioterapeutas e dermatologistas, que não têm uma formação acadêmica tão direcionada a gestão. Por isso, podem ocorrer situações prejudiciais a gestão da clínica, podendo enfrentar dificuldades financeiras e gerenciais, pois não foram criados processos de gestão eficazes.

Gestão da Clínica de Estética

Confira as 3 dicas de gestão da clínica de estética

   Com este post pretendemos explicar alguns processos básicos para que sua clínica melhore os processos de gerenciamento.

1. Gestão de tempo

   Para ter uma gestão de tempo eficiente, é necessário estimar — com a maior exatidão possível — a duração de cada procedimento e de cada consulta. Muitas clínicas cometem o erro de calcular com muito otimismo esse tempo e, assim, vão acumulando atrasos ao longo do dia, o que estressa bastante seus clientes!

   O segundo passo é estabelecer uma agenda. A principal dica é utilizar a tecnologia a seu favor, adotando um software de gestão, pois, dessa forma, as informações não serão perdidas e ferramentas como lembretes e envio de SMS para o cliente estarão disponíveis.

   Calcule também um intervalo a cada uma hora e meia de atendimento e não deixe de contabilizar cerca de 5 a 10 minutos em cada procedimento para conversar e dar atenção ao paciente. Isso é essencial para a fidelização!

Sugerimos o seguinte processo (os dias podem ser alterados):

  1. Toda sexta-feira ao final do dia, discutir o tempo que tem sido gasto com os procedimentos;
  2. Anotar o horário da consulta imediatamente após o agendamento;
  3. No final de cada dia, repassar a agenda do dia seguinte e revisar antes de cada expediente, a fim de verificar inconsistências e gargalos;
  4. Cada profissional da clínica deverá relatar os atrasos ocorridos e tudo o que não foi como esperado.

Confira o ebook grátis: Agenda para clínicas de estética

2. Gestão financeira

   Hoje em dia, a tecnologia tem deixado a gestão financeira muito mais simples, pois os softwares oferecem os parâmetros a serem analisados e executam os cálculos mais importantes. No entanto, você terá que dominar algumas métricas para compreender o que acontece em sua clínica estética.

   O fluxo de caixa é o cálculo mais básico. Ele é o registro de toda e qualquer transação financeira, desde a compra de um lápis até a aquisição de um grande empréstimo.

   Outra métrica essencial é o ROI, Retorno sobre Investimento, que se trata do resultado da divisão do lucro operacional (antes do Imposto de Renda) pelo volume de gastos com uma nova ferramenta ou um equipamento, por exemplo. Com esse valor, você descobre se determinado investimento foi lucrativo para a sua empresa.

Faça download do ebook grátis: Financeiro para clínicas de estética

3. Gestão de estoque

   Controlar os estoques é essencial para aumentar a produtividade e a lucratividade da sua clínica. Se você não cumpre esse processo, não será raro que vários produtos sejam desperdiçados sem que se perceba!

   Um sistema de ERP é importantíssimo nesse momento, pois ele registra cada movimentação no estoque. Assim, é recomendável que cada funcionário compute quando retirou um produto para fazer algum procedimento, quanto gastou, etc.

   Uma gestão eficiente é o segredo para o crescimento constante e saudável. Podemos comparar a tarefa da gestão com a da poda de uma árvore. Sem cortes em locais estratégicos, ela vai crescer sem direção, podendo se tornar um estorvo. Sem uma gestão estratégica, uma empresa poderá até crescer, mas esse crescimento não se sustentará, pois não se sabe aonde quer chegar.

   Tem alguma dúvida sobre a gestão da clínica de estética? Comente aqui no nosso post!

2 thoughts on “3 dicas para melhorar a gestão da clínica de estética”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️