RECEBA TODA SEMANA NOTÍCIAS EM SEU EMAIL

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Fim de ano: devo fechar minha clínica de estética?

Publicado em 21/12/2015

   Com as festas de fim de ano cada vez mais próximas, uma dúvida comum para muitos empresários é se vale a pena deixar o negócio aberto durante esta época. Sabemos que muitos estabelecimentos mudam seus horários de atendimento ou até fecham no fim do ano. Mas será que vale a pena fazer isso quando o negócio é uma clínica de estética? O que considerar na hora de tomar esta decisão? Para ajudar na busca por estas respostas, reunimos abaixo os benefícios e os prejuízos de cada alternativa.Fim de ano

Os prós e os contras de fechar a sua clínica de estética no fim do ano

   Por um lado, é preciso considerar que um período de descanso para você e para os funcionários pode fazer muito bem à produtividade da clínica. Assim, toda a equipe volta renovada para iniciar o novo ano de trabalho. Depois de um período em casa, ou viajando, os colaboradores voltam mais motivados e com maior disposição para enfrentar os desafios do dia a dia de trabalho.

Relaxar a mente também é importante para que novas e inspiradoras ideias surjam. Tudo isso faz bem para o seu negócio. 

   Mas é importante considerar o outro lado: parar o atendimento por alguns dias, pode resultar na perda de clientes? É preciso considerar o risco de que alguns dos seus clientes podem começar a procurar a concorrência, caso não consigam agendar tratamentos na sua clínica. Além disso, para alguns estabelecimentos este é um período em que é possível lucrar ainda mais do que no restante do ano. Nesse caso, será que vale a pena fechar a clínica?

Algumas dicas úteis na hora de tomar esta decisão

   Antes de tomar a decisão, avalie alguns pontos. O primeiro deles é a questão da lucratividade da clínica. Se seu estabelecimento ficou aberto no ano anterior, analise os números:

   O segundo ponto que deve ser considerado é em relação aos clientes mais engajados do seu negócio. Converse com a sua clientela para descobrir se o período de férias atrapalharia os planos deles. Muitas pessoas aproveitam o fim do ano para marcar horário na clínica de estética, porque este é um período mais tranquilo nas empresas e também porque é uma fase em que as pessoas viajam bastante e querem fazer determinados tratamentos antes de sair de férias.

   Se a clínica não vai perder clientes e o lucro do negócio não será prejudicado, pode ser uma boa ideia fechar a clínica durante alguns dias!

Recesso e férias coletivas: entenda a diferença

   Você sabe a diferença entre recesso e férias coletivas? Esse é um conhecimento muito importante para quem administra um negócio. Nas férias coletivas, todos os colaboradores da empresa ou de determinado departamento entram em férias no mesmo período, mesmo quem ainda não completou um ano de casa. Nesse caso, é preciso seguir as regras previstas no artigo 139 da CLT.

   Já o recesso é uma modalidade de folga concedida aos colaboradores. Nesse caso, a empresa deve assumir a remuneração integral do pagamento dos funcionários e os dias de recesso não poderão ser descontados das férias individuais dos colaboradores. Não existe prazo mínimo de recesso.

E você? O que acha das empresas que fecham durante as festas de fim de ano? Comente a sua opinião!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Entrar no Grupo
Entre no nosso grupo de WhatsApp, converse com outras esteticistas e troque dicas e informações sobre o mercado de estética. ⤵️