Ficha de Avaliação de Estética, dica 1: Conhecendo o cliente
Publicado em: 23/04/2014 Atualizado em: 14/10/2015 Tempo de leitura: 2 minutos Por: Rafael F. Thibes
Muitas vezes, a rotina da Clínica de Estética ou SPA deixa pontos cegos que os profissionais não conseguem perceber que ao dar uma atenção maior para cada cliente podem oferecer um serviço que o cliente ficará mais satisfeito e irá contratar mais serviços tornando mais rentável uma avaliação do que a execução de várias avaliações em um tempo mais curto, é o que veremos neste primeiro post de dicas de como criar uma ficha de avaliação de estética: Conhecendo o Cliente.
Na internet os clientes buscam muitas informações e quando buscam um tratamento já sabem que gostariam de executar determinados serviços para o seu tratamento.
Perceba que se o profissional que vai realizar a avaliação conhecer esses interesses e conhecimentos prévios que a cliente possui, poderá identificar como vender melhor o mix de serviços e informar o cliente de outros procedimentos que não são do conhecimento, mas que podem despertar o interesse e levar a contratação de uma quantidade maior de serviços do que uma avaliação rápida onde só a avaliadora fala e a cliente escuta. Perceba que nesse momento identificamos dois pontos importantes no processo de conhecimento do cliente:
a) O que ele conhece e quais seus interesses;
b) Educar a cliente sobre novos tratamentos.
O processo de conhecer a cliente exige habilidade e disciplina da avaliadora para investigar os conhecimentos da cliente e posteriormente registrar essas informações de forma sistematizada para que seja aproveitada nas próximas avaliações.
Para educar a cliente sobre novos tratamentos é necessário criar uma estratégia de quais formatos serão utilizados para gerar conhecimento. Entre os formatos mais utilizados podemos destacar: Panfletos ou Folders, Seminários com Palestras, Email com sugestão de leitura de artigos, posts no facebook para fãs e posts no blog. Essa atividade de engajamento do cliente é trabalhosa e saber quais mídias devem ser utilizadas também faz parte da necessidade de “conhecer o cliente”, portanto sugere-se que tenha um formulário com um questionário básico que pode ser preenchido pela avaliadora ou pela cliente que informe a preferência e hábitos de leitura e quais tratamentos essas clientes já conhecem.
IMPORTANTE: Não deixe de registrar os motivos que levou a procurar seus serviços e caso seja uma cliente nova, como conheceu seu estabelecimento, você irá ter resultados incríveis de retornos com as campanhas de marketing!
No próximo post, vamos conhecer a segunda dica: Questionário Diagnóstico para ficha de avaliação de estética completa: Questionário Diagnóstico, entenda porque esse é o momento certo para começar a encantar seus clientes.